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http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/12845
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | As aulas de ciências durante o ensino remoto emergencial: o fazer didático do estudante residente |
Autor(es): | Almeida, Lucas Gomes de |
Primeiro Orientador: | Santos, Lilian Carmen Lima dos |
metadata.dc.contributor.referee1: | Rodrigues, Aleilson da Silva |
metadata.dc.contributor.referee2: | Scanavaca, Raiza Padilha |
Resumo: | Tendo em mente o cenário atípico no qual diversas áreas da sociedade se encontraram durante a pandemia da Covid-19, acarretando no distanciamento social. Tal eventualidade alterou o formato de ensino das escolas brasileiras, onde em meados de fevereiro de 2020, até aproximadamente março e abril de 2022, todas as instituições de ensino básico aderiram ao formato remoto de ensino, incluindo as escolas públicas. Essa pesquisa assume como justificativa a importância da compreensão sobre como foi realizado o fazer do residente pedagógico no formato de Ensino Remoto Emergencial, bem como os eventuais desafios advindos deste formato de ensino que até então foi uma novidade para alunos e professores. Dessa forma, como foi realizado o fazer do estudante residente no desenvolvimento das aulas de Ciências durante o ERE? Como a observação e a regência foram desenvolvidas no PRP?. Assim, para responder à indagação levantada, esta pesquisa tem como objetivo conhecer o fazer do estudante residente no desenvolvimento das aulas de Ciências durante ERE. Tratando sobre o marco teórico que fundamentou as reflexões desta pesquisa foi explanado sobre aimportância da interação existente entre o PRP, as Universidades e as instituições de ensino básico público e sobre o Ensino de Ciências no PRP - 2020, durante a pandemia da Covid-19. Os resultados desta pesquisa mostram que mesmo com todos os desafios levantados com a adesão do ERE, as atividades essenciais para o desenvolvimento do Programa de Residência Pedagógica, como a produção de materiais didáticos, a observação e regência de aulas de ciências foram desenvolvidas pelo residente. Contudo, foi possível notar determinados desafios no andamento do programa no quediz respeito ao ERE, como a exclusão digital e a evasão escolar no ensino remoto. Quando se trata do Ensino de Ciências em tempos de pandemia, foi possível notar grandes impactos decorrentes do negacionismo científico e das notícias falsas, que ficaram mundialmente conhecidas como as “fake news”. |
Abstract: | Não tem abstract. |
Palavras-chave: | Estudante residente Ensino Remoto Emergencial Ciências – Estudo e ensino Ensino remoto |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Alagoas |
Sigla da Instituição: | UFAL |
metadata.dc.publisher.department: | Curso de Ciências Biológicas - Licenciatura |
Citação: | ALMEIDA, Lucas Gomes de. As aulas de ciências durante o ensino remoto emergencial: o fazer didático do estudante residente. 2023. 58 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Biológicas) – Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2023. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/12845 |
Data do documento: | 20-jun-2023 |
Aparece nas coleções: | Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - CIÊNCIAS BIOLÓGICAS - ICBS |
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As aulas de Ciências durante o Ensino Remoto Emergencial_o fazer didático do estudante residente.pdf | 936.03 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
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