06 CAMPUS SERTÃO 01 - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Graduação - PEDAGOGIA - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/13518
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Voss, Lílian Kelly de Almeida Figueiredo-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9971525425067763pt_BR
dc.contributor.referee1Rangel, Heder Cleber de Castro-
dc.contributor.referee2Pereira, Rodrigo-
dc.creatorCavalcanti, Edna Beserra-
dc.creatorSilva, Renata Paulino dos Santos-
dc.date.accessioned2024-04-18T15:16:59Z-
dc.date.available2024-04-18-
dc.date.available2024-04-18T15:16:59Z-
dc.date.issued2022-12-20-
dc.identifier.citationCAVALCANTI, Edna Beserra; SILVA, Renata Paulino dos Santos. Articulando o estágio e o lúdico como uma ferramenta didática nos anos iniciais do ensino fundamental. 52 f. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Unidade Delmiro Gouveia - Campus do Sertão, Universidade Federal de Alagoas, Delmiro Gouveia, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/13518-
dc.description.abstractThe present work has as its theme "Articulating the internship and the ludic as a didactic tool in the early years of elementary school". Its general objective is to present the importance of the internship for the future teacher and that it is possible to learn by playing, showing that play is an important factor in the teaching-learning process. Playful activities are important allies in the teaching and learning process of students, as they contribute to a pleasant and relaxed education. The methodology used in this study is focused on a qualitative approach, since a statistical analysis of the data was not performed. As there was the observation, recording and analysis of teaching work in the classroom, the research used was of a descriptive nature, since observations were made in the chosen class, from the municipal school of basic education Sister Dulce, located at Rua 21 de Abril, n° 288, downtown district, in the city of Delmiro Gouveia, Alagoas. From the explanations made in that work, it can be concluded the importance that recreational activities have inside and outside the classroom, and can be considered positive contributions both for teachers and for elementary school students.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCurso de Pedagogia - Licenciaturapt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectEstágio curricularpt_BR
dc.subjectLudicidadept_BR
dc.subjectEnsino fundamentalpt_BR
dc.subjectEnsino e aprendizagempt_BR
dc.subjectEstágiopt_BR
dc.subjectAtividades lúdicaspt_BR
dc.subjectInternshippt_BR
dc.subjectLudicpt_BR
dc.subjectPlayful Activitiespt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINOpt_BR
dc.titleArticulando o estágio e o lúdico como uma ferramenta didática nos anos iniciais do ensino fundamentalpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho traz como temática a articulação do estágio ao lúdico no ensino fundamental, tendo como objetivo geral apresentar a importância do estágio para o futuro professor e como que é possível aprender brincando, mostrando que o lúdico é um fator importante no processo de ensino aprendizagem. As atividades lúdicas são aliadas importantes no processo de ensino e aprendizagem dos alunos, já que contribuem para uma educação prazerosa e descontraída. A metodologia utilizada nesse estudo é voltada para uma abordagem qualitativa, uma vez que não foi feita uma análise estatística dos dados. Como houve a observação, o registro e a análise do trabalho docente na sala de aula, a pesquisa empregada foi de caráter descritivo, já que teve a realização de observações na turma escolhida, da Escola Municipal de Educação Básica Irmã Dulce (EMEBID) na cidade de Delmiro Gouveia/Alagoas. A partir das explanações feitas no referido trabalho pode-se concluir a importância que as atividades lúdicas têm dentro e fora da sala de aula, podendo ser consideradas contribuições positivas tanto para os professores quanto para os estudantes do ensino fundamental.pt_BR
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Graduação - PEDAGOGIA - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Articulando o estágio e o lúdico como uma ferramenta didática nos anos iniciais do ensino fundamental.pdf1.87 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.