00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) ICBS - INSTITUTO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - ICBS Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - CIÊNCIAS BIOLÓGICAS - ICBS
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/12845
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Santos, Lilian Carmen Lima dos-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8090753549399751pt_BR
dc.contributor.referee1Rodrigues, Aleilson da Silva-
dc.contributor.referee2Scanavaca, Raiza Padilha-
dc.creatorAlmeida, Lucas Gomes de-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1779017230286869pt_BR
dc.date.accessioned2023-12-20T17:35:55Z-
dc.date.available2023-12-06-
dc.date.available2023-12-20T17:35:55Z-
dc.date.issued2023-06-20-
dc.identifier.citationALMEIDA, Lucas Gomes de. As aulas de ciências durante o ensino remoto emergencial: o fazer didático do estudante residente. 2023. 58 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Biológicas) – Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/12845-
dc.description.abstractNão tem abstract.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCurso de Ciências Biológicas - Licenciaturapt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEstudante residentept_BR
dc.subjectEnsino Remoto Emergencialpt_BR
dc.subjectCiências – Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectEnsino remotopt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS BIOLOGICASpt_BR
dc.titleAs aulas de ciências durante o ensino remoto emergencial: o fazer didático do estudante residentept_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoTendo em mente o cenário atípico no qual diversas áreas da sociedade se encontraram durante a pandemia da Covid-19, acarretando no distanciamento social. Tal eventualidade alterou o formato de ensino das escolas brasileiras, onde em meados de fevereiro de 2020, até aproximadamente março e abril de 2022, todas as instituições de ensino básico aderiram ao formato remoto de ensino, incluindo as escolas públicas. Essa pesquisa assume como justificativa a importância da compreensão sobre como foi realizado o fazer do residente pedagógico no formato de Ensino Remoto Emergencial, bem como os eventuais desafios advindos deste formato de ensino que até então foi uma novidade para alunos e professores. Dessa forma, como foi realizado o fazer do estudante residente no desenvolvimento das aulas de Ciências durante o ERE? Como a observação e a regência foram desenvolvidas no PRP?. Assim, para responder à indagação levantada, esta pesquisa tem como objetivo conhecer o fazer do estudante residente no desenvolvimento das aulas de Ciências durante ERE. Tratando sobre o marco teórico que fundamentou as reflexões desta pesquisa foi explanado sobre aimportância da interação existente entre o PRP, as Universidades e as instituições de ensino básico público e sobre o Ensino de Ciências no PRP - 2020, durante a pandemia da Covid-19. Os resultados desta pesquisa mostram que mesmo com todos os desafios levantados com a adesão do ERE, as atividades essenciais para o desenvolvimento do Programa de Residência Pedagógica, como a produção de materiais didáticos, a observação e regência de aulas de ciências foram desenvolvidas pelo residente. Contudo, foi possível notar determinados desafios no andamento do programa no quediz respeito ao ERE, como a exclusão digital e a evasão escolar no ensino remoto. Quando se trata do Ensino de Ciências em tempos de pandemia, foi possível notar grandes impactos decorrentes do negacionismo científico e das notícias falsas, que ficaram mundialmente conhecidas como as “fake news”.pt_BR
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - CIÊNCIAS BIOLÓGICAS - ICBS

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
As aulas de Ciências durante o Ensino Remoto Emergencial_o fazer didático do estudante residente.pdf936.03 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.