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http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/12724
Tipo: | Dissertação |
Título: | Modelagem de zonas de ancoragem para disseminação de conteúdo flutuante em redes veiculares utilizando métricas de centralidade temporais |
Título(s) alternativo(s): | Modeling of anchorage zones for dissemination of floating content in vehicular networks using time centrality metrics |
Autor(es): | Souza, Marcelo de Oliveira |
Primeiro Orientador: | Aquino, André Luiz Lins de |
metadata.dc.contributor.advisor-co1: | Cabral, Raquel da Silva |
metadata.dc.contributor.referee1: | Pinheiro, Rian Gabriel Santos |
metadata.dc.contributor.referee2: | Silva, Maurício José da |
Resumo: | Redes veiculares são grandes redes compostas por veículos com tecnologias que possibilitam a troca de informações. Estas redes possuem grande capacidade para produção e disseminação de conteúdo, porém, as mudanças topológicas constantes dificultam a troca de informações entre os nós e podem invalidar as informações, gerando perdas de informações, atrasos de pacotes, desconexões indevidas, entre outros problemas. Nas redes veiculares há locais onde os conteúdos gerados pelos nós sensores alcançam um público maior, estes locais, aos quais chamamos de Zonas de Ancoragem, são utilizados para troca de informações relevantes com uma maior conectividade. As informações disseminadas em uma Zona Âncora são conhecidas como Conteúdo Flutuante pois possuem validade local, temporal e espacial. Desenvolvemos um estudo utilizando métricas de redes complexas como, Betweenness e Degree em conjunto com medidas de fluxo, e, incorporamos à estas métricas o aspecto temporal da rede para determinar as melhores zonas para troca de informações em uma rede veicular. Em nossas avaliações utilizamos bases de dados reais para avaliar estaticamente o desempenho de nossa abordagem, e simulamos o comportamento de uma rede veicular ao considerar nossa abordagem. Os resultados mostram que métricas de centralidade temporais são eficazes para caracterização de Zonas Âncoras em redes veiculares, pois, a informação extraída com o tempo discretizado é melhor aproximada da realidade, eliminando arestas que deixaram de existir entre os nós da rede, diferente do tempo agregado que guarda informações de arestas não mais existentes. |
Abstract: | Vehicle networks are large networks composed of vehicles with technologies that enable the exchange of information. These networks have great capacity for the production and dissemination of content, however, the constant topological changes make it difficult to exchange information between nodes and can invalidate the information, generating information losses, packet delays, improper disconnections, among other problems. In vehicular networks there are places where the content generated by the sensor nodes reaches a larger audience, these places which we call Anchorage Zones are used for exchanging relevant information with greater connectivity. The information disseminated in an anchor zone is known as Floating Content because it has local, temporal and spatial validity. We developed a study using complex network metrics such as, Betweenness and Degree together with flow measures, and, we incorporated the network’s temporal aspect to these metrics to determine the best zones for exchanging information on a vehicular network. In our evaluations we use real databases to statically evaluate the performance of our approach, and simulate the behavior of a vehicular network when considering our approach. The results show that the methodology used is effective for characterizing anchor zones in vehicular networks, because the information extracted with the discretized time is better approximated to reality, eliminating edges that no longer exist between the nodes of the network, differently from the aggregate time that stores information for edges that no longer exist. |
Palavras-chave: | Redes veiculares Sistemas de comunicação móvel Zonas de ancoragem Conteúdo flutuante Métricas temporais Vehicular nets Mobile communication systems Anchor Zones Floating content Temporal metrics |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Alagoas |
Sigla da Instituição: | UFAL |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de Pós-Graduação em Modelagem Computacional de Conhecimento |
Citação: | SOUZA, Marcelo de Oliveira. Modelagem de zonas de ancoragem para disseminação de conteúdo flutuante em redes veiculares utilizando métricas de centralidade temporais. 2023. 42 f. Dissertação (Mestrado em Modelagem Computacional de Conhecimento) – Programa de Pós-Graduação em Modelagem Computacional de Conhecimento, Instituto de Computação, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2021. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/12724 |
Data do documento: | 29-jan-2021 |
Aparece nas coleções: | Dissertações e Teses defendidas na UFAL - IC |
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