00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) IGDEMA - INSTITUTO DE GEOGRAFIA, DESENVOLVIMENTO E MEIO AMBIENTE TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - IGDEMA Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - GEOGRAFIA - IGDEMA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/13448
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: A importância do Programa de Residência Pedagógica (PRP) na formação de um professor de Geografia
Autor(es): Silva, Erion Vieira Teixeira da
Primeiro Orientador: Santos, Cirlene Jeane Santos e
metadata.dc.contributor.referee1: Calazans, Denis Rocha
metadata.dc.contributor.referee2: Almeida, Jacqueline Praxedes de
Resumo: A pandemia da Covid-19 acarretou em uma transformação drástica no ensino brasileiro, forçando uma massificação do ensino remoto. Isso levou a uma série de desafios, principalmente para nós que estávamos começando a regência no Programa de Residência Pedagógica (PRP). Nós residentes, que entramos no meio desse turbilhão, conseguimos lidar com as dificuldades e aprendemos muito com as experiências passadas nesses dezoito meses. Todos os três módulos trouxeram novas responsabilidades e gratificações, pois cada nova fase era um novo aprendizado e uma maior autonomia. Sendo assim, o presente relato trata da minha experiência no PRP no período entre 01/11/2020 ao 30/04/2022 pela Universidade Federal de Alagoas. Por se tratar de um período extenso de trabalho, totalizando um ano e seis meses, não seria possível descrever com todos os detalhes todo o processo de residência. Portanto o presente relato irá se ater às experiências e acontecimentos que considero mais importantes para descrever, tanto as atividades realizadas, quanto o impacto destas em minha formação enquanto docente.
Abstract: The Covid-19 pandemic resulted in a drastic transformation in Brazilian education, forcing a massification of remote teaching. This led to a series of challenges, especially for those of us who started teaching in the Pedagogical Residency Program (PRP). We residents, who entered the middle of this turmoil, managed to deal with the difficulties and learned a lot from past experiences in these eighteen months. All three modules brought new responsibilities and gratifications, each new phase taught us new learning experiences and autonomy. Therefore, this report deals with my experience in the PRP in the period between 11/01/2020 and 04/30/2022 at the Federal University of Alagoas. As this is an extensive period of work, totaling one year and six months, it would not be possible to describe the entire residency process in full detail. Therefore, this report will follow the experiences and events that we consider most important to describe, both the activities carried out and their impact on my training as a teacher.
Palavras-chave: Programa de Residência Pedagógica (Brasil)
Geografia - Estudo e ensino
Ensino remoto emergencial
Formação docente
Professores - Formação
Pedagogical Residency Program (Brazil)
Geography - Study and teaching
Emergency remote teaching
Teacher training
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.department: Curso de Geografia - Licenciatura
Citação: SILVA, Erion Vieira Teixeira da. A importância do Programa de Residência Pedagógica (PRP) na formação de um professor de Geografia. 2024. 18 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Geografia) – Instituto de Geografia, Desenvolvimento e Meio Ambiente, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2023.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/13448
Data do documento: 9-out-2023
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - GEOGRAFIA - IGDEMA

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
A importância do Programa de Residência Pedagógica (PRP) na formação de um professor de Geografia.pdf1.03 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.