00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) IC - INSTITUTO DE COMPUTAÇÃO Dissertações e Teses defendidas na UFAL - IC
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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Aquino, André Luiz Lins de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7957606883987162pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Cabral, Raquel da Silva-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0319343616289472pt_BR
dc.contributor.referee1Pinheiro, Rian Gabriel Santos-
dc.contributor.referee2Silva, Maurício José da-
dc.creatorSouza, Marcelo de Oliveira-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9370616416377354pt_BR
dc.date.accessioned2023-12-11T18:31:11Z-
dc.date.available2023-11-22-
dc.date.available2023-12-11T18:31:11Z-
dc.date.issued2021-01-29-
dc.identifier.citationSOUZA, Marcelo de Oliveira. Modelagem de zonas de ancoragem para disseminação de conteúdo flutuante em redes veiculares utilizando métricas de centralidade temporais. 2023. 42 f. Dissertação (Mestrado em Modelagem Computacional de Conhecimento) – Programa de Pós-Graduação em Modelagem Computacional de Conhecimento, Instituto de Computação, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/12724-
dc.description.abstractVehicle networks are large networks composed of vehicles with technologies that enable the exchange of information. These networks have great capacity for the production and dissemination of content, however, the constant topological changes make it difficult to exchange information between nodes and can invalidate the information, generating information losses, packet delays, improper disconnections, among other problems. In vehicular networks there are places where the content generated by the sensor nodes reaches a larger audience, these places which we call Anchorage Zones are used for exchanging relevant information with greater connectivity. The information disseminated in an anchor zone is known as Floating Content because it has local, temporal and spatial validity. We developed a study using complex network metrics such as, Betweenness and Degree together with flow measures, and, we incorporated the network’s temporal aspect to these metrics to determine the best zones for exchanging information on a vehicular network. In our evaluations we use real databases to statically evaluate the performance of our approach, and simulate the behavior of a vehicular network when considering our approach. The results show that the methodology used is effective for characterizing anchor zones in vehicular networks, because the information extracted with the discretized time is better approximated to reality, eliminating edges that no longer exist between the nodes of the network, differently from the aggregate time that stores information for edges that no longer exist.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Modelagem Computacional de Conhecimentopt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectRedes veicularespt_BR
dc.subjectSistemas de comunicação móvelpt_BR
dc.subjectZonas de ancoragempt_BR
dc.subjectConteúdo flutuantept_BR
dc.subjectMétricas temporaispt_BR
dc.subjectVehicular netspt_BR
dc.subjectMobile communication systemspt_BR
dc.subjectAnchor Zonespt_BR
dc.subjectFloating contentpt_BR
dc.subjectTemporal metricspt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAOpt_BR
dc.titleModelagem de zonas de ancoragem para disseminação de conteúdo flutuante em redes veiculares utilizando métricas de centralidade temporaispt_BR
dc.title.alternativeModeling of anchorage zones for dissemination of floating content in vehicular networks using time centrality metricspt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.resumoRedes veiculares são grandes redes compostas por veículos com tecnologias que possibilitam a troca de informações. Estas redes possuem grande capacidade para produção e disseminação de conteúdo, porém, as mudanças topológicas constantes dificultam a troca de informações entre os nós e podem invalidar as informações, gerando perdas de informações, atrasos de pacotes, desconexões indevidas, entre outros problemas. Nas redes veiculares há locais onde os conteúdos gerados pelos nós sensores alcançam um público maior, estes locais, aos quais chamamos de Zonas de Ancoragem, são utilizados para troca de informações relevantes com uma maior conectividade. As informações disseminadas em uma Zona Âncora são conhecidas como Conteúdo Flutuante pois possuem validade local, temporal e espacial. Desenvolvemos um estudo utilizando métricas de redes complexas como, Betweenness e Degree em conjunto com medidas de fluxo, e, incorporamos à estas métricas o aspecto temporal da rede para determinar as melhores zonas para troca de informações em uma rede veicular. Em nossas avaliações utilizamos bases de dados reais para avaliar estaticamente o desempenho de nossa abordagem, e simulamos o comportamento de uma rede veicular ao considerar nossa abordagem. Os resultados mostram que métricas de centralidade temporais são eficazes para caracterização de Zonas Âncoras em redes veiculares, pois, a informação extraída com o tempo discretizado é melhor aproximada da realidade, eliminando arestas que deixaram de existir entre os nós da rede, diferente do tempo agregado que guarda informações de arestas não mais existentes.pt_BR
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