00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) IC - INSTITUTO DE COMPUTAÇÃO Dissertações e Teses defendidas na UFAL - IC
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Tipo: Dissertação
Título: Um modelo de gestão da qualidade para projetos crowdsourcing no setor público
Título(s) alternativo(s): A quality management model for crowdsourcing in the public sector
Autor(es): Rocha, Bruno Ferreira Barbosa
Primeiro Orientador: Silva, Alan Pedro da
metadata.dc.contributor.advisor-co1: Calado, Ivo Augusto Andrade Rocha
metadata.dc.contributor.referee1: Paiva, Ranilson Oscar Araújo
metadata.dc.contributor.referee2: Pimentel, Fernando Silvio Cavalcante
metadata.dc.contributor.referee3: Mello, Rafael Ferreira Leite de
Resumo: No processo de gestão democrática, os governos tem se preocupado em se aproximar cada vez mais dos seus governados. A participação do cidadão na gestão pública é algo que faz parte dos governos (Liu, 2021). Decisões do governo com a participação pública tem se mostrado eficientes para resolver os problemas existentes nas comunidades e na sociedade como um todo. Crowdsourcing tem se mostrado um modelo de terceirização coletiva eficiente e eficaz para ajudar os governos a tomar decisões com a participação popular, estreitando o relacionamento com o cidadão e usando a chamada democracia digital. Plataformas e outras ferramenas que são usadas em projetos públicos com Crowdsourcing tem sido cada vez mais úteis para que o cidadão possa participar da gestão pública e fazer valer o exercício da cidadania. Porém, falta para as equipes que trabalham com projetos públicos usando Crowdsourcing, um modelo que possibilite padronizar os trabalhos, e tragam diretrizes que apontem para um nível de qualidade para estes projetos, para que os resultados possam retornar o que e fato foi alinhado no início do projeto. Este trabalho propõe um modelo de gestão da Qualidade construído baseado nos gargalos identificados na revisão da literatura, nos relatos colhidos através de entrevistas com especialistas em projetos públicos e na disciplina de gestão da qualidade do PMBOK (o guia para melhores práticas para gestão de projetos mais usado no mundo). O modelo proposto nesta pesquisa trará um padrão de qualidade aos projetos públicos usando Crowdsourcing, e consequentemente melhorará a participação do cidadão na gestão pública.
Abstract: In the process of democratic management, governments have been concerned with getting closer and closer to their governed. Citizen participation in public management is something that is part of modern government. Government decisions with public participation have proven to be efficient to solve existing problems in the communities and in society as a whole. Crowdsourcing has proven to be an efficient and effective collective outsourcing model to help governments make decisions with popular participation, strengthening the relationship with the citizen and using the so-called digital democracy. Platforms and other tools that are used in public projects with Crowdsourcing have been increasingly useful for citizens to participate in public management and enforce the exercise of citizenship. However, the teams that work with public projects using Crowdsourcing lack a model that makes it possible to standardize the work, and bring guidelines that point to a level of quality for these projects, so that the results can return what was in fact aligned at the beginning of the project. This work proposes a quality management model based on the bottlenecks identified in the literature review, on the reports collected through interviews with experts in public projects, and on the quality management discipline of the PMBOK (the world’s most widely used project management best practices guide). The model proposed in this research will bring a quality standard to public projects using Crowdsourcing, and consequently improve citizen participation in public management.
Palavras-chave: Crowdsourcing
Projetos públicos
Tecnologia da informação – Gestão pública
Participação pública – Projetos
Gestão da qualidade total
Public projects
Information technology – Public management
Public participation – Projects
Total quality management
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Informática
Citação: ROCHA, Bruno Ferreira Barbosa. Um modelo de gestão da qualidade para projetos crowdsourcing no setor público. 2024. 104 f. Dissertação (Mestrado em Informática) – Programa de Pós-graduação em Informática, Instituto de Computação, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2023.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/13273
Data do documento: 10-jul-2023
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