00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) IGDEMA - INSTITUTO DE GEOGRAFIA, DESENVOLVIMENTO E MEIO AMBIENTE TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - IGDEMA Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - GEOGRAFIA - IGDEMA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/13448
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Santos, Cirlene Jeane Santos e-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0895494310671478pt_BR
dc.contributor.referee1Calazans, Denis Rocha-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2551443152410199pt_BR
dc.contributor.referee2Almeida, Jacqueline Praxedes de-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/8079389802609076pt_BR
dc.creatorSilva, Erion Vieira Teixeira da-
dc.date.accessioned2024-03-18T13:43:36Z-
dc.date.available2024-03-18-
dc.date.available2024-03-18T13:43:36Z-
dc.date.issued2023-10-09-
dc.identifier.citationSILVA, Erion Vieira Teixeira da. A importância do Programa de Residência Pedagógica (PRP) na formação de um professor de Geografia. 2024. 18 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Geografia) – Instituto de Geografia, Desenvolvimento e Meio Ambiente, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/13448-
dc.description.abstractThe Covid-19 pandemic resulted in a drastic transformation in Brazilian education, forcing a massification of remote teaching. This led to a series of challenges, especially for those of us who started teaching in the Pedagogical Residency Program (PRP). We residents, who entered the middle of this turmoil, managed to deal with the difficulties and learned a lot from past experiences in these eighteen months. All three modules brought new responsibilities and gratifications, each new phase taught us new learning experiences and autonomy. Therefore, this report deals with my experience in the PRP in the period between 11/01/2020 and 04/30/2022 at the Federal University of Alagoas. As this is an extensive period of work, totaling one year and six months, it would not be possible to describe the entire residency process in full detail. Therefore, this report will follow the experiences and events that we consider most important to describe, both the activities carried out and their impact on my training as a teacher.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCurso de Geografia - Licenciaturapt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectPrograma de Residência Pedagógica (Brasil)pt_BR
dc.subjectGeografia - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectEnsino remoto emergencialpt_BR
dc.subjectFormação docentept_BR
dc.subjectProfessores - Formaçãopt_BR
dc.subjectPedagogical Residency Program (Brazil)pt_BR
dc.subjectGeography - Study and teachingpt_BR
dc.subjectEmergency remote teachingpt_BR
dc.subjectTeacher trainingpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIApt_BR
dc.titleA importância do Programa de Residência Pedagógica (PRP) na formação de um professor de Geografiapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoA pandemia da Covid-19 acarretou em uma transformação drástica no ensino brasileiro, forçando uma massificação do ensino remoto. Isso levou a uma série de desafios, principalmente para nós que estávamos começando a regência no Programa de Residência Pedagógica (PRP). Nós residentes, que entramos no meio desse turbilhão, conseguimos lidar com as dificuldades e aprendemos muito com as experiências passadas nesses dezoito meses. Todos os três módulos trouxeram novas responsabilidades e gratificações, pois cada nova fase era um novo aprendizado e uma maior autonomia. Sendo assim, o presente relato trata da minha experiência no PRP no período entre 01/11/2020 ao 30/04/2022 pela Universidade Federal de Alagoas. Por se tratar de um período extenso de trabalho, totalizando um ano e seis meses, não seria possível descrever com todos os detalhes todo o processo de residência. Portanto o presente relato irá se ater às experiências e acontecimentos que considero mais importantes para descrever, tanto as atividades realizadas, quanto o impacto destas em minha formação enquanto docente.pt_BR
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - GEOGRAFIA - IGDEMA

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
A importância do Programa de Residência Pedagógica (PRP) na formação de um professor de Geografia.pdf1.03 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.