00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) IF - INSTITUTO DE FÍSICA TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - IF Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - FÍSICA - IF
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/12697
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Almeida, Guilherme Martins Alves de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2878525857807451pt_BR
dc.contributor.referee1Silva, Anderson Rafael Correia Buarque da-
dc.contributor.referee2Lima, Wilma Valéria Pereira de-
dc.creatorSantos, Mickaelly Lydijanne Silva dos-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1116753534776930pt_BR
dc.date.accessioned2023-12-05T18:50:01Z-
dc.date.available2023-11-16-
dc.date.available2023-12-05T18:50:01Z-
dc.date.issued2023-07-07-
dc.identifier.citationSANTOS, Mickaelly Lydijanne Silva dos. Ensino de física mecânica para alunos com deficiência visual. 2023. 45 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Física) – Instituto de Física, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/12697-
dc.description.abstractKoin that the teaching of Physics in basic education is a great challenge, when we talk about special education this challenge is doubled, because since Physics is considered a subject feared by students, it is extremely challenging to make it attractive for physically disabled students. It is common for schools to treat disabilities as a limiting factor to the development of each student's school skills and associate the presence of these students only with socialization and to develop communicative skills. However, it is possible to adapt classes and methodologies to each disability, within their limitations, and to value the intellectual development of each student. Therefore, the present work sought to express the challenges and perspectives of inclusive education aimed at teaching visually impaired students and to elaborate and present a board game aimed at teaching Mechanics.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCurso de Físicapt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEnsino de físicapt_BR
dc.subjectEducação inclusivapt_BR
dc.subjectEstudantes com deficiência visualpt_BR
dc.subjectEnsino de mecânicapt_BR
dc.subjectJogos de tabuleiropt_BR
dc.subjectTeaching physicspt_BR
dc.subjectInclusive educationpt_BR
dc.subjectVisually impaired studentspt_BR
dc.subjectTeaching mechanicspt_BR
dc.subjectBoard Gamespt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICApt_BR
dc.titleEnsino de física mecânica para alunos com deficiência visualpt_BR
dc.title.alternativeTeaching mechanical physics for visually impaired studentspt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoSabendo que o ensino de Física na educação básica é um grande desafio, quando falamos de educação especial esse desafio é dobrado, pois sendo a Física considerada uma disciplina temida pelos alunos é extremamente desafiadora torná-la atrativa para alunos deficientes físicos. É comum que as escolas tratem as deficiências como fator limitante ao desenvolvimento das habilidades escolares de cada aluno e associarem a presença desses alunos apenas a socialização e para desenvolver habilidades comunicativas. Entretanto, é possível adaptar aulas e metodologias em cada deficiência, dentro das suas limitações, e prezar pelo desenvolvimento intelectual de cada aluno. Sendo assim, o presente trabalho buscou expressar os desafios e perspectivas da educação inclusiva voltada para o ensino de alunos deficientes visuais e elaborar e apresentar um jogo de tabuleiro voltado para o ensino de Mecânica.pt_BR
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - FÍSICA - IF

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Ensino de física mecânica para alunos com deficiência visual.pdf1.87 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.