Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/13077
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Penna, Tiago | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/0026365363968465 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Souza, Flávia Roberta Benevenuto de | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/3308273056142240 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Ayres, Fernando Guilherme Silva | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/6068700929132658 | pt_BR |
dc.creator | Santos, Claudilene Costa dos | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/9554030706327711 | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-02-21T14:59:35Z | - |
dc.date.available | 2024-02-21 | - |
dc.date.available | 2024-02-21T14:59:35Z | - |
dc.date.issued | 2023-05-29 | - |
dc.identifier.citation | SANTOS, Claudilene Costa dos. A Filosofia no Ensino médio: relevância da disciplina para os anos finais do Ensino médio. 2024. [28] f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Filosofia) – Instituto de Ciências Humanas, Comunicação e Artes, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/13077 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Alagoas | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Curso de Filosofia- Licenciatura | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFAL | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Filosofia | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.subject | Ensino médio | pt_BR |
dc.subject | Educação básica | pt_BR |
dc.subject | Philosophy | pt_BR |
dc.subject | Education | pt_BR |
dc.subject | High school | pt_BR |
dc.subject | Basic education | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::FILOSOFIA | pt_BR |
dc.title | A Filosofia no Ensino médio: relevância da disciplina para os anos finais do Ensino médio | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.description.resumo | A filosofia é uma ciência muito antiga ligada à sabedoria e ao entendimento dos fatos que permeiam o mundo, levando à reflexão da realidade. Existem oito ramos principais na filosofia - metafísica, epistemologia, estética, lógica, metafísica, valores, política e ética. Cada ramo contém um foco específico e área de estudo. A filosofia atualmente está inserida no contexto escolar, auxiliando os estudantes a pensar e refletir sobre os aprendizados e o mundo ao seu entorno. Existem muitos nomes relevantes na filosofia a serem estudados, dentre eles: Pitágoras, Platão, Aristóteles, Sócrates, Nietzsche, Sartre, Kierkegaard, Epicuro e Simone de Beauvoir. No âmbito da educação, é importante que a filosofia seja efetivada de forma transformadora, de modo a garantir que os estudantes reflitam sobre a sua existência. A filosofia já foi muito desvalorizada no Brasil, especialmente durante a Ditadura Militar, que visava coibir o ensino reflexivo nas escolas, mas atualmente a filosofia é uma disciplina obrigatória no ensino médio, tendo caráter interdisciplinar. Dentre os gargalos no ensino da Filosofia no Brasil, pode-se destacar que nem sempre são os licenciados na disciplinam que lecionam a mesma, reduzindo desse modo, a qualidade educacional. E outra questão, é que em grande parte das vezes a disciplina não leva os estudantes à reflexão, sendo ministrada de forma arcaica e sem resultados. Além disso, é vivenciada na atualidade a sociedade líquida, dominada pela comunicação rápida e tecnologia, bem como estamos passando pela pandemia do Covid-19, duas situações, nas quais, é preciso levar o estudante a refletir sobre a realidade, construindo o seu modo de pensar de forma crítica. Conclui-se, pois, que a necessidade do ensino da Filosofia no Ensino Médio é pontual, sendo necessária para a construção de cidadãos reflexivos e atuantes na sociedade. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - FILOSOFIA - ICHCA |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
A Filosofia no Ensino médio: relevância da disciplina para os anos finais do Ensino médio.pdf | 600.66 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.