00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) ICHCA - INSTITUTO DE CIÊNCIAS HUMANAS, COMUNICAÇÃO E ARTES TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - ICHCA Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - FILOSOFIA - ICHCA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/13077
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Penna, Tiago-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0026365363968465pt_BR
dc.contributor.referee1Souza, Flávia Roberta Benevenuto de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3308273056142240pt_BR
dc.contributor.referee2Ayres, Fernando Guilherme Silva-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/6068700929132658pt_BR
dc.creatorSantos, Claudilene Costa dos-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9554030706327711pt_BR
dc.date.accessioned2024-02-21T14:59:35Z-
dc.date.available2024-02-21-
dc.date.available2024-02-21T14:59:35Z-
dc.date.issued2023-05-29-
dc.identifier.citationSANTOS, Claudilene Costa dos. A Filosofia no Ensino médio: relevância da disciplina para os anos finais do Ensino médio. 2024. [28] f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Filosofia) – Instituto de Ciências Humanas, Comunicação e Artes, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/13077-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCurso de Filosofia- Licenciaturapt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectFilosofiapt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectEnsino médiopt_BR
dc.subjectEducação básicapt_BR
dc.subjectPhilosophypt_BR
dc.subjectEducationpt_BR
dc.subjectHigh schoolpt_BR
dc.subjectBasic educationpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::FILOSOFIApt_BR
dc.titleA Filosofia no Ensino médio: relevância da disciplina para os anos finais do Ensino médiopt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoA filosofia é uma ciência muito antiga ligada à sabedoria e ao entendimento dos fatos que permeiam o mundo, levando à reflexão da realidade. Existem oito ramos principais na filosofia - metafísica, epistemologia, estética, lógica, metafísica, valores, política e ética. Cada ramo contém um foco específico e área de estudo. A filosofia atualmente está inserida no contexto escolar, auxiliando os estudantes a pensar e refletir sobre os aprendizados e o mundo ao seu entorno. Existem muitos nomes relevantes na filosofia a serem estudados, dentre eles: Pitágoras, Platão, Aristóteles, Sócrates, Nietzsche, Sartre, Kierkegaard, Epicuro e Simone de Beauvoir. No âmbito da educação, é importante que a filosofia seja efetivada de forma transformadora, de modo a garantir que os estudantes reflitam sobre a sua existência. A filosofia já foi muito desvalorizada no Brasil, especialmente durante a Ditadura Militar, que visava coibir o ensino reflexivo nas escolas, mas atualmente a filosofia é uma disciplina obrigatória no ensino médio, tendo caráter interdisciplinar. Dentre os gargalos no ensino da Filosofia no Brasil, pode-se destacar que nem sempre são os licenciados na disciplinam que lecionam a mesma, reduzindo desse modo, a qualidade educacional. E outra questão, é que em grande parte das vezes a disciplina não leva os estudantes à reflexão, sendo ministrada de forma arcaica e sem resultados. Além disso, é vivenciada na atualidade a sociedade líquida, dominada pela comunicação rápida e tecnologia, bem como estamos passando pela pandemia do Covid-19, duas situações, nas quais, é preciso levar o estudante a refletir sobre a realidade, construindo o seu modo de pensar de forma crítica. Conclui-se, pois, que a necessidade do ensino da Filosofia no Ensino Médio é pontual, sendo necessária para a construção de cidadãos reflexivos e atuantes na sociedade.pt_BR
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - FILOSOFIA - ICHCA

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
A Filosofia no Ensino médio: relevância da disciplina para os anos finais do Ensino médio.pdf600.66 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.