00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) ICHCA - INSTITUTO DE CIÊNCIAS HUMANAS, COMUNICAÇÃO E ARTES TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - ICHCA Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - FILOSOFIA - ICHCA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/13077
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: A Filosofia no Ensino médio: relevância da disciplina para os anos finais do Ensino médio
Autor(es): Santos, Claudilene Costa dos
Primeiro Orientador: Penna, Tiago
metadata.dc.contributor.referee1: Souza, Flávia Roberta Benevenuto de
metadata.dc.contributor.referee2: Ayres, Fernando Guilherme Silva
Resumo: A filosofia é uma ciência muito antiga ligada à sabedoria e ao entendimento dos fatos que permeiam o mundo, levando à reflexão da realidade. Existem oito ramos principais na filosofia - metafísica, epistemologia, estética, lógica, metafísica, valores, política e ética. Cada ramo contém um foco específico e área de estudo. A filosofia atualmente está inserida no contexto escolar, auxiliando os estudantes a pensar e refletir sobre os aprendizados e o mundo ao seu entorno. Existem muitos nomes relevantes na filosofia a serem estudados, dentre eles: Pitágoras, Platão, Aristóteles, Sócrates, Nietzsche, Sartre, Kierkegaard, Epicuro e Simone de Beauvoir. No âmbito da educação, é importante que a filosofia seja efetivada de forma transformadora, de modo a garantir que os estudantes reflitam sobre a sua existência. A filosofia já foi muito desvalorizada no Brasil, especialmente durante a Ditadura Militar, que visava coibir o ensino reflexivo nas escolas, mas atualmente a filosofia é uma disciplina obrigatória no ensino médio, tendo caráter interdisciplinar. Dentre os gargalos no ensino da Filosofia no Brasil, pode-se destacar que nem sempre são os licenciados na disciplinam que lecionam a mesma, reduzindo desse modo, a qualidade educacional. E outra questão, é que em grande parte das vezes a disciplina não leva os estudantes à reflexão, sendo ministrada de forma arcaica e sem resultados. Além disso, é vivenciada na atualidade a sociedade líquida, dominada pela comunicação rápida e tecnologia, bem como estamos passando pela pandemia do Covid-19, duas situações, nas quais, é preciso levar o estudante a refletir sobre a realidade, construindo o seu modo de pensar de forma crítica. Conclui-se, pois, que a necessidade do ensino da Filosofia no Ensino Médio é pontual, sendo necessária para a construção de cidadãos reflexivos e atuantes na sociedade.
Palavras-chave: Filosofia
Educação
Ensino médio
Educação básica
Philosophy
Education
High school
Basic education
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::FILOSOFIA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.department: Curso de Filosofia- Licenciatura
Citação: SANTOS, Claudilene Costa dos. A Filosofia no Ensino médio: relevância da disciplina para os anos finais do Ensino médio. 2024. [28] f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Filosofia) – Instituto de Ciências Humanas, Comunicação e Artes, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2023.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/13077
Data do documento: 29-mai-2023
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - FILOSOFIA - ICHCA

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
A Filosofia no Ensino médio: relevância da disciplina para os anos finais do Ensino médio.pdf600.66 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.