00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) ICS - INSTITUTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS Dissertações e Teses defendidas na UFAL - ICS
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/13119
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Barros, Rachel Rocha de Almeida-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5324281252847854pt_BR
dc.contributor.referee1Silva, Daniel Roberto dos Reis-
dc.contributor.referee2Rodrigues, Rafael de Oliveira-
dc.creatorMarcante, Maicon Fernando-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7595267095040775pt_BR
dc.date.accessioned2024-02-23T19:55:00Z-
dc.date.available2024-01-19-
dc.date.available2024-02-23T19:55:00Z-
dc.date.issued2023-07-24-
dc.identifier.citationMARCANTE, Maicon Fernando. Coleção perseverança: uma etnografia da mediação no processo de patrimonialização. 2024. 200 f. Dissertação (Mestrado em Antropologia Social) – Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social, Instituto de Ciências Sociais, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/13119-
dc.description.abstractThe Perseverança Collection comprises more than 200 sacred objects stolen from AfroBrazilian cults, in the Alagoas State, in the violent episode of religious persecution known as “Quebra de Xangô”, which took place in Maceió and surroundings in 1912. Exactly one century later, the request for its patrimonialization was formalized with the National Historical and Artistic Heritage Institute (IPHAN), an institution of which I am a member as a servant of the technical area. The present dissertation results from the proposal of ethnography this recognition’ process of the Perseverança Collection as Cultural Heritage of Brazil. Mobilizing the notion of cultural reference, the general objective was to build and qualify the process of mediation and interlocution between the tipping instruction and Alagoas’ religious peoples. The specific objectives included: 1) placing the patrimonialization in the context of IPHAN’s heritage policy; 2) follow the trajectory of the Perseverança as museum collection and qualify the narratives produced around its exhibition modes; 3) describe and collate the joint construction of interlocution and mediation strategies put into practice in the tipping instruction conducted by IPHAN. In the methodological path of the ethnographic practice, I interspersed documentary and bibliographical research to qualify the narratives produced along the trajectory of the pieces and field actions mainly through the formalization and meetings of the Working Group for the preservation of the Perseverança Collection, in addition to participating in religious mobilizations and some comprehensive interviews. Based on the patrimonialization of the Perseverança Collection in Alagoas, I sought to discuss the interface of Brazilian heritage policy with groups/communities in processes of recognition of their cultural references as Brazilian Cultural Heritage.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Antropologia Socialpt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectPatrimônio cultural – proteçãopt_BR
dc.subjectObjetos de arte – Tombamentopt_BR
dc.subjectReferências culturaispt_BR
dc.subjectCultural heritage – protectionpt_BR
dc.subjectObjets d'art – Listingpt_BR
dc.subjectCultural referencespt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::ANTROPOLOGIApt_BR
dc.titleColeção perseverança: uma etnografia da mediação no processo de patrimonializaçãopt_BR
dc.title.alternativePerseverança collection: an ethnography of mediation in the patrimonialization processpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.resumoA Coleção Perseverança compreende mais de 200 objetos sagrados roubados de terreiros alagoanos no violento episódio de perseguição religiosa conhecido como “Quebra de Xangô”, ocorrido em Maceió e adjacências em 1912. Exatamente um século depois foi formalizado o pedido para seu tombamento junto ao Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), instituição da qual faço parte enquanto servidor da área técnica. A presente dissertação resulta da proposta de etnografar esse processo de reconhecimento da Coleção Perseverança enquanto Patrimônio Cultural do Brasil. Mobilizando a noção de referência cultural, o objetivo geral foi construir e qualificar o processo de mediação e interlocução entre a instrução de tombamento e povos de terreiro alagoanos. Os objetivos específicos compreenderam: 1) situar o tombamento no contexto da política patrimonial do IPHAN; 2) acompanhar a trajetória da Perseverança enquanto coleção museal e qualificar as narrativas produzidas em torno de seus modos de exposição; 3) descrever e cotejar a construção conjunta de estratégias de interlocução e mediação colocadas em prática na instrução de tombamento conduzida pelo IPHAN. No percurso metodológico da prática etnográfica, intercalei pesquisa documental e bibliográfica para qualificar as narrativas produzidas ao longo da trajetória das peças e ações de campo principalmente por meio da formalização e dos encontros do Grupo de Trabalho do Tombamento da Coleção Perseverança, além da participação em mobilizações sociais de religiosos/as e de algumas entrevistas compreensivas. A partir do tombamento da Coleção Perseverança em Alagoas, procurei discutir a interface da política patrimonial brasileira junto a grupos/comunidades em processos de reconhecimento de suas referências culturais enquanto Patrimônio Cultural brasileiro.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações e Teses defendidas na UFAL - ICS

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Coleção perseverança_uma etnografia da mediação no processo de patrimonialização.pdf13.54 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.