Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/12845
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Santos, Lilian Carmen Lima dos | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/8090753549399751 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Rodrigues, Aleilson da Silva | - |
dc.contributor.referee2 | Scanavaca, Raiza Padilha | - |
dc.creator | Almeida, Lucas Gomes de | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/1779017230286869 | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2023-12-20T17:35:55Z | - |
dc.date.available | 2023-12-06 | - |
dc.date.available | 2023-12-20T17:35:55Z | - |
dc.date.issued | 2023-06-20 | - |
dc.identifier.citation | ALMEIDA, Lucas Gomes de. As aulas de ciências durante o ensino remoto emergencial: o fazer didático do estudante residente. 2023. 58 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Biológicas) – Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/12845 | - |
dc.description.abstract | Não tem abstract. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Alagoas | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Curso de Ciências Biológicas - Licenciatura | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFAL | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Estudante residente | pt_BR |
dc.subject | Ensino Remoto Emergencial | pt_BR |
dc.subject | Ciências – Estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject | Ensino remoto | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS | pt_BR |
dc.title | As aulas de ciências durante o ensino remoto emergencial: o fazer didático do estudante residente | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.description.resumo | Tendo em mente o cenário atípico no qual diversas áreas da sociedade se encontraram durante a pandemia da Covid-19, acarretando no distanciamento social. Tal eventualidade alterou o formato de ensino das escolas brasileiras, onde em meados de fevereiro de 2020, até aproximadamente março e abril de 2022, todas as instituições de ensino básico aderiram ao formato remoto de ensino, incluindo as escolas públicas. Essa pesquisa assume como justificativa a importância da compreensão sobre como foi realizado o fazer do residente pedagógico no formato de Ensino Remoto Emergencial, bem como os eventuais desafios advindos deste formato de ensino que até então foi uma novidade para alunos e professores. Dessa forma, como foi realizado o fazer do estudante residente no desenvolvimento das aulas de Ciências durante o ERE? Como a observação e a regência foram desenvolvidas no PRP?. Assim, para responder à indagação levantada, esta pesquisa tem como objetivo conhecer o fazer do estudante residente no desenvolvimento das aulas de Ciências durante ERE. Tratando sobre o marco teórico que fundamentou as reflexões desta pesquisa foi explanado sobre aimportância da interação existente entre o PRP, as Universidades e as instituições de ensino básico público e sobre o Ensino de Ciências no PRP - 2020, durante a pandemia da Covid-19. Os resultados desta pesquisa mostram que mesmo com todos os desafios levantados com a adesão do ERE, as atividades essenciais para o desenvolvimento do Programa de Residência Pedagógica, como a produção de materiais didáticos, a observação e regência de aulas de ciências foram desenvolvidas pelo residente. Contudo, foi possível notar determinados desafios no andamento do programa no quediz respeito ao ERE, como a exclusão digital e a evasão escolar no ensino remoto. Quando se trata do Ensino de Ciências em tempos de pandemia, foi possível notar grandes impactos decorrentes do negacionismo científico e das notícias falsas, que ficaram mundialmente conhecidas como as “fake news”. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - CIÊNCIAS BIOLÓGICAS - ICBS |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
As aulas de Ciências durante o Ensino Remoto Emergencial_o fazer didático do estudante residente.pdf | 936.03 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.