00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) IEFE - INSTITUTO DE EDUCAÇÃO FÍSICA E ESPORTE TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - IEFE Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - EDUCAÇÃO FÍSICA - IEFE
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/13084
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Inclusão de estudantes com TEA nas aulas de educação física no contexto da pandemia de Covid: desafios para os professores da rede municipal de São Miguel dos Campos – AL
Título(s) alternativo(s): Inclusion of students with ASD in physical education classes in the context of the covid pandemic: challenges for teachers in the municipal network of São Miguel dos Campos - AL.
Autor(es): Santos, Maria Thais Ferreira dos
Primeiro Orientador: Fumes, Neiza de Lourdes Frederico
metadata.dc.contributor.referee1: Santos, Soraya Dayanna Guimarães
metadata.dc.contributor.referee2: Silva, Maria Quitéria da
Resumo: Com a Pandemia do (COVID-19), muitas escolas da rede regular tiveram que mudar seu método e suas estratégias de ensino para o remoto. Com isso, se teve grandes preocupações e problemas relacionados ao processo de inclusão de estudantes com deficiência, especificadamente de alunos com o Transtorno do Espectro Autista (TEA). Esta pesquisa é de abordagem qualitativa e tem como objetivo identificar e descrever as dificuldades enfrentadas e as estratégias propostas por professores de Educação Física no processo de inclusão de alunos com TEA durante o período pandêmico, especificadamente descrever os comportamentos no ponto de vista do professor, desses alunos TEA mediante a estas dificuldades. O local da pesquisa foi a rede de educação pública da cidade de São Miguel dos Campos, interior de Alagoas, fizeram partes da amostra três professores de educação física da rede regular de ensino que atuaram no ensino fundamental I e II, que tiveram em suas turmas alunos com diagnóstico do Transtorno do Espectro Autista (TEA). A pesquisa resultou que, o maior desafio dos professores foi conseguir obter a permanência desses alunos em aula no ensino remoto, assim como a falta de tecnologia fez com que muitos não tivessem acesso às aulas online, por outro lado, os professores não criaram estratégias especificas para tentar inclui-los. Isso implica numa regressão do desenvolvimento desses alunos comparados aos demais, além da dificuldade na socialização e interação com os outros. Por tanto, conclui-se que são muitas as dificuldades para a inclusão dos alunos com o espectro, no entanto, esses desafios sempre irão existir, o que se espera é que por meio dessa pesquisa seja possível pensar em caminhos e alternativas para a inclusão de estudantes com TEA nas aulas de educação física e criar propostas em busca de uma educação inclusiva.
Abstract: With the COVID-19 pandemic, many mainstream schools have had to change their teaching methods and strategies to remote. This has led to major concerns and problems related to the process of including students with disabilities, specifically students with Autism Spectrum Disorder (ASD). This is a qualitative qualitative approach and aims to identify and describe the difficulties faced and the strategies proposed by Physical Education teachers in the process of including students with ASD during the pandemic. With ASD during the pandemic period, specifically to describe the behaviors from the teacher's point of view, of these students with ASD in the face of these difficulties. The public education system in the city of São Miguel dos Campos, in the interior of the state of Alagoas. Took part in the samplethree physical education teachers from the regular school system who worked in elementary and had students in their classes diagnosed with Autism Spectrum Disorder (ASD). The research found that the teachers' biggest challenge teachers was to get these students to stay in class in remote education, just as lack of technology meant that many students did not have access to online classes. on the other hand, the teachers did not create specific strategies to try to include them. Regression in the development of these students compared to others, as well as difficulties in socializing and interacting with others. It can therefore be concluded that there are many difficulties in the inclusion ofstudents with the spectrum, however, these challenges will always exist. what is hoped is that through this research it will be possible to think of ways and alternatives for the inclusion of students with ASD in physical education classes and create proposals in search of an inclusive education.
Palavras-chave: COVID-19 (Pandemia)
Transtorno do espectro autista - Estudantes
Professores de educação física
Educação inclusiva
Educação física escolar
COVID-19 (Pademic)
Autistic Spectrum Disorder - Students
Physical education teachers
Inclusive education
School physical education
CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.department: Curso de Física - Licenciatura
Citação: SANTOS, Maria Thais Ferreira dos. Inclusão de estudantes com TEA nas aulas de educação física no contexto da pandemia de Covid: desafios para os professores da rede municipal de São Miguel dos Campos – AL. 2024. 43 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação Física) – Instituto de Educação Física e Esporte, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2023
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/13084
Data do documento: 14-jul-2023
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - EDUCAÇÃO FÍSICA - IEFE



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.