00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) FAMED - FACULDADE DE MEDICINA Dissertações e Teses defendidas na UFAL - FAMED
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/13389
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Fregadolli, Andrea Marques Vanderlei-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5455567894430418pt_BR
dc.contributor.referee1Medeiros, Mércia Lamenha-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5665487289891813pt_BR
dc.contributor.referee2Bernardo, Thaís Honório Lins-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/5356583005754099pt_BR
dc.creatorDutra, Sheila de Souza Ramires-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0585185949703475pt_BR
dc.date.accessioned2024-03-14T17:22:44Z-
dc.date.available2024-03-14-
dc.date.available2024-03-14T17:22:44Z-
dc.date.issued2023-08-24-
dc.identifier.citationDUTRA, Sheila de Souza Ramires. Competências técnicas e comportamentais do enfermeiro preceptor em uma unidade de terapia intensiva neonatal de um hospital público de Alagoas. 2024. 53 f. Dissertação (Mestrado em Ensino na Saúde) – Faculdade de Medicina, Programa de Pós-Graduação em Ensino na Saúde, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2023. [Acompanha Produto Educacional]pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/13389-
dc.description.abstractWithin the context of preceptorship, characterized as in-service education aimed at training professionals in practical settings, the preceptor plays pivotal roles. They are not only responsible for imparting knowledge from their daily experiences but also for overseeing and guiding students in their professional development. The Academic Completion Work (TACC) of the Professional Master's in Health Education, affiliated with the Medical School of the Federal University of Alagoas, is structured in two primary facets: the drafting of a scientific paper and the creation of a technical educational product. The article titled "Technical and Behavioral Competencies of the Nurse Preceptor in a Neonatal Intensive Care Unit of a Public Hospital in Alagoas" centers on analyzing the performance of such competencies in a public Neonatal Intensive Care Unit. This research, of an exploratory, qualitative, and descriptive nature, relied on data collected from a sample of 30 preceptors from the Neonatal ICU of a Teaching Maternity Hospital, conducted through a tool consisting of three key questions. Additionally, an animated educational video titled "Preceptorship in Neo I will talk" was developed, available on the YouTube platform at the link https://youtu.be/9LhtWEREe2c, which subsequently underwent a validation process, leading to the publication of a specific article on the subject. The core aim of this work is to provide a significant contribution to practical education, spurring reflections on preceptorship and assessing the technical and behavioral performance of nurse preceptors in neonatal settings.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Mestrado Profissional em Ensino na Saúdept_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectPreceptoriapt_BR
dc.subjectEnfermeiras e enfermeirospt_BR
dc.subjectNeonatologiapt_BR
dc.subjectPreceptorshippt_BR
dc.subjectNursept_BR
dc.subjectNeonatologypt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::MEDICINApt_BR
dc.titleCompetências técnicas e comportamentais do enfermeiro preceptor em uma unidade de terapia intensiva neonatal de um hospital público de Alagoaspt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.resumoNo contexto da preceptoria, que é caracterizada como ensino em serviço voltado à formação de profissionais em ambientes práticos, o preceptor desempenha funções essenciais, sendo responsável não apenas pela transmissão de conhecimentos advindos de sua experiência diária, mas também pela supervisão e orientação do estudante em sua formação profissional. O Trabalho Acadêmico de Conclusão de Curso (TACC) do Mestrado Profissional em Ensino na Saúde, vinculado à Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Alagoas, estrutura-se em duas vertentes principais: a elaboração de um artigo científico e a produção de um produto técnico educacional. O artigo intitulado "Competências Técnicas e Comportamentais do Enfermeiro Preceptor em uma Unidade de Terapia Intensiva Neonatal de um Hospital Público de Alagoas" foca na análise do desempenho de tais competências em uma Unidade de Terapia Intensiva Neonatal pública. Este estudo, de caráter exploratório, qualitativo e descritivo, baseou-se em dados coletados de uma amostra compreendendo 30 preceptores da UTI Neonatal de uma Maternidade Escola, sendo conduzido por meio de um instrumento que continha três perguntas-chave. Adicionalmente, foi desenvolvido um vídeo educativo animado sob o título "Preceptoria na Neo vou falar", disponível na plataforma YouTube pelo link https://youtu.be/9LhtWEREe2c, que posteriormente passou por um processo de validação, culminando na produção de um artigo específico sobre o tema. O propósito central deste trabalho é fornecer uma contribuição valiosa ao ensino prático, incentivando reflexões sobre a preceptoria e avaliando o desempenho técnico e comportamental dos enfermeiros preceptores em ambientes neonatais.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações e Teses defendidas na UFAL - FAMED



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.