00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) ICS - INSTITUTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - ICS Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - CIÊNCIAS SOCIAIS - ICS
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/13468
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: O marxismo na perspectiva da Sociologia católica: uma análise dos conteúdos referentes à teoria marxiana presentes em manuais escolares de sociologia católica (1920-1940)
Autor(es): Santos, Lucas Matheus de Lima
Primeiro Orientador: Silva, Welkson Pires da
metadata.dc.contributor.referee1: Bodart, Cristiano das Neves
metadata.dc.contributor.referee2: Silva, Júlio Cezar Gaudencio da
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo observar e compreender a forma como o marxismo é tratado no âmbito da Sociologia católica, o que será feito por meio da análise de um conjunto de manuais escolares de sociologia produzidos por intelectuais católicos e publicados entre 1920 a 1940. É importante destacar todo o tecido social repleto de oposições e disputas que remetem aos confrontos de perspectiva entre a Igreja e a classe burguesa e seus ideais iluministas, as disputas pela explicação dos fenômenos sociais da desigualdade e do pauperismo entre o clero e o marxismo, além das disputas pela hegemonia das ideias pedagógicas no Brasil entre escolanovistas e católicos conservadores. Essa pesquisa se utiliza da sociologia relacional de Pierre Bourdieu para compreender como a posição social dos intelectuais católicos e suas disposições no campo educacional influenciaram a forma como o marxismo foi apresentado em seus manuais. A metodologia utilizada para análise e coleta de dados destes manuais está amparada na manualística, buscando observar as dimensões externas e internas dos manuais, de modo que pudéssemos alcançar os contextos de produção destas obras e as seções de conteúdo onde se localizavam a exposição sobre a teoria marxiana, possibilitando evidenciar as estruturas, conceitos abordados, discussões onde se inserem e as propostas de refutação elaboradas pelos autores. Como principais achados, destacam-se: 1) a influência evidente das interpretações papais sobre o marxismo na exposição destes manuais em relação a esta teoria; 2) a ênfase sobre o aspecto econômico das contribuições de Marx e o combate à suas ideias referente a luta de classes e a mais-valia; 3) a convergência das refutações baseadas na política de conciliação entre as classes e a estabilização das tensões sociais com os objetivos da elite industrial da década de 1930.
Abstract: The aim of this paper is to observe and understand how Marxism is dealt with in Catholic sociology, by analyzing a set of sociology textbooks produced by Catholic intellectuals and published between 1920 and 1940. It is important to highlight the entire social fabric full of oppositions and disputes that refer to the clashes of perspective between the Church and the bourgeois class and its Enlightenment ideals, the disputes over the explanation of the social phenomena of inequality and pauperism between the clergy and Marxism, as well as the disputes over the hegemony of pedagogical ideas in Brazil between Scholasanovists and conservative Catholics. This research uses Pierre Bourdieu's relational sociology to understand how the social position of Catholic intellectuals and their dispositions in the educational field influenced the way Marxism was presented in their textbooks. The methodology used to analyze and collect data from these manuals is based on manualistics, seeking to observe the external and internal dimensions of the manuals, so that we could reach the production contexts of these works and the content sections where the exposition on Marxian theory was located, making it possible to highlight the structures, concepts covered, discussions where they are inserted and the refutation proposals made by the authors. The main findings are: 1) the obvious influence of papal interpretations of Marxism in the textbooks' exposition of this theory; 2) the emphasis on the economic aspect of Marx's contributions and the fight against his ideas regarding class struggle and surplus value; 3) the convergence of refutations based on the policy of conciliation between classes and the stabilization of social tensions with the objectives of the industrial elite of the 1930s.
Palavras-chave: Manual de sociologia
Marxismo
Sociologia católica
Sociologia relacional
Religião e sociologia
Handbook of Sociology
Marxism
Catholic sociology
Relational sociology
Religion and sociology
CNPq: CNPQ::OUTROS::CIENCIAS SOCIAIS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.department: Curso de Ciências Sociais - Licenciatura
Citação: SANTOS, Lucas Matheus de Lima. O marxismo na perspectiva da Sociologia católica: uma análise dos conteúdos referentes à teoria marxiana presentes em manuais escolares de sociologia católica (1920-1940). 2024. 81 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Sociais) – Instituto de Ciências Sociais, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2023.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/13468
Data do documento: 16-out-2023
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - CIÊNCIAS SOCIAIS - ICS



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.