00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) CEDU - CENTRO DE EDUCAÇÃO TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - CEDU Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - PEDAGOGIA - CEDU
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/12667
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Inclusão escolar das crianças com deficiências na educação infantil: o que as pesquisas apontam?
Título(s) alternativo(s): School inclusion of children with disabilities in early child education: what does the research point out?
Autor(es): Santos, Celiana Ana dos
Silva, Thayná Virgínia da
Primeiro Orientador: Mercado, Elisangela Leal de Oliveira
metadata.dc.contributor.referee1: Silva, Andreza Fabrícia Pinheiro da
metadata.dc.contributor.referee2: Alves, Maria Dolores Fortes
Resumo: O processo de Inclusão Escolar na Educação Infantil tem sido incorporado ao ensino básico a mais de uma década e vem se apresentado como um grande desafio aos sistemas educacionais. Este trabalho refletiu sobre o cenário das pesquisas que retratam do processo de inclusão escolar na Educação Infantil nos últimos anos. A sua metodologia é fruto de uma pesquisa bibliométrica, de natureza quantitativa, realizada em dois periódicos nacionais, na Revista Brasileira de Educação Especial e na Revista de Educação Especial em meio ao período de recorte de 2015 a 2021. Para a concretização deste artigo, foi necessário realizar uma busca ampla envolvendo questões de revisão literárias sobre as especificidades, que possibilitou chegar aos resultados que foram detalhados no decorrer do trabalho. Como: a) região geográfica; b) tipos de pesquisa; c) etapa da educação infantil; d) sujeitos da pesquisa; e) marcadores sociais: diversidade, raça e indicadores socioeconômicos; f) tipos de deficiência; f) produtos, recursos, metodologias, estratégias; g); h) profissionais da educação.
Palavras-chave: Educação Infantil
Educação Especial
Inclusão Escolar
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO ESPECIAL
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.department: Curso de Pedagogia Ensino a Distância
Citação: SANTOS, Celiana Ana dos, SILVA, Thayná Virgínia da. Inclusão escolar das crianças com deficiências na educação infantil: o que as pesquisas apontam?. 2023. 18 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura Plena em Pedagogia) - Centro de Educação, Núcleo de Educação a Distância/NEAD, Curso de Pedagogia - Pólo Matriz do Camaragibe, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2021.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/12667
Data do documento: 22-dez-2021
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - PEDAGOGIA - CEDU

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Inclusão escolar das crianças com deficiências na educação infantil - o que as pesquisas apontam.pdf479.46 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.