00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) ICS - INSTITUTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - ICS Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - CIÊNCIAS SOCIAIS - ICS
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/13428
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Relatos de uma licencianda: a trajetória formativa de uma futura professora de sociologia através dos programas de iniciação à docência e de residência pedagógica
Autor(es): Barbosa, Júlia Góes Ferreira
Primeiro Orientador: Braga Junior, Amaro Xavier
metadata.dc.contributor.referee1: Souza, Jordânia de Araújo
metadata.dc.contributor.referee2: Silva, Júlio Cezar Gaudêncio da
Resumo: Este trabalho faz uma análise da minha trajetória de formação como aluna do curso de Licenciatura em Ciências Sociais e atuação como bolsista em dois programas vinculados à Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES: o Programa de Bolsas de Iniciação à Docência - PIBID e o Programa de Residência Pedagógica - PRP, ambos voltados para a formação inicial de futuros professores da educação básica. Objetivando investigar as contribuições destes programas no meu processo de formação, tomei como base um relato destas duas experiências que tiveram como foco a produção de materiais didáticos, planos de aula e as primeiras intervenções como aprendiz de professora, procurando estabelecer uma comparação arguitiva com a estrutura do curso de licenciatura oferecido pelo Instituto de Ciências Sociais da Universidade Federal de Alagoas - ICS/UFAL, analisando brevemente seu currículo, formação dos docentes do Instituto e grupos de pesquisa debruçados no estudo do ensino de Sociologia na educação básica.
Abstract: Este trabajo realiza un análisis de mi trayectoria de formación como alumna del curso de Licenciatura en Ciencias Sociales y mi participación como becaria en dos programas vinculados a la Coordinación de Perfeccionamiento de Personal de Nivel Superior - CAPES: el Programa de Becas de Iniciación a la Docencia - PIBID y el Programa de Residencia Pedagógica - PRP, ambos orientados a la formación inicial de futuros profesores de educación básica. Con el objetivo de investigar las contribuciones de estos programas en mi proceso de formación, me basé en un relato de estas dos experiencias que se centraron en la producción de materiales didácticos, planes de clase y las primeras intervenciones como aprendiz de profesora, buscando establecer una comparación argumentativa con la estructura del programa de licenciatura ofrecido por el Instituto de Ciencias Sociales de la Universidad Federal de Alagoas - ICS/UFAL, analizando brevemente su plan de estudios, la formación de los docentes del Instituto y los grupos de investigación dedicados al estudio de la enseñanza de la Sociología en la educación básica.
Palavras-chave: Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Brasil)
Brasil. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Programa de Residência Pedagógica
Formação de professores
Sociologia - Estudo e ensino
Relato de experiência
Institutional Scholarship Program for Initiation to Teaching (Brazil)
Brazil. Coordination for the Improvement of Higher Education Personnel. Pedagogical Residency Program
Teacher training
Sociology - Study and teaching
Experience report
Programa Institucional de Becas de Iniciación a la Docencia (Brasil)
Brasil. Coordinación para el perfeccionamiento del personal de educación superior. Programa de Residencias Pedagógicas
Formación del profesorado
Sociología - Estudio y docencia
Informe de experiencia
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::SOCIOLOGIA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.department: Curso de Ciências Sociais - Licenciatura
Citação: BARBOSA, Júlia Góes Ferreira. Relatos de uma licencianda: a trajetória formativa de uma futura professora de sociologia através dos programas de iniciação à docência e de residência pedagógica. 2024. 71 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Sociais) – Instituto de Ciências Sociais, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2023.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/13428
Data do documento: 6-out-2023
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - CIÊNCIAS SOCIAIS - ICS



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.