00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) FEAC - FACULDADE DE ECONOMIA, ADMINISTRAÇÃO E CONTABILIDADE TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - FEAC Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - ADMINISTRAÇÃO - FEAC
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/12812
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Chagas, Rosiane-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2742032312883951pt_BR
dc.contributor.referee1Costa, Carlos Everaldo Silva da-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8129653810168271pt_BR
dc.contributor.referee2Monte, Madson Bruno da Silva-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/7882492083928138pt_BR
dc.creatorSantos, Brunno Nascimento dos-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8094504836479566pt_BR
dc.date.accessioned2023-12-18T15:21:00Z-
dc.date.available2023-12-18-
dc.date.available2023-12-18T15:21:00Z-
dc.date.issued2023-05-12-
dc.identifier.citationSANTOS, Brunno Nascimento dos. Preparação para o mercado de trabalho: perspectivas dos acadêmicos de Administração da UFAL do 5° ao último período. 2023. 47 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração) – Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/12812-
dc.description.abstractWith increasing technological advancement, the level of knowledge or training required by the job market has evolved steadily. Understanding these changes, we observe the complexity of the activity of an administrator who wants to act and exercise his function in this very complex and demanding market. Therefore, this study aims to analyze the perception of administration students at the Federal University of Alagoas (UFAL) regarding the preparation during all the training offered in the course to face the current job market. Based on a quantitative research, based on an online questionnaire, given the impossibility of faceto-face application due to the implications generated by the Covid19 pandemic and other data collected through secondary sources, the text demonstrates that, despite the Federal University of Alagoas has a pedagogical plan that presents a curriculum, projects and actions that aim to develop the skills and characteristics necessary for a good administrator to face the job market, academics do not feel so prepared only with the knowledge provided at graduation. According to data analysis, students see a need to update the curriculum, in addition to the need for greater inclusion on the part of the university so that some groups of students, such as those who take the course at night and work during the day, can have access to extracurricular activities carried out during the graduation period. In general, this article seeks to positively meet its objectives.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCurso de Administração - Bachareladopt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectMercado de trabalhopt_BR
dc.subjectAdministraçãopt_BR
dc.subjectAdministrador - Formaçãopt_BR
dc.subjectPercepção discentept_BR
dc.subjectLabor marketpt_BR
dc.subjectAdministrationpt_BR
dc.subjectAdministrator - Formationpt_BR
dc.subjectStudent perceptionpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAOpt_BR
dc.titlePreparação para o mercado de trabalho: perspectivas dos acadêmicos de Administração da UFAL do 5° ao último períodopt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoCom o crescente avanço tecnológico, o nível de conhecimento ou capacitação exigido pelo mercado de trabalho tem evoluído de forma constante. Compreendendo essas mudanças, observa-se a complexidade da atividade de um administrador que deseja atuar e exercer sua função nesse mercado tão complexo e exigente. Mediante a isso, este estudo tem como objetivo analisar a percepção dos acadêmicos de administração da Universidade Federal de Alagoas (UFAL) quanto a preparação durante toda a formação oferecida no curso para enfrentarem o atual mercado de trabalho. A partir de uma pesquisa quantitativa, com base em questionário aplicado de forma online, visto a impossibilidade de aplicação presencial por conta das implicações geradas pela pandemia da Covid19 e demais dados levantados através de fontes secundarias, o texto demonstra que, apesar da universidade federal de alagoas possuir um plano pedagógico que apresenta uma grade curricular, projetos e ações que visam desenvolver as habilidades e características necessárias para um bom administrador enfrentar o mercado de trabalho, os acadêmicos não se sentem tão preparados apenas com o conhecimento fornecido na graduação. Conforme análise dos dados, os alunos enxergam uma necessidade de atualização da grade curricular, além da necessidade de maior inclusão por parte da universidade para que alguns grupos de alunos, a exemplo de quem faz o curso no período noturno e trabalha pelo dia, possam ter acesso as ações extracurriculares realizadas durante o período de graduação. De uma maneira geral, este artigo busca atender de forma positiva seus objetivos.pt_BR
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - ADMINISTRAÇÃO - FEAC



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.