Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/13500
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | O surfe como prática corporal nas aulas de educação física escolar |
Autor(es): | Silva, Ruana Vidda Sobral Cavalcante |
Primeiro Orientador: | Chalita, Marco Antônio |
metadata.dc.contributor.referee1: | Lima Filho, Antônio Passos de |
metadata.dc.contributor.referee2: | Moura, Eriberto José Lessa de |
Resumo: | O presente estudo faz uma breve análise sobre a prática corporal do surfe nas aulas de educação física, nas escolas de Alagoas. Sabe-se da importância de compreender como a prática de esportes de aventura é abordada em sala de aula e quais as habilidades e competências que são desenvolvidas a partir dessa relação com o meio ambiente. As práticas pedagógicas no ambiente escolar buscam a formação da cidadania e o desenvolvimento de um aluno crítico e consciente de seu papel social. Como metodologia este estudo se caracterizou de cunho descritivo qualitativo, tendo como grupo estudado os professores de Educação Física escolar. O instrumento utilizado para coleta de dados foi o questionário, através do formulário do “google”. Para análise dos dados foi utilizada a técnica da análise interpretativa. Conclui-se que os professores ainda sentem dificuldades para a introdução do surfe, como prática corporal, em sala de aula, seja pela falta de estrutura ou pela ausência do conteúdo em sua formação universitária. |
Abstract: | The present study makes a brief analysis about the corporal practice of surfing in phys ical education classes, in schools in Alagoas. It is known the importance of understand ing how the practice of adventure sports is approached in the classroom and what skills and competences are developed from this relationship with the environment. The ped agogical practices in the school environment seek the formation of citizenship and the development of a critical student who is aware of his social role. As a methodology, this study was characterized by a qualitative descriptive nature, having Physical Edu cation teachers as the studied group. The instrument used for data collection was the questionnaire, through the “google” form. For data analysis, the interpretative analysis technique was used. It is concluded that teachers still experience difficulties in intro ducing surfing, as a body practice, in the classroom, either due to the lack of structure or the absence of content in their university education. |
Palavras-chave: | Surfe Prática corporal Sala de aula Educação Física Surfing Body practice Classroom Physical Education |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Alagoas |
Sigla da Instituição: | UFAL |
metadata.dc.publisher.department: | Curso de Educação Física - Licenciatura |
Citação: | SILVA, Ruana Vidda Sobral Cavalcante. O surfe como prática corporal nas aulas de educação física escolar. 2024. 43 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação Física) – Instituto de Educação Física e Esporte, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2023. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/13500 |
Data do documento: | 4-mai-2023 |
Aparece nas coleções: | Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - EDUCAÇÃO FÍSICA - IEFE |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
O surfe como prática corporal nas aulas de educação física escolar.pdf | 620.32 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.