00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) ICS - INSTITUTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - ICS Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - CIÊNCIAS SOCIAIS - ICS
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/13428
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Braga Junior, Amaro Xavier-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3072812137317009pt_BR
dc.contributor.referee1Souza, Jordânia de Araújo-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8223011528014481pt_BR
dc.contributor.referee2Silva, Júlio Cezar Gaudêncio da-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/3980009343505300pt_BR
dc.creatorBarbosa, Júlia Góes Ferreira-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8542722745859121pt_BR
dc.date.accessioned2024-03-15T22:05:19Z-
dc.date.available2024-02-27-
dc.date.available2024-03-15T22:05:19Z-
dc.date.issued2023-10-06-
dc.identifier.citationBARBOSA, Júlia Góes Ferreira. Relatos de uma licencianda: a trajetória formativa de uma futura professora de sociologia através dos programas de iniciação à docência e de residência pedagógica. 2024. 71 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Sociais) – Instituto de Ciências Sociais, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/13428-
dc.description.abstractEste trabajo realiza un análisis de mi trayectoria de formación como alumna del curso de Licenciatura en Ciencias Sociales y mi participación como becaria en dos programas vinculados a la Coordinación de Perfeccionamiento de Personal de Nivel Superior - CAPES: el Programa de Becas de Iniciación a la Docencia - PIBID y el Programa de Residencia Pedagógica - PRP, ambos orientados a la formación inicial de futuros profesores de educación básica. Con el objetivo de investigar las contribuciones de estos programas en mi proceso de formación, me basé en un relato de estas dos experiencias que se centraron en la producción de materiales didácticos, planes de clase y las primeras intervenciones como aprendiz de profesora, buscando establecer una comparación argumentativa con la estructura del programa de licenciatura ofrecido por el Instituto de Ciencias Sociales de la Universidad Federal de Alagoas - ICS/UFAL, analizando brevemente su plan de estudios, la formación de los docentes del Instituto y los grupos de investigación dedicados al estudio de la enseñanza de la Sociología en la educación básica.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCurso de Ciências Sociais - Licenciaturapt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectPrograma Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Brasil)pt_BR
dc.subjectBrasil. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Programa de Residência Pedagógicapt_BR
dc.subjectFormação de professorespt_BR
dc.subjectSociologia - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectRelato de experiênciapt_BR
dc.subjectInstitutional Scholarship Program for Initiation to Teaching (Brazil)pt_BR
dc.subjectBrazil. Coordination for the Improvement of Higher Education Personnel. Pedagogical Residency Programpt_BR
dc.subjectTeacher trainingpt_BR
dc.subjectSociology - Study and teachingpt_BR
dc.subjectExperience reportpt_BR
dc.subjectPrograma Institucional de Becas de Iniciación a la Docencia (Brasil)pt_BR
dc.subjectBrasil. Coordinación para el perfeccionamiento del personal de educación superior. Programa de Residencias Pedagógicaspt_BR
dc.subjectFormación del profesoradopt_BR
dc.subjectSociología - Estudio y docenciapt_BR
dc.subjectInforme de experienciapt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::SOCIOLOGIApt_BR
dc.titleRelatos de uma licencianda: a trajetória formativa de uma futura professora de sociologia através dos programas de iniciação à docência e de residência pedagógicapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoEste trabalho faz uma análise da minha trajetória de formação como aluna do curso de Licenciatura em Ciências Sociais e atuação como bolsista em dois programas vinculados à Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES: o Programa de Bolsas de Iniciação à Docência - PIBID e o Programa de Residência Pedagógica - PRP, ambos voltados para a formação inicial de futuros professores da educação básica. Objetivando investigar as contribuições destes programas no meu processo de formação, tomei como base um relato destas duas experiências que tiveram como foco a produção de materiais didáticos, planos de aula e as primeiras intervenções como aprendiz de professora, procurando estabelecer uma comparação arguitiva com a estrutura do curso de licenciatura oferecido pelo Instituto de Ciências Sociais da Universidade Federal de Alagoas - ICS/UFAL, analisando brevemente seu currículo, formação dos docentes do Instituto e grupos de pesquisa debruçados no estudo do ensino de Sociologia na educação básica.pt_BR
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - CIÊNCIAS SOCIAIS - ICS



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.