00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) FAU - FACULDADE DE ARQUITETURA E URBANISMO Dissertações e Teses defendidas na UFAL - FAU
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/12830
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Oiticica, Maria Lúcia Gondim da Rosa-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5845572897345507pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Guedes, Italo César Montalvão-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5005442775473885pt_BR
dc.contributor.referee1Morais, Juliana Magna da Silva Costa-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7303521395777092pt_BR
dc.contributor.referee2Toledo, Alexandre Márcio-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/4522792417371327pt_BR
dc.contributor.referee3Barbosa, Ricardo Victor Rodrigues-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/0913248203327424pt_BR
dc.creatorLima, Janaina Costa-
dc.creator.Latteshttps://lattes.cnpq.br/8957442677556346pt_BR
dc.date.accessioned2023-12-19T18:01:32Z-
dc.date.available2023-12-19-
dc.date.available2023-12-19T18:01:32Z-
dc.date.issued2023-04-25-
dc.identifier.citationLIMA, Janaina Costa. Mapeamento sonoro no Centro de Aracaju-SE: diagnóstico do cenário acústico e seu desdobramento para a população residente. 2023. 139 f. Dissertação (Mestrado em Arquitetura e Urbanismo) – Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo, Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/12830-
dc.description.abstractThe last decades have witnessed an expansion of the urban network, an increase in population density and in the vehicle fleet in urban centers, increasing the levels of noise pollution. This is ranked second in the ranking as the greatest cause of diseases, second only to atmospheric pollution, generating auditory and extra-auditory problems. To assess and manage environmental noise, noise maps are tools to support decision making related to planning and land-use planning. In this context, this dissertation aimed to map the road traffic noise of the neighborhood Center, in the city of Aracaju-SE for analysis of the population exposed to noise. The work also presents an alternative methodology to spatialize the demographic data. Noise measurements were taken on roads with different morphologies, vehicular flow data was collected and noise maps were prepared by means of computer simulations using Cadna-A software. Demographic data were spatialized in the geoprocessing software QGis to obtain the percentage of people exposed to high noise levels, according to NBR 10.151, and formulation of conflict maps. The results showed that all measurement points contained levels above the limit established by the standard, the least noisy was 61.2 dB (LAeq) at peak time (at noon) and the noisiest was 74.6 dB in the morning period. The noise from light vehicles being the main contributor to noise pollution. In addition, 57% of the population is in a region without conflict with the standard, 26% are exposed to up to 5 dB beyond the acceptable limit 60 dB (LAeq), 12% between 5 and 10 dB beyond the allowed and 4% receiving are above 10 dB. Thus, along with the future interventions of the municipal Mobility Plan were indicated noise mitigation measures, which should be implemented together for greater effectiveness and guarantee the quality of life of the Aracaju population.pt_BR
dc.description.sponsorshipFAPEAL - Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoaspt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismopt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectPoluição sonora - Centro (Aracajú, SE)pt_BR
dc.subjectRuído ambientalpt_BR
dc.subjectMapeamento sonoropt_BR
dc.subjectRuído de tráfego rodoviário – Aracajú (SE)pt_BR
dc.subjectNoise pollution - Centro (Aracajú, SE)pt_BR
dc.subjectEnvironmental noisept_BR
dc.subjectNoise mappt_BR
dc.subjectRoad traffic noise – Aracajú (SE)pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ARQUITETURA E URBANISMOpt_BR
dc.titleMapeamento sonoro no Centro de Aracaju-SE: diagnóstico do cenário acústico e seu desdobramento para a população residentept_BR
dc.title.alternativeNoise mapping in the Center of Aracaju-SE: diagnosis of the acoustic scenario and its unfolding for the resident populationpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.resumoAs últimas décadas presenciam uma expansão da malha urbana, aumento da densidade populacional e da frota de veículos em centros urbanos, elevando os índices de poluição sonora. Essa ocupa o segundo lugar no ranking como maior causadora de doenças, atrás apenas da poluição atmosférica, gerando problemas auditivos e extra-auditivos. Para avaliação e gerenciamento do ruído ambiental, surgem os mapas de ruído, ferramentas de apoio à tomada de decisão relacionadas ao planejamento e ordenamento territorial. Neste contexto, a presente dissertação objetivou mapear o ruído de tráfego rodoviário do bairro Centro, na cidade de Aracaju-SE para análise da população exposta ao ruído. O trabalho também apresenta uma metodologia alternativa para espacializar os dados demográficos. Foram realizadas medições de ruído em vias com diferentes morfologias, coletados dados de fluxo veicular e elaborados mapas de ruído por meio de simulações computacionais no software Cadna-A. Dados demográficos foram espacializados no software de geoprocessamento QGis para obtenção da porcentagem de pessoas expostas a altos níveis de ruído, conforme a NBR 10.151, e formulação de mapas de conflito. Os resultados evidenciaram que todos os pontos de medição continham níveis acima do limite estabelecido por norma, o menos ruidoso foi 61,2 dB (LAeq) no horário de pico (ao meio-dia) e o mais ruidoso foi 74,6 dB no período matutino. Sendo o ruído dos veículos leves, o principal contribuidor da poluição sonora. Além disso, 57% da população está numa região sem conflito com a norma, 26% está exposta a até 5 dB além do limite aceitável 60 dB (LAeq), 12% entre 5 e 10 dB além do permitido e 4% recebendo estão acima de 10 dB. Assim, juntamente com as intervenções futuras do Plano de Mobilidade municipal foram indicadas medidas de mitigação de ruído, as quais devem ser implementadas em conjunto para maior eficácia e garantia da qualidade de vida da população aracajuana.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações e Teses defendidas na UFAL - FAU



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.