Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/13475
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | O palco e a censura: uma abordagem sobre a encenação da peça “Liberdade, Liberdade” em Maceió durante a ditadura. (1965-1968) |
Autor(es): | Esteves, Pedro Paulo Alves Abib |
Primeiro Orientador: | Almeida, Anderson da Silva |
metadata.dc.contributor.referee1: | Almeida, Anderson Diego da Silva |
metadata.dc.contributor.referee2: | Macedo, Michelle Reis de |
Resumo: | A partir da complexa relação entre arte, política e censura, este trabalho tem, por principal objetivo, investigar a passagem de Liberdade, Liberdade (1965) de Flávio Rangel e Millôr Fernandes por Maceió em 1967. O espetáculo do Grupo Opinião, que surge em resposta ao golpe civil-militar de 1964, viajou pelos estados do Brasil em meio à censura estatal, sofrendo cortes e proibições ao longo da jornada pelo país devido ao incômodo que suas mensagens sobre liberdade de expressão e direitos humanos causaram ao governo ditatorial. A análise da censura empregada pelo Estado sobre o meio artístico teatral, assim como a resposta da resistência com o teatro politicamente engajado, são temas que compõem a base para esta pesquisa. |
Abstract: | Based on the complex relationship between art, politics and censorship, this work has the main objective of investigating the staging of Liberdade, Liberdade (1965) by Flávio Rangel and Millôr Fernandes through Maceió in 1967. The show by Grupo Opinião, that appears in response to the civil-military coup of 1964, traveled through the states of Brazil amid State censorship, suffering cuts and prohibitions throu ghout the country’s touring due to the discomfort that its messages about freedom of expression andhuman rights caused on the dictatorial government. The analysis of State-imposed censorship on the theatrical artistic environment, as well as the resistance response with the politically engaged theater, constitute the foundation for this research. |
Palavras-chave: | Alagoas - História - 1964-1985 Teatro - Censura (Brasil) Engajamento no teatro Liberdade, liberdade (peça de teatro) Ditadura Civil-Militar Alagoas - History - 1964-1985 Theater - Censorship (Brazil) Engagement in the theatre Freedom, Freedom (play) Civil-Military Dictatorship |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Alagoas |
Sigla da Instituição: | UFAL |
metadata.dc.publisher.department: | Curso de História - Bacharelado |
Citação: | ESTEVES, Pedro Paulo Alves Abib. O palco e a censura: uma abordagem sobre a encenação da peça “Liberdade, Liberdade” em Maceió durante a ditadura. (1965-1968). 2024. 72 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em História) – Instituto de Ciências Humanas Comunicação e Artes, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2023. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/13475 |
Data do documento: | 11-out-2023 |
Aparece nas coleções: | Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - HISTÓRIA - ICHCA |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
O palco e a censura_uma abordagem sobre a encenação da peça “Liberdade, Liberdade” em Maceió durante a ditadura. (1965-1968).pdf | O palco e a censura: uma abordagem sobre a encenação da peça “Liberdade, Liberdade” em Maceió durante a ditadura. (1965-1968) | 1.07 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.