00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) IF - INSTITUTO DE FÍSICA TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - IF Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - FÍSICA - IF
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/12697
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Ensino de física mecânica para alunos com deficiência visual
Título(s) alternativo(s): Teaching mechanical physics for visually impaired students
Autor(es): Santos, Mickaelly Lydijanne Silva dos
Primeiro Orientador: Almeida, Guilherme Martins Alves de
metadata.dc.contributor.referee1: Silva, Anderson Rafael Correia Buarque da
metadata.dc.contributor.referee2: Lima, Wilma Valéria Pereira de
Resumo: Sabendo que o ensino de Física na educação básica é um grande desafio, quando falamos de educação especial esse desafio é dobrado, pois sendo a Física considerada uma disciplina temida pelos alunos é extremamente desafiadora torná-la atrativa para alunos deficientes físicos. É comum que as escolas tratem as deficiências como fator limitante ao desenvolvimento das habilidades escolares de cada aluno e associarem a presença desses alunos apenas a socialização e para desenvolver habilidades comunicativas. Entretanto, é possível adaptar aulas e metodologias em cada deficiência, dentro das suas limitações, e prezar pelo desenvolvimento intelectual de cada aluno. Sendo assim, o presente trabalho buscou expressar os desafios e perspectivas da educação inclusiva voltada para o ensino de alunos deficientes visuais e elaborar e apresentar um jogo de tabuleiro voltado para o ensino de Mecânica.
Abstract: Koin that the teaching of Physics in basic education is a great challenge, when we talk about special education this challenge is doubled, because since Physics is considered a subject feared by students, it is extremely challenging to make it attractive for physically disabled students. It is common for schools to treat disabilities as a limiting factor to the development of each student's school skills and associate the presence of these students only with socialization and to develop communicative skills. However, it is possible to adapt classes and methodologies to each disability, within their limitations, and to value the intellectual development of each student. Therefore, the present work sought to express the challenges and perspectives of inclusive education aimed at teaching visually impaired students and to elaborate and present a board game aimed at teaching Mechanics.
Palavras-chave: Ensino de física
Educação inclusiva
Estudantes com deficiência visual
Ensino de mecânica
Jogos de tabuleiro
Teaching physics
Inclusive education
Visually impaired students
Teaching mechanics
Board Games
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.department: Curso de Física
Citação: SANTOS, Mickaelly Lydijanne Silva dos. Ensino de física mecânica para alunos com deficiência visual. 2023. 45 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Física) – Instituto de Física, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2023.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/12697
Data do documento: 7-jul-2023
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - FÍSICA - IF

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Ensino de física mecânica para alunos com deficiência visual.pdf1.87 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.