00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) CEDU - CENTRO DE EDUCAÇÃO TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - CEDU Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - PEDAGOGIA - CEDU
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/12925
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: A diversidade religiosa na educação infantil: um estudo sobre as produções acadêmicas e documentos oficiais
Título(s) alternativo(s): Religious diversity.child education.ethics and education
Autor(es): Ramos, Rosilene Ferreira
Primeiro Orientador: Medeiros, Fernando Antonio de Mesquita
metadata.dc.contributor.referee1: Silva, Andrea Giordanna Araújo da
metadata.dc.contributor.referee2: Santos, Ivanildo Gomes dos
Resumo: Tendo em vista que se vivendo em um país rico em diversidade cultural e religiosa onde as manifestações dessa diversidade costumam estar presentes em diversos âmbitos da vida social, este Trabalho de Conclusão de Curso busca refletir sobre a importância de se abordar a diversidade religiosa desde a Educação Infantil, afim de observar as possibilidades formativas e limites pedagógicos dessa abordagem no processo de ensino-aprendizagem, assim como, pode ser prejudicial ao processo de ensino, a falta de abordagem da temática desde os anos iniciais. Para tanto, se fez necessário identificar os principais problemas encontrados durante o processo do ensino no que diz respeito a diversidade religiosa na escola, especialmente na Educação Infantil, onde analisou-se os fatores que influenciam o processo de ensino-aprendizagem, para alcançar tal objetivo foi feito uma análise dos trabalhos produzidos pela comunidade acadêmica os quais se ocuparam em pesquisar a temática. Realizou-se, então, uma pesquisa bibliográfica e documental onde a fundamentação teórica se argumenta nos trabalhos voltados para a pesquisa da diversidade religiosa e teve como principais critérios, a proximidade com o tema, diversidade religiosa na educação infantil, assim como o ano de publicação, dando prioridade aos trabalhos produzidos mais recentes. Diante disso, verificou-se que muitos pesquisadores tem se debruçado sobre tema Diversidade Religiosa atualmente, assim como existem muitos documentos constitucionais-legais que tem como objetivo resguardar o direito dos indivíduos à liberdade cultural e religiosa e que é imperativo que a diversidade religiosa seja tema que esteja sempre presente na escola desde os anos iniciais, o que por sua vez trouxe a constatação de que cabe a escola priorizar a temática nas aulas, não apenas na disciplina de ensino religioso, mas que possa também ser abordada de maneira interdisciplinar para que o tema possa estar presente em todas as matérias, ressaltando sempre sua importância para uma convivência pacifica, tolerante e respeitosa, com tudo, depois de analisar todos os dados coletados ficou evidente a importância de se valorizar o ensino religioso da educação, assim como, a importância de se priorizar atividade escolares que tenham como objetivo conscientizar os alunos com relação ao respeito a diversidade religiosa.
Abstract: Considering that living in a country rich in cultural and religious diversity where the manifestations of this diversity are usually present in different areas of social life, this Course Conclusion Work seeks to reflect on the importance of approaching religious diversity from Education. Infantile, in order to observe the formative possibilities and pedagogical limits of this approach in the teaching-learning process, as well as, the lack of approach to the theme from the early years can be harmful to the teaching process. Therefore, it was necessary to identify the main problems encountered during the teaching process with regard to religious diversity at school, especially in Early Childhood Education, where the factors that influence the teaching-learning process were analyzed to achieve this objective. an analysis was made of the works produced by the academic community which were busy researching the theme. A bibliographical and documentary research was carried out, where the theoretical foundation is argued in the works aimed at the research of religious diversity and had as maincriteria, the proximity to the theme, religious diversity in early childhood education, as well as the year of publication, giving priority to the most recent work produced. In view of this, it was found that many researchers have focused on the topic of Religious Diversity currently, as well as there are many constitutional-legal documents that aim to protect the right of individuals to cultural and religious freedom and that it is imperative that religious diversity be a theme that is always present in the school since the early years, which in turn brought the realization that it is up to the school to prioritize the theme in classes, not only in the discipline of religious teaching, but that it can also be approached in an interdisciplinary way so that the theme can be present in all subjects, always emphasizing its importance for a peaceful, tolerant and respectful coexistence, however, after analyzing all the collected data, it was evident the importance of valuing the religious teaching of education, as well as the importance to prioritize school activities that aim to make students aware of the respect to religious diversity.
Palavras-chave: Diversidade Religiosa
Ética e Educação
Educação Infantil
Religious Diversity
Ethics and Education
Child education
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO PRE-ESCOLAR
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.department: Curso de Pedagogia - Licenciatura
Citação: RAMOS, Rosilene Ferreira. A diversidade religiosa na educação infantil: um estudo sobre as produções acadêmicas e documentos oficiais. 2024. 48 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura Plena em Pedagogia) - Centro de Educação, Curso de Pedagogia, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2022.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/12925
Data do documento: 23-fev-2022
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - PEDAGOGIA - CEDU

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
A diversidade religiosa na educação infantil - um estudo sobre as produções acadêmicas e documentos oficiais.pdf791.55 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.