00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) CEDU - CENTRO DE EDUCAÇÃO TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - CEDU Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - PEDAGOGIA - CEDU
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/12692
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Barros, Abdízia Maria-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8978186925444582pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Lima, Walter Matias-
dc.contributor.advisor-co1IDhttps://orcid.org/0000-0001-7331-9475pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0941145152986197pt_BR
dc.contributor.referee1Cavalcante, Valéria Campos-
dc.contributor.referee1IDhttps://orcid.org/0000-0001-9512-1531pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6189537710156188pt_BR
dc.creatorCordolino, Giullianna Kelly Melo Vieira-
dc.creatorSantos, Ruth Tacyelle da Silva-
dc.date.accessioned2023-12-04T18:16:35Z-
dc.date.available2023-12-04-
dc.date.available2023-12-04T18:16:35Z-
dc.date.issued2023-10-04-
dc.identifier.citationCORDOLINO, Giullianna Kelly Melo Vieira, SANTOS, Ruth Tacyelle da Silva. Currículo e a docilização corpórea na educação de jovens e adultos. 2023. 32 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura Plena em Pedagogia) - Centro de Educação, Curso de Pedagogia, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/12692-
dc.description.abstractThis final paper aims to question the conception of curriculum in Youth and Adult Education (EJA) in a state school in Maceió-AL in the face of the docilization of the body, a term used and adopted in this research with support from Michel Foucault (1987), in addition to highlighting the relevance of the theme of docilization for Education. The methodology used was of a qualitative nature, which initially involved visits to the school, but which soon after the pandemic changed to bibliographical research and remained until the conclusion of the work. Its general objective is to discuss the corporeality of EJA students in the period before, during and after the COVID-19 pandemic. The specific objectives seek to question the way curricula deprive bodies, evoke the use of ICTs in distance learning classes, question whether students were involved in distance learning classes and analyze how students were inserted into virtual environments. We drew on Arroyo (2017) and (2011), Barreto (2007), BNCC (2017), LDBEN 9394/1996, Foucault (1987) and (2005), Freire (2002), Gomes (2007), Lopes and Souza (2005), Louro (2020), Paiva (2018), Pinar (2007), Reexamination of CNE/CEB Opinion No. 23/2008 and CNE/CEB Opinion No. 1/2021, Senhoras (2020) and Silva (2010). The results make it possible for several questions to arise and for new methodologies to be addressed in the EJA, bringing improvements and making education a more consistent, relevant and meaningful tool.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCurso de Pedagogiapt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectCurrículopt_BR
dc.subjectEducação de Jovens e Adultos - EJApt_BR
dc.subjectDocilizaçãopt_BR
dc.subjectCorporeidadept_BR
dc.subjectCurriculumpt_BR
dc.subjectYouth and Adult Educationpt_BR
dc.subjectDocilizationpt_BR
dc.subjectCorporealitypt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO DE ADULTOSpt_BR
dc.titleCurrículo e a docilização corpórea na educação de jovens e adultospt_BR
dc.title.alternativeCurriculum and corporeal Docilization in the Education of Young People and Adultspt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho de conclusão pretende questionar sobre a concepção de currículona Educação de Jovens e Adultos (EJA) em uma escola estadual de Maceió-AL frente à docilização do corpo, termo usado e adotado nesta pesquisa com subsídio em Michel Foucault (1987), além de destacar a relevância da temática da docilização paraa Educação. A metodologia utilizada foi de natureza qualitativa, a qual de início foramrealizadas visitas à escola, mas que logo após a pandemia mudou para pesquisa bibliográfica e permaneceu até a conclusão do trabalho. Tem por objetivo geral discutir sobre a corporeidade dos alunos da EJA no período que antecede, no durante e pós pandemia da COVID-19. Os objetivos específicos buscam questionar a maneira que os currículos privam os corpos, evocar sobre o uso das TIC’s em aulas à distância, questionar se houve envolvimento dos alunos em aulas EAD e analisar como ocorreu a inserção dos alunos nos ambientes virtuais. Nos aportamos teoricamente em Arroyo (2017) e (2011), Barreto (2007), BNCC (2017), LDBEN 9394/1996, Foucault (1987) e (2005), Freire (2002), Gomes (2007), Lopes e Souza (2005), Louro (2020), Paiva (2018), Pinar (2007), Reexame do Parecer CNE/CEB no 23/2008 e CNE/CEB no1/2021, Senhoras (2020) e Silva (2010). Os resultados possibilitam que diversos questionamentos surjam e que novas metodologias sejam abordadas na EJA trazendo melhorias e tornando a educação uma ferramenta mais consistente, relevante e mais significativa.pt_BR
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - PEDAGOGIA - CEDU

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Curriculo e a docilizaçao corporea na educação de jovens e adultos.pdf564.91 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.