00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) ICHCA - INSTITUTO DE CIÊNCIAS HUMANAS, COMUNICAÇÃO E ARTES TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - ICHCA Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - HISTÓRIA - ICHCA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/13475
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Almeida, Anderson da Silva-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2303097060072830pt_BR
dc.contributor.referee1Almeida, Anderson Diego da Silva-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9288777054839304pt_BR
dc.contributor.referee2Macedo, Michelle Reis de-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/9864655486093379pt_BR
dc.creatorEsteves, Pedro Paulo Alves Abib-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3803624336552301pt_BR
dc.date.accessioned2024-03-18T22:11:36Z-
dc.date.available2023-03-01-
dc.date.available2024-03-18T22:11:36Z-
dc.date.issued2023-10-11-
dc.identifier.citationESTEVES, Pedro Paulo Alves Abib. O palco e a censura: uma abordagem sobre a encenação da peça “Liberdade, Liberdade” em Maceió durante a ditadura. (1965-1968). 2024. 72 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em História) – Instituto de Ciências Humanas Comunicação e Artes, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/13475-
dc.description.abstractBased on the complex relationship between art, politics and censorship, this work has the main objective of investigating the staging of Liberdade, Liberdade (1965) by Flávio Rangel and Millôr Fernandes through Maceió in 1967. The show by Grupo Opinião, that appears in response to the civil-military coup of 1964, traveled through the states of Brazil amid State censorship, suffering cuts and prohibitions throu ghout the country’s touring due to the discomfort that its messages about freedom of expression andhuman rights caused on the dictatorial government. The analysis of State-imposed censorship on the theatrical artistic environment, as well as the resistance response with the politically engaged theater, constitute the foundation for this research.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCurso de História - Bachareladopt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAlagoas - História - 1964-1985pt_BR
dc.subjectTeatro - Censura (Brasil)pt_BR
dc.subjectEngajamento no teatropt_BR
dc.subjectLiberdade, liberdade (peça de teatro)pt_BR
dc.subjectDitadura Civil-Militarpt_BR
dc.subjectAlagoas - History - 1964-1985pt_BR
dc.subjectTheater - Censorship (Brazil)pt_BR
dc.subjectEngagement in the theatrept_BR
dc.subjectFreedom, Freedom (play)pt_BR
dc.subjectCivil-Military Dictatorshippt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIApt_BR
dc.titleO palco e a censura: uma abordagem sobre a encenação da peça “Liberdade, Liberdade” em Maceió durante a ditadura. (1965-1968)pt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoA partir da complexa relação entre arte, política e censura, este trabalho tem, por principal objetivo, investigar a passagem de Liberdade, Liberdade (1965) de Flávio Rangel e Millôr Fernandes por Maceió em 1967. O espetáculo do Grupo Opinião, que surge em resposta ao golpe civil-militar de 1964, viajou pelos estados do Brasil em meio à censura estatal, sofrendo cortes e proibições ao longo da jornada pelo país devido ao incômodo que suas mensagens sobre liberdade de expressão e direitos humanos causaram ao governo ditatorial. A análise da censura empregada pelo Estado sobre o meio artístico teatral, assim como a resposta da resistência com o teatro politicamente engajado, são temas que compõem a base para esta pesquisa.pt_BR
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - HISTÓRIA - ICHCA

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
O palco e a censura_uma abordagem sobre a encenação da peça “Liberdade, Liberdade” em Maceió durante a ditadura. (1965-1968).pdfO palco e a censura: uma abordagem sobre a encenação da peça “Liberdade, Liberdade” em Maceió durante a ditadura. (1965-1968)1.07 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.