00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) CEDU - CENTRO DE EDUCAÇÃO TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - CEDU Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - PEDAGOGIA - CEDU
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/12711
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Silva, Surama Angélica da-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1865407469192073pt_BR
dc.contributor.referee1Aderne, Aline da Silva Ferreira-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3404963120157104pt_BR
dc.contributor.referee2Dias, Amanda da Silva Ferreira-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/9875735621053140pt_BR
dc.creatorFreitas, Claudinete de Aquino-
dc.creatorJatobá, Marilza de Oliveira-
dc.date.accessioned2023-12-07T20:37:58Z-
dc.date.available2023-12-07-
dc.date.available2023-12-07T20:37:58Z-
dc.date.issued2019-02-06-
dc.identifier.citationFREITAS, Claudinete de Aquino, JATOBÁ, Marilza de Oliveira. A importância da atuação do coordenador pedagógico na formação continuada do professor de educação infantil. 2023. 16 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura Plena em Pedagogia) - Centro de Educação, Núcleo de Educação a Distância/NEAD, Curso de Pedagogia - Pólo Maceió, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/12711-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCurso de Pedagogia Ensino a Distânciapt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectCoordenaçãopt_BR
dc.subjectPrática Pedagógicapt_BR
dc.subjectConhecimentopt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleA importância da atuação do coordenador pedagógico na formação continuada do professor de educação infantilpt_BR
dc.title.alternativeThe importance of the pedagogical coordinator's performance in the continuing training of the child education teacherpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoEste trabalho apresenta uma reflexão sobre a importância da atuação do/a profissional da Coordenação Pedagógica na formação continuada do/a professor/a de Educação Infantil - EI. O mesmo tem como objetivo compreender essa importância para que o professor da EI se sinta assistido frente às novas propostas pedagógicas que vêm surgindo ao longo dos anos. O Coordenador Pedagógico é aquele profissional que tem em suas atribuições melhorar as práticas dos professores na formação continuada da escola, sendo assim, pode-se afirmar que a sua atuação é imprescindível ao desenvolvimento e crescimento do educador na sala de aula. O interesse primordial desse trabalho é o de buscar conhecimentos a respeito da importância da atuação do coordenador pedagógico na formação continuada do professor da EI. Para o desenvolvimento deste, foi realizada uma pesquisa qualitativa do tipo bibliográfica, e uma pesquisa de campo por meio de uma entrevista semiestruturada com dois coordenadores pedagógicos e dois professores da Educação infantil que contribuíram significamente para o embasamento do referencial teórico. Foram realizadas pesquisas em obras literárias e em sites eletrônicos. Os resultados foram relevantes, pois, foi compreendido de forma satisfatória a importância da atuação do/a profissional da Coordenação Pedagógica na formação continuada do/a professor/a da Educação Infantil.pt_BR
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - PEDAGOGIA - CEDU



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.