Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/13377
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | A contribuição do Museu de Arqueologia de Xingó - MAX para o ensino de História no município de Canindé de São Francisco – SE |
Autor(es): | Capela, Nilton Lucas Silva |
Primeiro Orientador: | Santana, Pedro Abelardo de |
metadata.dc.contributor.referee1: | Moraes, Flávio Augusto de Aguiar |
metadata.dc.contributor.referee2: | Brito, José Aparecido Moura de |
Resumo: | Esse artigo realizou uma análise sobre a contribuição da presença do Museu Max no ensino prático de história na educação básica de Canindé de São Francisco – SE, considerando que a relação museu/escola trata-se de uma parceria de educação entre essas instituições que visa trabalhar a educação formal e não formal com os estudantes, a partir desta concepção. A metodologia utilizada foi uma pesquisa qualitativa quantitativa com as seguintes etapas, a primeira consiste na aplicação de um questionário aos alunos do ensino fundamental, a segunda em uma entrevista com os professores da rede municipal e, a terceira, na análise e aplicação dos dados coletados. A partir dessa pesquisa espera-se entender a forma que o Museu de Arqueologia de Xingó - MAX contribui na educação do município de Canindé de São Francisco. |
Abstract: | The main objective of this article is to carry out an analysis of the contribution of the presence of the Max Museum in the practical teaching of history in basic education in Canindé de São Francisco - SE, considering that the museum/school relationship is an education partnership between these institutions that aim to work formal and non-formal education with students, based on this conception. The methodology used was a quantitative and qualitative research with the following steps, the first consists of applying a questionnaire to basic education students, the second in an interview with teachers from the municipal network and, the third, in the analysis and application of data collected. From this research it is expected to understand the way that the Museum of Archeology of Xingó-MAX contributes to the formal education of the municipality of Canindé de São Francisco. |
Palavras-chave: | Museu de Arqueologia de Xingó - MAX Educação museal Museologia Educação básica Ensino fundamental Ensino de História Museology Museum education Archeology |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Alagoas |
Sigla da Instituição: | UFAL |
metadata.dc.publisher.department: | Curso de História - Licenciatura |
Citação: | CAPELA, Nilton Çucas Silva. A contribuição do Museu de Arqueologia de Xingó - MAX para o ensino de História no município de Canindé de São Francisco – SE. 28 f. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em História) - Unidade Delmiro Gouveia - Campus do Sertão, Universidade Federal de Alagoas, Delmiro Gouveia, 2023. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/13377 |
Data do documento: | 3-mar-2023 |
Aparece nas coleções: | Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Graduação - HISTÓRIA - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
A contribuição do Museu de Arqueologia de Xingó - MAX para o ensino de História no município de Canindé de São Francisco - SE.pdf | 1.26 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.