00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) CEDU - CENTRO DE EDUCAÇÃO TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - CEDU Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - PEDAGOGIA ENSINO A DISTÂNCIA - CEDU
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/13497
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: A avaliação na creche: uma análise das produções científicas do periódico zero-a-seis de 2010-2020
Título(s) alternativo(s): The evaluation at the daycare center: na analysis of scientific productions in the jornal zer-a-seis from 2010-2020
Autor(es): Silva, Alanna dos Santos
Pereira, Aline Fernanda Silva
Primeiro Orientador: Marcolino, Suzana
metadata.dc.contributor.referee1: Gléria, Ana Carolina Faria Coutinho
metadata.dc.contributor.referee2: Maynart, Renata da Costa
Resumo: Este artigo tem o objetivo de identificar e analisar as produções acadêmicas no periódico Zero-a-Seis, entre 2010 e 2020, que abordam a temática da avaliação na creche. Neste sentido, problematizamos como as produções científicas contribuem para as discussões sobre avaliação das crianças bem pequenas. O periódico em análise é uma revista online com publicações semestrais, organizada pela Universidade Federal de Santa Catarina. Pesquisamos os artigos usando os descritores: avaliação, registro, documentação, creche e bebês. Após essa busca, realizamos a leitura do título, resumo e palavras-chave para nos certificarmos da temática do artigo. Logo, cinco artigos foram selecionados e então, analisamos as categorias data da publicação, autoria e coautoria, filiação institucional, objeto de estudo e conclusões dos estudos. Os artigos nos indicaram que as publicações das produções científicas sobre a avaliação na creche ainda são reduzidas e os estudos evidenciam lacunas entre a teoria e prática nas instituições de Educação Infantil; os artigos demonstram que mesmo já bem definidos os meios para avaliar - a partir da observação, dos registros e documentação específica -, algumas instituições ainda fazem uso de fichas avaliativas. Compreendemos, que esse procedimento isola as áreas de conhecimento, avaliando a aprendizagem por meio do comportamento individual das crianças. Diante dessas reflexões, compreendemos a relevância da discussão do tema avaliação da aprendizagem, entretanto, cabe analisar as lacunas ainda existentes, uma vez que as demandas no âmbito institucional e profissional aumentam. Também refletimos acerca da importância da ampliação desses debates no contexto das políticas de avaliação na Educação Infantil.
Palavras-chave: Educação Infantil
Primeiríssima Infância
Instrumentos Avaliativos
Avaliação das aprendizagens
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO PRE-ESCOLAR
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.department: Curso de Pedagogia - Licenciatura
Citação: SILVA, Alanna dos Santos; PEREIRA, Aline Fernanda Silva. A avaliação na creche: uma análise das produções científicas do periódico zero-a-seis de 2010-2020. 2024. 19 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura Plena em Pedagogia) - Centro de Educação, Curso de Pedagogia, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2021.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/13497
Data do documento: 22-abr-2021
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - PEDAGOGIA ENSINO A DISTÂNCIA - CEDU

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Avaliação na creche - uma análise das produções científicas do periódico zero-a-seis de 2010-2020.pdf391.98 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.