00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) IC - INSTITUTO DE COMPUTAÇÃO Dissertações e Teses defendidas na UFAL - IC
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/13273
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Silva, Alan Pedro da-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2752203627912781pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Calado, Ivo Augusto Andrade Rocha-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5748220882915553pt_BR
dc.contributor.referee1Paiva, Ranilson Oscar Araújo-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1714190463540106pt_BR
dc.contributor.referee2Pimentel, Fernando Silvio Cavalcante-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/3181078095367990pt_BR
dc.contributor.referee3Mello, Rafael Ferreira Leite de-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/6190254569597745pt_BR
dc.creatorRocha, Bruno Ferreira Barbosa-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6753773222700955pt_BR
dc.date.accessioned2024-03-08T13:13:23Z-
dc.date.available2024-03-08-
dc.date.available2024-03-08T13:13:23Z-
dc.date.issued2023-07-10-
dc.identifier.citationROCHA, Bruno Ferreira Barbosa. Um modelo de gestão da qualidade para projetos crowdsourcing no setor público. 2024. 104 f. Dissertação (Mestrado em Informática) – Programa de Pós-graduação em Informática, Instituto de Computação, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/13273-
dc.description.abstractIn the process of democratic management, governments have been concerned with getting closer and closer to their governed. Citizen participation in public management is something that is part of modern government. Government decisions with public participation have proven to be efficient to solve existing problems in the communities and in society as a whole. Crowdsourcing has proven to be an efficient and effective collective outsourcing model to help governments make decisions with popular participation, strengthening the relationship with the citizen and using the so-called digital democracy. Platforms and other tools that are used in public projects with Crowdsourcing have been increasingly useful for citizens to participate in public management and enforce the exercise of citizenship. However, the teams that work with public projects using Crowdsourcing lack a model that makes it possible to standardize the work, and bring guidelines that point to a level of quality for these projects, so that the results can return what was in fact aligned at the beginning of the project. This work proposes a quality management model based on the bottlenecks identified in the literature review, on the reports collected through interviews with experts in public projects, and on the quality management discipline of the PMBOK (the world’s most widely used project management best practices guide). The model proposed in this research will bring a quality standard to public projects using Crowdsourcing, and consequently improve citizen participation in public management.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Informáticapt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectCrowdsourcingpt_BR
dc.subjectProjetos públicospt_BR
dc.subjectTecnologia da informação – Gestão públicapt_BR
dc.subjectParticipação pública – Projetospt_BR
dc.subjectGestão da qualidade totalpt_BR
dc.subjectPublic projectspt_BR
dc.subjectInformation technology – Public managementpt_BR
dc.subjectPublic participation – Projectspt_BR
dc.subjectTotal quality managementpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAOpt_BR
dc.titleUm modelo de gestão da qualidade para projetos crowdsourcing no setor públicopt_BR
dc.title.alternativeA quality management model for crowdsourcing in the public sectorpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.resumoNo processo de gestão democrática, os governos tem se preocupado em se aproximar cada vez mais dos seus governados. A participação do cidadão na gestão pública é algo que faz parte dos governos (Liu, 2021). Decisões do governo com a participação pública tem se mostrado eficientes para resolver os problemas existentes nas comunidades e na sociedade como um todo. Crowdsourcing tem se mostrado um modelo de terceirização coletiva eficiente e eficaz para ajudar os governos a tomar decisões com a participação popular, estreitando o relacionamento com o cidadão e usando a chamada democracia digital. Plataformas e outras ferramenas que são usadas em projetos públicos com Crowdsourcing tem sido cada vez mais úteis para que o cidadão possa participar da gestão pública e fazer valer o exercício da cidadania. Porém, falta para as equipes que trabalham com projetos públicos usando Crowdsourcing, um modelo que possibilite padronizar os trabalhos, e tragam diretrizes que apontem para um nível de qualidade para estes projetos, para que os resultados possam retornar o que e fato foi alinhado no início do projeto. Este trabalho propõe um modelo de gestão da Qualidade construído baseado nos gargalos identificados na revisão da literatura, nos relatos colhidos através de entrevistas com especialistas em projetos públicos e na disciplina de gestão da qualidade do PMBOK (o guia para melhores práticas para gestão de projetos mais usado no mundo). O modelo proposto nesta pesquisa trará um padrão de qualidade aos projetos públicos usando Crowdsourcing, e consequentemente melhorará a participação do cidadão na gestão pública.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações e Teses defendidas na UFAL - IC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Um modelo de gestão da qualidade para projetos crowdsourcing no setor público.pdf4.02 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.