00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) CEDU - CENTRO DE EDUCAÇÃO Dissertações e Teses defendidas na UFAL - CEDU
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Tipo: Tese
Título: A álgebra nos anos iniciais do ensino fundamental em livros didáticos do PNLD 2019
Autor(es): Müller, Carlos Eduardo
Primeiro Orientador: Mercado, Luis Paulo Leopoldo
metadata.dc.contributor.referee1: Oliveira, Carloney Alves de
metadata.dc.contributor.referee2: Viana, Maria Aparecida Pereira
metadata.dc.contributor.referee3: Fischer, Maria Cecilia Bueno
metadata.dc.contributor.referee4: Brito, Arlete de Jesus
Resumo: A BNCC introduziu a Álgebra no currículo da matemática escolar nos anos iniciais do Ensino Fundamental, uma novidade em relação aos PCN. O NCTM desde os anos 1980 tem enfatizado pesquisas sobre o ensino e a aprendizagem de Álgebra e consolidou no início dos anos 2000 o movimento Early Algebra. O Early Algebra desenvolveu uma série de pesquisas acerca do trabalho do desenvolvimento do pensamento algébrico nas crianças desde os anos iniciais de escolaridade. Em diferentes momentos da história se propôs alterar a Educação Matemática, quase nunca com sucesso. Nessa nova mudança do programa curricular de Matemática, como estaria se dando essa inserção da Álgebra nos livros didáticos dos anos iniciais é o objeto dessa pesquisa. Desse modo, o objetivo desse estudo foi a entender como a Álgebra foi inserida nos livros didáticos dos primeiros anos do Ensino Fundamental, quais as influências, as possibilidades e as limitações. Os estudos de Blanton e Kaput (2005) mostravam a possibilidade de a Álgebra ser trabalhada como Aritmética Generalizada e como Pensamento Funcional. Antes de chegar aos atuais livros didáticos que apresentam a Álgebra nos anos iniciais se fez uma pesquisa historiográfica sobre obras que introduziam o estudo dessa área da Matemática na história brasileira e em alguns países que mantém algum nível de relação. Essa pesquisa qualitativa de caráter descritivo-analítico e abordagem dedutiva, teve como método de coleta de dados uma pesquisa documental, utilizando a Análise de Conteúdo para o tratamento e análise dos dados. A forma como a Álgebra apareceu nas coleções de livros didáticos dos anos iniciais do ensino fundamental foi verificada mediante a análise das atividades dos livros didáticos destinados ao 1º ano do Ensino Fundamental de 11 coleções aprovadas pelo PNLD em 2019. Observou-se a predominância da Álgebra como Pensamento Funcional, com ênfase no trabalho com padrões figurais, numéricos e numérico-figurais. A BNCC apresenta a Álgebra nos anos iniciais do Ensino Fundamental influenciada pelo NCTM e com viés tecnicista, limitando o trabalho nos Livros Didáticos dos primeiros anos.
Abstract: The BNCC introduced Algebra into the school mathematics curriculum in the early years of Elementary School, a novelty in relation to the PCN. NCTM since the 1980s has emphasized research on the teaching and learning of Algebra and consolidated the Early Algebra movement in the early 2000s. Early Algebra developed a series of research on the development of algebraic thinking in children from the early years of schooling. At different times in history, it was proposed to change Mathematics Education, almost never successfully. In this new change to the Mathematics curricular program, the subject of this research is how Algebra is being included in the didactic books for the initial years. Therefore, the objective of this study was to understand how Algebra was included in didactic books in the first years of Elementary School, what were the influences, possibilities, and limitations. The studies by Blanton and Kaput (2005) showed the possibility of Algebra being worked on as Generalized Arithmetic and as Functional Thinking. Before arriving at the current didactic books that present Algebra in the early years, historiographical research was carried out on works that introduced the study of this area of Mathematics in Brazilian history and in some countries that maintain some level of relationship. This qualitative research with a descriptive-analytical nature and a deductive approach, used documentary research as its data collection method, using Content Analysis for data processing and analysis. The way in which Algebra appeared in didactics book collections for the initial years of elementary school was verified by analyzing the activities of didactic books intended for the 1st year of Elementary School in 11 collections approved by the PNLD in 2019. The predominance of Algebra was observed as Functional Thinking, with an emphasis on working with figural, numerical and numerical-figural patterns. BNCC presents Algebra in the early years of Elementary School influenced by the NCTM and with a technical trend, limiting the work in didactic books for the first years.
Palavras-chave: Conteúdo educacional
Matemática
Álgebra
Ensino fundamental
Teaching algebra
Didactic books
Algebraic thinking
Primary school
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/13063
Data do documento: 4-abr-2022
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