00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) FEAC - FACULDADE DE ECONOMIA, ADMINISTRAÇÃO E CONTABILIDADE TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - FEAC Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - CIÊNCIAS CONTÁBEIS - FEAC
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Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Níveis de habilidades cognitivas no exame de suficiência do CFC: uma análise sob a perspectiva da Taxonomia de Bloom
Título(s) alternativo(s): Cognitive skills levels in the CFC sufficiency exam: an analysis from the perspective of Bloom Taxonomy
Autor(es): Brasil, Claudia Gabrielle Silva
Primeiro Orientador: Silva, Valdemir da
metadata.dc.contributor.referee1: Fernandes, Ana Paula Lima Marques
metadata.dc.contributor.referee2: Cavalcante, Paulo Sérgio
Resumo: Esta pesquisa teve como objetivo avaliar o nível de habilidade cognitiva das questões de contabilidade no exame de Suficiência do CFC (2017 a 2022), na perspectiva da Taxonomia de Bloom. Foram analisadas as questões do exame de suficiência desde a primeira edição de 2017 a segunda edição de 2022, classificadas conforme o conteúdo programático do exame e de acordo com a Taxonomia de Bloom. Além disso, foi realizada uma análise do nível cognitivo de cada questão em comparação com os dados obtidos do exame no período analisado. A contribuição primordial é verificar se existe relação entre os níveis cognitivos com o índice de aprovados e reprovados por exame. Os resultados obtidos revelam que em todos as provas analisadas o nível cognitivo de maior dificuldade esteve presente em todos os exames, e a prova com o maior índice de complexidade foi a prova que obteve a maior porcentagem de reprovação. Dessa forma, é possível que exista essa relação entre os níveis de exigência do exame com o índice de reprovação. Por tanto, é necessário comprometimento por parte dos alunos para estudar o conteúdo programático e por parte das IES verificar seus objetivos educacionais para proporcionar que os alunos atinjam maiores níveis cognitivos.
Abstract: This research aimed to evaluate the level of cognitive ability of accounting questions in the CFC Proficiency Exam (2017 to 2022), from the perspective of Bloom's Taxonomy. The questions of the sufficiency exam were analyzed from the first edition of 2017 to the second edition of 2022, classified according to the syllabus of the exam and according to Bloom's Taxonomy. In addition, an analysis of the cognitive level of each question was performed in comparison with the data obtained from the exam in the analyzed period. The primary contribution is to verify whether there is a relationship between cognitive levels and the rate of passing and failing per exam. The results obtained reveal that in all the tests analyzed, the cognitive level of greatest difficulty was present in all exams, and the test with the highest complexity index was the test that obtained the highest percentage of failure. Thus, it is possible that there is a relationship between the levels of demand of the exam and the failure rate. Therefore, it is necessary commitment on the part of the students to study the programmatic content and on the part of the IES to verify their educational objectives to provide that the students reach higher cognitive levels.
Palavras-chave: Contabilidade – Exame de suficiência
Exame de suficiência contábil
Nível cognitivo
Taxonomia de Bloom
Accounting - Sufficiency exam
Accounting proficiency exam
Cognitive level
Bloom's Taxonomy
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::CIENCIAS CONTABEIS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.department: Curso de Ciências Contábeis - Bacharelado
Citação: BRASIL, Claudia Gabrielle Silva. Níveis de habilidades cognitivas no exame de suficiência do CFC: uma análise sob a perspectiva da Taxonomia de Bloom. 2024. 27 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Contábeis) – Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2023.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/13180
Data do documento: 4-out-2023
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