00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) ICS - INSTITUTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS Dissertações e Teses defendidas na UFAL - ICS
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/13564
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Melo, Beatriz Medeiros de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1917141765879918pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Rodrigues, Fernando de Jesus-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4624672840908277pt_BR
dc.contributor.referee1Marcon, Frank Nilton-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2018443877895264pt_BR
dc.contributor.referee2Bittencourt, João Batista de Menezes-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/2206836838419488pt_BR
dc.creatorSantos, Larissa Gabriela Gouveia dos-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2459332084227018pt_BR
dc.date.accessioned2024-07-10T17:23:27Z-
dc.date.available2024-07-10-
dc.date.available2024-07-10T17:23:27Z-
dc.date.issued2023-06-21-
dc.identifier.citationSANTOS, Larissa Gabriela Gouveia dos. Quem comanda os trupés?: disputas simbólicas pela “tradição do coco de roda alagoano”. 2024. 119 f. Dissertação (Mestrado em Sociologia) – Programa de Pós-Graduação em Sociologia, Instituto de Ciências Sociais, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/13564-
dc.description.abstractThis work investigates the symbolic disputes fought by masters and masters, leaders of youth groups and playovers around the legitimation of a "tradition of the Alagoas wheel coconut". The delimitation of the theme arose from the observation of musical and dancing expressions of the coconut wheel in urban and rural spaces in different cities of Alagoas. I considered the local connections of my interlocutors with the phenomenon of intense field-city migration and the most extensive – global networks. It is intended to investigate, through symbolic disputes, the resignification of this tradition in the production, circulation, reception of knowledge and the power relations that go through these moments, the intersection between generation/gender/ethnicity/social class and space in popular culture, and the construction of the social memory of the communities in which the research is being developed. The methodological approach is qualitative, associating principles and techniques of Oral History and Ethnography aligned with the intersectional approach. To understand this object of study, we will go through central concepts that guide the study of popular cultures, legitimation and delegitimization processes, discourses of justification, territoriality, resignification and reinvention of popular cultural manifestations and the social construction of collective memory. Thus, what we had as results is that there is a diversity of ways of understanding in the reinvented traditions that resignify the coconut in Alagoas. We cross a field of disputes for social and state recognition, public policies and political clientelism, entering into discursive devices of ethnicity and representations of social roles that allegorize gender in dance.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Sociologiapt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectCultura popularpt_BR
dc.subjectCoco de roda – Alagoaspt_BR
dc.subjectTradiçãopt_BR
dc.subjectDisputas simbólicaspt_BR
dc.subjectLegitimaçãopt_BR
dc.subjectMemóriapt_BR
dc.subjectPopular culturept_BR
dc.subjectTraditionpt_BR
dc.subjectSymbolic disputespt_BR
dc.subjectLegitimacypt_BR
dc.subjectMemorypt_BR
dc.subjectPopular dance - Alagoaspt_BR
dc.subjectAlagoas wheel coconut - Popular dancept_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::SOCIOLOGIApt_BR
dc.titleQuem comanda os trupés?: disputas simbólicas pela “tradição do coco de roda alagoano”pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.resumoEste trabalho investiga as disputas simbólicas travadas por mestres e mestras, lideranças dos grupos juvenis e brincantes em torno da legitimação de uma "tradição do coco de roda alagoano". A delimitação do tema surgiu da observação de expressões musicais e dançantes do coco de roda nos espaços urbanos e rurais em diferentes cidades de Alagoas. Considerei as ligações locais dos meus interlocutores com o fenômeno da intensa migração campo-cidade e as redes mais extensas – globais. Pretende-se investigar, por meio das disputas simbólicas, a ressignificação dessa tradição na produção, circulação, recepção de saberes e as relações de poder que atravessam esses momentos, a interseção entre geração/gênero/etnia/classe social e espaço na cultura popular, e a construção da memória social das comunidades em que a pesquisa está sendo desenvolvida. A abordagem metodológica é qualitativa, associando princípios e técnicas da História Oral e da Etnografia alinhados à abordagem interseccional. Para compreender tal objeto de estudo, atravessamos conceitos centrais que norteiam o estudo das culturas populares, dos processos de legitimação e deslegitimação, dos discursos de justificação, etnicidade, ressignificação e reinvenção de manifestações culturais populares e a construção social da memória coletiva. Assim, o que tivemos como resultados é que existe uma diversidade de modos de compreensão nas tradições reinventadas que ressignificam o coco em Alagoas. Atravessamos um campo de disputas por reconhecimento social e estatal, políticas públicas e clientelismo político, adentrando em dispositivos discursivos de etnicidade e de representações de papéis sociais que alegorizam o gênero na dança.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações e Teses defendidas na UFAL - ICS

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Quem comanda os trupés?: disputas simbólicas pela “tradição do coco de roda alagoano”.pdf3.29 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.