Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/12667
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | Inclusão escolar das crianças com deficiências na educação infantil: o que as pesquisas apontam? |
Título(s) alternativo(s): | School inclusion of children with disabilities in early child education: what does the research point out? |
Autor(es): | Santos, Celiana Ana dos Silva, Thayná Virgínia da |
Primeiro Orientador: | Mercado, Elisangela Leal de Oliveira |
metadata.dc.contributor.referee1: | Silva, Andreza Fabrícia Pinheiro da |
metadata.dc.contributor.referee2: | Alves, Maria Dolores Fortes |
Resumo: | O processo de Inclusão Escolar na Educação Infantil tem sido incorporado ao ensino básico a mais de uma década e vem se apresentado como um grande desafio aos sistemas educacionais. Este trabalho refletiu sobre o cenário das pesquisas que retratam do processo de inclusão escolar na Educação Infantil nos últimos anos. A sua metodologia é fruto de uma pesquisa bibliométrica, de natureza quantitativa, realizada em dois periódicos nacionais, na Revista Brasileira de Educação Especial e na Revista de Educação Especial em meio ao período de recorte de 2015 a 2021. Para a concretização deste artigo, foi necessário realizar uma busca ampla envolvendo questões de revisão literárias sobre as especificidades, que possibilitou chegar aos resultados que foram detalhados no decorrer do trabalho. Como: a) região geográfica; b) tipos de pesquisa; c) etapa da educação infantil; d) sujeitos da pesquisa; e) marcadores sociais: diversidade, raça e indicadores socioeconômicos; f) tipos de deficiência; f) produtos, recursos, metodologias, estratégias; g); h) profissionais da educação. |
Palavras-chave: | Educação Infantil Educação Especial Inclusão Escolar |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO ESPECIAL |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Alagoas |
Sigla da Instituição: | UFAL |
metadata.dc.publisher.department: | Curso de Pedagogia Ensino a Distância |
Citação: | SANTOS, Celiana Ana dos, SILVA, Thayná Virgínia da. Inclusão escolar das crianças com deficiências na educação infantil: o que as pesquisas apontam?. 2023. 18 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura Plena em Pedagogia) - Centro de Educação, Núcleo de Educação a Distância/NEAD, Curso de Pedagogia - Pólo Matriz do Camaragibe, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2021. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/12667 |
Data do documento: | 22-dez-2021 |
Aparece nas coleções: | Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - PEDAGOGIA - CEDU |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Inclusão escolar das crianças com deficiências na educação infantil - o que as pesquisas apontam.pdf | 479.46 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.