Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/13497
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | A avaliação na creche: uma análise das produções científicas do periódico zero-a-seis de 2010-2020 |
Título(s) alternativo(s): | The evaluation at the daycare center: na analysis of scientific productions in the jornal zer-a-seis from 2010-2020 |
Autor(es): | Silva, Alanna dos Santos Pereira, Aline Fernanda Silva |
Primeiro Orientador: | Marcolino, Suzana |
metadata.dc.contributor.referee1: | Gléria, Ana Carolina Faria Coutinho |
metadata.dc.contributor.referee2: | Maynart, Renata da Costa |
Resumo: | Este artigo tem o objetivo de identificar e analisar as produções acadêmicas no periódico Zero-a-Seis, entre 2010 e 2020, que abordam a temática da avaliação na creche. Neste sentido, problematizamos como as produções científicas contribuem para as discussões sobre avaliação das crianças bem pequenas. O periódico em análise é uma revista online com publicações semestrais, organizada pela Universidade Federal de Santa Catarina. Pesquisamos os artigos usando os descritores: avaliação, registro, documentação, creche e bebês. Após essa busca, realizamos a leitura do título, resumo e palavras-chave para nos certificarmos da temática do artigo. Logo, cinco artigos foram selecionados e então, analisamos as categorias data da publicação, autoria e coautoria, filiação institucional, objeto de estudo e conclusões dos estudos. Os artigos nos indicaram que as publicações das produções científicas sobre a avaliação na creche ainda são reduzidas e os estudos evidenciam lacunas entre a teoria e prática nas instituições de Educação Infantil; os artigos demonstram que mesmo já bem definidos os meios para avaliar - a partir da observação, dos registros e documentação específica -, algumas instituições ainda fazem uso de fichas avaliativas. Compreendemos, que esse procedimento isola as áreas de conhecimento, avaliando a aprendizagem por meio do comportamento individual das crianças. Diante dessas reflexões, compreendemos a relevância da discussão do tema avaliação da aprendizagem, entretanto, cabe analisar as lacunas ainda existentes, uma vez que as demandas no âmbito institucional e profissional aumentam. Também refletimos acerca da importância da ampliação desses debates no contexto das políticas de avaliação na Educação Infantil. |
Palavras-chave: | Educação Infantil Primeiríssima Infância Instrumentos Avaliativos Avaliação das aprendizagens |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO PRE-ESCOLAR |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Alagoas |
Sigla da Instituição: | UFAL |
metadata.dc.publisher.department: | Curso de Pedagogia - Licenciatura |
Citação: | SILVA, Alanna dos Santos; PEREIRA, Aline Fernanda Silva. A avaliação na creche: uma análise das produções científicas do periódico zero-a-seis de 2010-2020. 2024. 19 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura Plena em Pedagogia) - Centro de Educação, Curso de Pedagogia, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2021. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/13497 |
Data do documento: | 22-abr-2021 |
Aparece nas coleções: | Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - PEDAGOGIA ENSINO A DISTÂNCIA - CEDU |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Avaliação na creche - uma análise das produções científicas do periódico zero-a-seis de 2010-2020.pdf | 391.98 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.