Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/13454
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | Realidade aumentada e virtual no ensino de química: revisão sistemática da literatura |
Autor(es): | Amaro, Maria Júlia Rodrigues |
Primeiro Orientador: | Silva, Monique Gabriella Angelo da |
metadata.dc.contributor.advisor-co1: | Soares, Carla Juliana Silva |
metadata.dc.contributor.referee1: | Paula, Francine Santos de |
metadata.dc.contributor.referee2: | Pimentel, Fernando Silvio Cavalcante |
Resumo: | A Realidade Virtual (RV) e a Realidade Aumentada (RA) têm sido alvo de inúmeras discussões, principalmente em relação ao seu uso no ambiente escolar com o desenvolvimento de livros, jogos didáticos e ambientes virtuais que fazem uso destas tecnologias. O metaverso, por exemplo, é um recurso que tenta replicar a realidade, somando RV, RA e internet, viabilizando a criação de espaços coletivos e virtuais compartilhados, semelhante as salas de aulas. Esse tipo de ferramenta engloba processos de exploração, descoberta, observação e construção do conhecimento. Dentro deste contexto, o presente trabalho expõe uma revisão sistemática da literatura sobre RV e RA, e de suas atuações no processo de ensino e aprendizagem. Para isso, foi realizado um levantamento de trabalhos e estudos. Para o levantamento desses dados, utilizou-se 8 bancos de dados: Google Acadêmico, Periódico Capes, Scielo, Congresso Brasileiro de Informática na Educação, Sociedade Brasileira de Ensino de Química (SBEnQ), Sociedade Brasileira de Química - Divisão de Ensino de Química (SBQ), Revista Virtual de Química e Revista Química Nova na Escola. Foi limitado a busca em quatro palavras chaves, sendo elas: realidade virtual, realidade aumentada, Química e ensino de Química, com foco nas áreas de ciências e ensino de Química, últimos 11 anos, foram encontradas ao todo 10.660 publicações em base de dados e exclusivamente trabalhos escritos em português. Entre os principais resultados encontrados, está o constante aumento de estudos nos últimos cinco anos, jogos e estruturas moleculares como o principal tópico da Química em que a RA e RV é utilizada. |
Abstract: | Virtual Reality (VR) and Augmented Reality (AR) have been the subject of numerous discussions, especially regarding their use in the school environment with the development of textbooks, educational games and virtual environments that make use of these technologies. The metaverse, for example, is a resource that tries to replicate reality, adding VR, AR and the Internet, enabling the creation of shared collective and virtual spaces, similar to classrooms. This type of tool encompasses processes of exploration, discovery, observation, and knowledge construction. Within this context, this paper presents a systematic review of the literature on VR and AR, and their performance in the teaching and learning process. To this end, a survey of works and studies was carried out. To gather this data, 8 databases were used: Google Acadêmico, Periódico Capes, Scielo, Congresso Brasileiro de Informática na Educação, Sociedade Brasileira de Ensino de Química (SBEnQ), Sociedade Brasileira de Química - Divisão de Ensino de Química (SBQ), Revista Virtual de Química and Revista Química Nova na Escola. The search was limited to four key words, namely: virtual reality, augmented reality, chemistry and chemistry teaching, focusing on the areas of science and chemistry teaching, the last 11 years, a total of 10,660 database publications were found, and exclusively papers written in Portuguese. Among the main results found is the steady increase of studies in the last five years, games and molecular structures as the main topic of Chemistry in which AR and VR is used. Keywords: Technological Approaches. Chemistry teaching. Bibliographic survey. |
Palavras-chave: | Realidade virtual Realidade aumentada Metaverso Ensino de química Levantamento bibliográfico Technological Approaches Chemistry teaching Bibliographic survey |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Alagoas |
Sigla da Instituição: | UFAL |
metadata.dc.publisher.department: | Curso de Química- Licenciatura |
Citação: | AMARO, Maria Júlia Rodrigues. Realidade aumentada e virtual no ensino de química: revisão sistemática da literatura. 2024. 46 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Química) – Instituto de Química e Biotecnologia, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2022. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/13454 |
Data do documento: | 29-ago-2022 |
Aparece nas coleções: | Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - QUÍMICA - IQB |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Realidade aumentada e virtual no ensino de química revisão sistemática da literatura.pdf | 753.64 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.