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http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/13077
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | A Filosofia no Ensino médio: relevância da disciplina para os anos finais do Ensino médio |
Autor(es): | Santos, Claudilene Costa dos |
Primeiro Orientador: | Penna, Tiago |
metadata.dc.contributor.referee1: | Souza, Flávia Roberta Benevenuto de |
metadata.dc.contributor.referee2: | Ayres, Fernando Guilherme Silva |
Resumo: | A filosofia é uma ciência muito antiga ligada à sabedoria e ao entendimento dos fatos que permeiam o mundo, levando à reflexão da realidade. Existem oito ramos principais na filosofia - metafísica, epistemologia, estética, lógica, metafísica, valores, política e ética. Cada ramo contém um foco específico e área de estudo. A filosofia atualmente está inserida no contexto escolar, auxiliando os estudantes a pensar e refletir sobre os aprendizados e o mundo ao seu entorno. Existem muitos nomes relevantes na filosofia a serem estudados, dentre eles: Pitágoras, Platão, Aristóteles, Sócrates, Nietzsche, Sartre, Kierkegaard, Epicuro e Simone de Beauvoir. No âmbito da educação, é importante que a filosofia seja efetivada de forma transformadora, de modo a garantir que os estudantes reflitam sobre a sua existência. A filosofia já foi muito desvalorizada no Brasil, especialmente durante a Ditadura Militar, que visava coibir o ensino reflexivo nas escolas, mas atualmente a filosofia é uma disciplina obrigatória no ensino médio, tendo caráter interdisciplinar. Dentre os gargalos no ensino da Filosofia no Brasil, pode-se destacar que nem sempre são os licenciados na disciplinam que lecionam a mesma, reduzindo desse modo, a qualidade educacional. E outra questão, é que em grande parte das vezes a disciplina não leva os estudantes à reflexão, sendo ministrada de forma arcaica e sem resultados. Além disso, é vivenciada na atualidade a sociedade líquida, dominada pela comunicação rápida e tecnologia, bem como estamos passando pela pandemia do Covid-19, duas situações, nas quais, é preciso levar o estudante a refletir sobre a realidade, construindo o seu modo de pensar de forma crítica. Conclui-se, pois, que a necessidade do ensino da Filosofia no Ensino Médio é pontual, sendo necessária para a construção de cidadãos reflexivos e atuantes na sociedade. |
Palavras-chave: | Filosofia Educação Ensino médio Educação básica Philosophy Education High school Basic education |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::FILOSOFIA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Alagoas |
Sigla da Instituição: | UFAL |
metadata.dc.publisher.department: | Curso de Filosofia- Licenciatura |
Citação: | SANTOS, Claudilene Costa dos. A Filosofia no Ensino médio: relevância da disciplina para os anos finais do Ensino médio. 2024. [28] f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Filosofia) – Instituto de Ciências Humanas, Comunicação e Artes, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2023. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/13077 |
Data do documento: | 29-mai-2023 |
Aparece nas coleções: | Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - FILOSOFIA - ICHCA |
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A Filosofia no Ensino médio: relevância da disciplina para os anos finais do Ensino médio.pdf | 600.66 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
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