00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) FAMED - FACULDADE DE MEDICINA Dissertações e Teses defendidas na UFAL - FAMED
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/13389
Tipo: Dissertação
Título: Competências técnicas e comportamentais do enfermeiro preceptor em uma unidade de terapia intensiva neonatal de um hospital público de Alagoas
Autor(es): Dutra, Sheila de Souza Ramires
Primeiro Orientador: Fregadolli, Andrea Marques Vanderlei
metadata.dc.contributor.referee1: Medeiros, Mércia Lamenha
metadata.dc.contributor.referee2: Bernardo, Thaís Honório Lins
Resumo: No contexto da preceptoria, que é caracterizada como ensino em serviço voltado à formação de profissionais em ambientes práticos, o preceptor desempenha funções essenciais, sendo responsável não apenas pela transmissão de conhecimentos advindos de sua experiência diária, mas também pela supervisão e orientação do estudante em sua formação profissional. O Trabalho Acadêmico de Conclusão de Curso (TACC) do Mestrado Profissional em Ensino na Saúde, vinculado à Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Alagoas, estrutura-se em duas vertentes principais: a elaboração de um artigo científico e a produção de um produto técnico educacional. O artigo intitulado "Competências Técnicas e Comportamentais do Enfermeiro Preceptor em uma Unidade de Terapia Intensiva Neonatal de um Hospital Público de Alagoas" foca na análise do desempenho de tais competências em uma Unidade de Terapia Intensiva Neonatal pública. Este estudo, de caráter exploratório, qualitativo e descritivo, baseou-se em dados coletados de uma amostra compreendendo 30 preceptores da UTI Neonatal de uma Maternidade Escola, sendo conduzido por meio de um instrumento que continha três perguntas-chave. Adicionalmente, foi desenvolvido um vídeo educativo animado sob o título "Preceptoria na Neo vou falar", disponível na plataforma YouTube pelo link https://youtu.be/9LhtWEREe2c, que posteriormente passou por um processo de validação, culminando na produção de um artigo específico sobre o tema. O propósito central deste trabalho é fornecer uma contribuição valiosa ao ensino prático, incentivando reflexões sobre a preceptoria e avaliando o desempenho técnico e comportamental dos enfermeiros preceptores em ambientes neonatais.
Abstract: Within the context of preceptorship, characterized as in-service education aimed at training professionals in practical settings, the preceptor plays pivotal roles. They are not only responsible for imparting knowledge from their daily experiences but also for overseeing and guiding students in their professional development. The Academic Completion Work (TACC) of the Professional Master's in Health Education, affiliated with the Medical School of the Federal University of Alagoas, is structured in two primary facets: the drafting of a scientific paper and the creation of a technical educational product. The article titled "Technical and Behavioral Competencies of the Nurse Preceptor in a Neonatal Intensive Care Unit of a Public Hospital in Alagoas" centers on analyzing the performance of such competencies in a public Neonatal Intensive Care Unit. This research, of an exploratory, qualitative, and descriptive nature, relied on data collected from a sample of 30 preceptors from the Neonatal ICU of a Teaching Maternity Hospital, conducted through a tool consisting of three key questions. Additionally, an animated educational video titled "Preceptorship in Neo I will talk" was developed, available on the YouTube platform at the link https://youtu.be/9LhtWEREe2c, which subsequently underwent a validation process, leading to the publication of a specific article on the subject. The core aim of this work is to provide a significant contribution to practical education, spurring reflections on preceptorship and assessing the technical and behavioral performance of nurse preceptors in neonatal settings.
Palavras-chave: Preceptoria
Enfermeiras e enfermeiros
Neonatologia
Preceptorship
Nurse
Neonatology
CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::MEDICINA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Mestrado Profissional em Ensino na Saúde
Citação: DUTRA, Sheila de Souza Ramires. Competências técnicas e comportamentais do enfermeiro preceptor em uma unidade de terapia intensiva neonatal de um hospital público de Alagoas. 2024. 53 f. Dissertação (Mestrado em Ensino na Saúde) – Faculdade de Medicina, Programa de Pós-Graduação em Ensino na Saúde, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2023. [Acompanha Produto Educacional]
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/13389
Data do documento: 24-ago-2023
Aparece nas coleções:Dissertações e Teses defendidas na UFAL - FAMED



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.