00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) IF - INSTITUTO DE FÍSICA TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - IF Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - FÍSICA - IF
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/13035
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Nascimento, Elton Malta-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9290548756209369pt_BR
dc.contributor.referee1Santos, José Renan Gomes dos-
dc.contributor.referee2Almeida, Guilherme Martins Alves de-
dc.creatorMonteiro, Jadson Melo-
dc.date.accessioned2024-02-15T18:48:44Z-
dc.date.available2023-12-29-
dc.date.available2024-02-15T18:48:44Z-
dc.date.issued2023-07-31-
dc.identifier.citationMONTEIRO, Jadson Melo. Análise descritiva do projeto PIBID física. 2023. 36 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Física) – Instituto de Física, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/13035-
dc.description.abstractThis work refers to the Thesis of the physics course, at the Universidade Federal deAlagoas (UFAL), and focus on the Programa Institucional de Bolsas de IniciaçãoàDocência(PIBID) as a teacher training space. The objective of this study is to understand how the program contributes to the initial formation of academic scholarship recipients, taking into consideration the pedagogical practices developed during their participation in the project. A qualitative participant research approach was employed as the methodology, and data were collected through questionnaires administered to former scholarship recipients. The theoretical references of authors such as Becker, Nóvoa, Freire, among others, were used to support this research. The results indicate that participation in the program provides scholarship recipients with the experience of teaching in their own context, resulting in a solid and contextualized education aligned with the knowledge acquired in academia. Therefore, immersing undergraduate students in the teaching experience implies an approach to pedagogical knowledge and their identity as educators during the initial years to their training.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCurso de Física - Licenciaturapt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectPrograma Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Brasil)pt_BR
dc.subjectProfessores - Formaçãopt_BR
dc.subjectFísica - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectProfessores de físicapt_BR
dc.subjectInstitutional Scholarship Program for Initiation to Teaching (Brazil)pt_BR
dc.subjectTeachers - Trainingpt_BR
dc.subjectPhysics - Study and teachingpt_BR
dc.subjectPhysics Teacherspt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICApt_BR
dc.titleAnálise descritiva do projeto PIBID físicapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoEste trabalho se refere ao Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) em graduação do Curso de Física Licenciatura, da Universidade Federal de Alagoas (UFAL),e possui como temática “O programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) como um espaço de formação de professores”. O objetivo deste estudo é compreender como o programa institucional contribui para a formação inicial dos acadêmicos bolsistas, levando em consideração as práticas pedagógicas desenvolvidas durante sua participação no projeto. Utilizou-se uma abordagem qualitativa de pesquisa participante como metodologia, sendo os dados coletados por meio de formulários aplicados aos ex-bolsistas. Para embasar essa pesquisa, foram utilizadas referências teóricas de autores como Becker, Nóvoa, Freire, entre outros para a formação de professores. Os resultados indicam que a participação no programa proporciona aos bolsistas a experiência da vivência docente em seu próprio contexto, resultando em uma formação sólida e contextualizada, alinhada com o conhecimento adquirido na academia. Portanto, a imersão dos alunos de licenciatura à vivência docente implica em uma aproximação ao saber pedagógico e a sua identidade como docente nos anos iniciais de sua formação.pt_BR
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - FÍSICA - IF

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Análise descritiva do projeto PIBID física.pdf269.82 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.