00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) ICS - INSTITUTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - ICS Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - CIÊNCIAS SOCIAIS - ICS
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/13386
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Silva, Júlio Cezar Gaudencio da-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3980009343505300pt_BR
dc.contributor.referee1Souza, Jordânia de Araújo-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8223011528014481pt_BR
dc.contributor.referee2Florêncio, Maria Amélia de Lemos-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/2903822103111030pt_BR
dc.creatorOliveira, Rebeca Matias de-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8461215841969918pt_BR
dc.date.accessioned2024-03-14T16:46:27Z-
dc.date.available2024-03-14-
dc.date.available2024-03-14T16:46:27Z-
dc.date.issued2023-10-05-
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Rebeca Matias de. O papel do PIBID e PRP na formação de professores de sociologia: um olhar sobre uma experiência de participação entre os anos de 2018 e 2022. 2024. 87 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Sociais) – Instituto de Ciências Sociais, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/13386-
dc.description.abstractThis teaching report seeks to highlight and reflect on the contributions of the Program Institution of Teaching Initiation Scholarships (PIBID) and Residency Program Pedagogical Training (PRP) for the initial and continuing training of Sociology teachers, highlighting the importance of these institutional programs in the formative construction of students of the face-to-face degree course in Social Sciences at UFAL between the year from 2018 to 2022, considering experiences arising from my insertion while student of the degree course in Social Sciences included in these programs institutional. To this end, I divided this work into three chapters, where in the first I bring information about the historical context of teacher training in Brazil, in the state Alagoano and information about the training of Sociology teachers. In the second chapter, brought discussions about the institutional programs PIBID and PRP and, finally, In the third and final chapter, I tried to address my experiences in these programs institutions during my teaching training, and how much they contributed to build my teaching identity. Therefore, the objective of this work is to highlight the importance of institutional programs for training teachers of Sociology.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCurso de Ciências Sociais - Licenciaturapt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectBrasil. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Programa de Residência Pedagógicapt_BR
dc.subjectPrograma Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Brasil)pt_BR
dc.subjectFormação de professorespt_BR
dc.subjectSociologiapt_BR
dc.subjectBrazil. Coordination for the Improvement of Higher Education Personnel. Pedagogical Residency Programpt_BR
dc.subjectInstitutional Teaching Initiation Scholarship Program (Brazil)pt_BR
dc.subjectTeacher trainingpt_BR
dc.subjectSociologypt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::SOCIOLOGIApt_BR
dc.titleO papel do PIBID e PRP na formação de professores de sociologia: um olhar sobre uma experiência de participação entre os anos de 2018 e 2022pt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoEste relatório de ensino busca destacar e refletir sobre as contribuições do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) e Programa de Residência Pedagógica (PRP) para a formação inicial e continuada de professores de Sociologia, destacando a importância desses programas institucionais na construção formativa dos alunos do curso de licenciatura presencial em Ciências Sociais da UFAL entre o ano de 2018 a 2022, considerando experiências advindas de minha inserção enquanto estudante do curso de licenciatura em Ciências Sociais inserida nestes programas institucionais. Para tanto, dividi este trabalho em três capítulos, onde no primeiro trago informações acerca do contexto histórico da formação docente no Brasil, no estado alagoano e informações acerca da formação de professores de Sociologia. No segundo capítulo, trouxe discussões sobre os programas institucionais PIBID e PRP e, por fim, no terceiro e último capítulo, procurei tratar das minhas experiências nesses programas institucionais durante minha formação docente, e o quanto eles contribuíram para construir minha identidade docente. Portanto, o objetivo desse trabalho é destacar a importância dos programas institucionais para a formação de professores de Sociologia.pt_BR
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - CIÊNCIAS SOCIAIS - ICS

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
O papel do PIBID e PRP na formação de professores de sociologia: um olhar sobre uma experiência de participação entre os anos de 2018 e 2022.pdfO papel do PIBID e PRP na formação de professores de sociologia: um olhar sobre uma experiência de participação entre os anos de 2018 e 20227.36 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.