00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) FEAC - FACULDADE DE ECONOMIA, ADMINISTRAÇÃO E CONTABILIDADE TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - FEAC Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - ADMINISTRAÇÃO - FEAC
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/12614
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Plano de negócio para análise da viabilidade de um espaço de desenvolvimento integral para bebês e crianças pequenas em Maceió-AL
Autor(es): Dias, Gabrielly Melo Medeiros
Primeiro Orientador: Pinto, Ibsen Mateus Bittencourt Santana
metadata.dc.contributor.referee1: Fernandes, Ana Paula Lima Marques
metadata.dc.contributor.referee2: Silva, Edilson dos Santos
Resumo: Com a constante atualização do mercado e as necessidades que surgem de sobrevivência de um empreendimento, é imprescindível que o empreendedor possa ser capaz de identificar fatores que auxiliem tanto no amadurecimento, quanto no avanço do seu negócio. Para isso, é necessário um bom planejamento e um auxílio técnico para diminuir possíveis falhas. Este trabalho tem como objetivo realizar um Plano de Negócio a fim de analisar a viabilidade de um espaço de desenvolvimento infantil integral para bebês de 0 a 3 anos, através de um levantamento dos custos, despesas e receitas; determinando o investimento inicial, mão de obra, produtos e materiais; sendo possível realizar uma análise SWOT baseada nos dados dos ambientes interno e externo, bem como traçar um perfil dos clientes e potenciais clientes através da pesquisa descritiva quantitativa aplicada via e-mail a partir da base de dados de clientes do empreendimento. A pesquisa abrange todos os pais dos bebês matriculados atualmente no empreendimento e os que constam na lista de espera. Ao final do estudo foi possível analisar os componentes necessários e os indicadores de viabilidade, que conta com um resultado positivo, indicando que o empreendimento é viável.
Abstract: With the constant updating of the market and the needs that arise for the survival of an enterprise, it is to know that the entrepreneur may be able to identify factors that help both his maturation and his advancement. For this, good planning and technical assistance are necessary to reduce possible failures. This work aims to carry out a Business Plan in order to analyze the viability of a space for integral child development for babies from 0 to 3 years old, through a survey of costs, expenses and income; determining the initial investment, labor, products and materials; it is possible to carry out a SWOT analysis based on data from the internal and external environments, as well as draw a profile of customers and potential customers through descriptive quantitative research applied by email from the enterprise's database. The survey covers all parents of children currently enrolled in the development and those on the waiting list. At the end of the study, it was possible to analyze the necessary components and the feasibility indicators.
Palavras-chave: Plano de negócios
Crianças – Espaço de desenvolvimento integral
Análise SWOT
Viabilidade financeira
Empreendedorismo
Business plan
Children – Space for integral development
Analysis SWOT
Financial viability
Entrepreneurship
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.department: Curso de Administração
Citação: DIAS, Gabrielly Melo Medeiros. Plano de negócio para análise da viabilidade de um espaço de desenvolvimento integral para bebês e crianças pequenas em Maceió-AL. 2023. 63 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração) – Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2023.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/12614
Data do documento: 30-mai-2023
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - ADMINISTRAÇÃO - FEAC



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.