00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) IQB - Instituto de Química e Biotecnologia TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - IQB Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - QUÍMICA - IQB
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/13454
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Silva, Monique Gabriella Angelo da-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6683701278112547pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Soares, Carla Juliana Silva-
dc.contributor.referee1Paula, Francine Santos de-
dc.contributor.referee2Pimentel, Fernando Silvio Cavalcante-
dc.creatorAmaro, Maria Júlia Rodrigues-
dc.date.accessioned2024-03-18T14:20:53Z-
dc.date.available2024-03-18-
dc.date.available2024-03-18T14:20:53Z-
dc.date.issued2022-08-29-
dc.identifier.citationAMARO, Maria Júlia Rodrigues. Realidade aumentada e virtual no ensino de química: revisão sistemática da literatura. 2024. 46 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Química) – Instituto de Química e Biotecnologia, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/13454-
dc.description.abstractVirtual Reality (VR) and Augmented Reality (AR) have been the subject of numerous discussions, especially regarding their use in the school environment with the development of textbooks, educational games and virtual environments that make use of these technologies. The metaverse, for example, is a resource that tries to replicate reality, adding VR, AR and the Internet, enabling the creation of shared collective and virtual spaces, similar to classrooms. This type of tool encompasses processes of exploration, discovery, observation, and knowledge construction. Within this context, this paper presents a systematic review of the literature on VR and AR, and their performance in the teaching and learning process. To this end, a survey of works and studies was carried out. To gather this data, 8 databases were used: Google Acadêmico, Periódico Capes, Scielo, Congresso Brasileiro de Informática na Educação, Sociedade Brasileira de Ensino de Química (SBEnQ), Sociedade Brasileira de Química - Divisão de Ensino de Química (SBQ), Revista Virtual de Química and Revista Química Nova na Escola. The search was limited to four key words, namely: virtual reality, augmented reality, chemistry and chemistry teaching, focusing on the areas of science and chemistry teaching, the last 11 years, a total of 10,660 database publications were found, and exclusively papers written in Portuguese. Among the main results found is the steady increase of studies in the last five years, games and molecular structures as the main topic of Chemistry in which AR and VR is used. Keywords: Technological Approaches. Chemistry teaching. Bibliographic survey.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCurso de Química- Licenciaturapt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectRealidade virtualpt_BR
dc.subjectRealidade aumentadapt_BR
dc.subjectMetaversopt_BR
dc.subjectEnsino de químicapt_BR
dc.subjectLevantamento bibliográficopt_BR
dc.subjectTechnological Approachespt_BR
dc.subjectChemistry teachingpt_BR
dc.subjectBibliographic surveypt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICApt_BR
dc.titleRealidade aumentada e virtual no ensino de química: revisão sistemática da literaturapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoA Realidade Virtual (RV) e a Realidade Aumentada (RA) têm sido alvo de inúmeras discussões, principalmente em relação ao seu uso no ambiente escolar com o desenvolvimento de livros, jogos didáticos e ambientes virtuais que fazem uso destas tecnologias. O metaverso, por exemplo, é um recurso que tenta replicar a realidade, somando RV, RA e internet, viabilizando a criação de espaços coletivos e virtuais compartilhados, semelhante as salas de aulas. Esse tipo de ferramenta engloba processos de exploração, descoberta, observação e construção do conhecimento. Dentro deste contexto, o presente trabalho expõe uma revisão sistemática da literatura sobre RV e RA, e de suas atuações no processo de ensino e aprendizagem. Para isso, foi realizado um levantamento de trabalhos e estudos. Para o levantamento desses dados, utilizou-se 8 bancos de dados: Google Acadêmico, Periódico Capes, Scielo, Congresso Brasileiro de Informática na Educação, Sociedade Brasileira de Ensino de Química (SBEnQ), Sociedade Brasileira de Química - Divisão de Ensino de Química (SBQ), Revista Virtual de Química e Revista Química Nova na Escola. Foi limitado a busca em quatro palavras chaves, sendo elas: realidade virtual, realidade aumentada, Química e ensino de Química, com foco nas áreas de ciências e ensino de Química, últimos 11 anos, foram encontradas ao todo 10.660 publicações em base de dados e exclusivamente trabalhos escritos em português. Entre os principais resultados encontrados, está o constante aumento de estudos nos últimos cinco anos, jogos e estruturas moleculares como o principal tópico da Química em que a RA e RV é utilizada.pt_BR
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - QUÍMICA - IQB

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Realidade aumentada e virtual no ensino de química revisão sistemática da literatura.pdf753.64 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.