00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) FALE - FACULDADE DE LETRAS Dissertações e Teses defendidas na UFAL - FALE
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/12612
Tipo: Dissertação
Título: "É porque todo mundo se entrega à leitura [literária]!": análise da importância da prática de leitura literária na formação de educandos e educandas de uma turma de ensino fundamental II
Título(s) alternativo(s): "It's because everyone indulges in [literary] reading!": analysis of the importance of the practice of literary reading in the training of students in an elementary school II class
Autor(es): Lima, Martha Andréa dos Santos
Primeiro Orientador: Ferreira, Lígia dos Santos
metadata.dc.contributor.referee1: Magalhães, Belmira Rita da Costa
metadata.dc.contributor.referee2: Silva Sobrinho, Helson Flávio da
Resumo: Esta dissertação apresenta os resultados da pesquisa desenvolvida com textos literários nas aulas de Língua Portuguesa, do 7º ano do Ensino Fundamental (EF), de uma Escola Pública do Estado de Alagoas, pelo mestrado do Profletras, da Universidade Federal de Alagoas, no período de 2018-2020, cujo objetivo geral foi promover a formação crítica através da prática de leitura literária dos/as educandos/as por meio de atividades elaboradas pela pesquisadora. Como procedimentos metodológicos, foram selecionados dez textos narrativos e poéticos de autores diversos para leitura, reconhecimento dos elementos, momentos da narrativa, aspectos da poesia, análise e, por fim, a produção de releituras e de resenha crítica. Fundamentada na concepção de Freire (1989, p. 14), que defende que “a leitura da palavra não é apenas precedida pela leitura do mundo, mas por uma certa forma de ‘escrevê-lo’ ou de ‘reescrevê-lo’”, quer dizer, de transformá-lo através de nossa prática consciente, partimos do pressuposto de que a leitura é um recurso essencial para nos reconhecermos como sujeitos ativos na sociedade em que estamos inseridos/as e, é através dela que conseguimos dialogar com o mundo e pensar de forma crítica. Por isso, o trabalho foi realizado com base nas práticas, habilidades e estratégias de leitura literária que desenvolvemos no ato de ler, baseadas nas concepções do próprio Freire (1999), Solé (1998), Valarini [s.d.], Cosson (2014) e Santos (2019), que reiteram a importância da leitura de textos literários a partir do conhecimento prévio ou aproximação para familiarização do tema, conexões com a realidade objetiva e interdisciplinar, inferências, visualização, perguntas ao texto, sumarizações e sínteses; bem como na teoria de Candido (1995), que diz que a Literatura desenvolve uma sensibilidade transformadora e reflexiva nos seres humanos para propor uma experiência estética. Além disso, foram consideradas as concepções sobre letramento propostas por Kleiman (1995) e Soares (1998). A pesquisa adotou a abordagem de pesquisa-ação, fundamentada nas teorias de Thiollent (1985) e Pinto (1989); pois desenvolveu as vivências, experiências e conhecimentos dos educandos e das educandas sobre sua própria realidade nas aulas de Língua Portuguesa. Assim, a pesquisa contribuiu tanto para a autonomia leitora desses/as educandos/as da referida escola, quanto para sua formação crítica acerca da realidade na qual estão inseridos.
Abstract: This dissertation presents the results of the research developed with literary texts in Portuguese Language classes, from the 7th year of Elementary Education (EF), of a Public School of the State of Alagoas, by the Master of Profletras, from the Federal University of Alagoas, in the period of 2018-2020, whose general objective was to promote critical education through the practice of literary reading of students through activities developed by the researcher. As methodological procedures, ten narrative and poetic texts by different authors were selected for reading, recognition of the elements, moments of the narrative, aspects of poetry, analysis and, finally, the production of re-readings and critical reviews. Based on Freire's conception (1989, p. 14), who defends that “the reading of the word is not just preceded by the reading of the world, but by a certain way of 'writing it' or 'rewriting it'”, that is, to transform it through our conscious practice, we start from the assumption that reading is an essential resource to recognize ourselves as active subjects in the society in which we are inserted, and it is through it that we are able to dialogue with the world and think critically. Therefore, the work was carried out based on the practices, skills and strategies of literary reading that we developed in the act of reading, based on the conceptions of Freire (1999), Solé (1998), Valarini [sd], Cosson (2014) and Santos (2019), who reiterate the importance of reading literary texts based on prior knowledge or approach to familiarize the theme, connections with objective and interdisciplinary reality, inferences, visualization, questions to the text, summaries and syntheses; as well as in the theory of Candido (1995), who says that Literature develops a transformative and reflective sensitivity in human beings to propose an aesthetic experience. In addition, the concepts of literacy proposed by Kleiman (1995) and Soares (1998) were considered. The research adopted the action research approach, based on the theories of Thiollent (1985) and Pinto (1989); because it developed the experiences, experiences and knowledge of students and students about their own reality in Portuguese language classes. Thus, the research contributed both to the reading autonomy of these students from that school, as well as to their critical education about the reality in which they are inserted.
Palavras-chave: Educação literária
Literatura- Prática de leitura
Letramento- Literatura
Leitura crítica- Formação do leitor
Literary education
Literature- Reading practice
Literacy- Literature
Critical reading - Reader training
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Mestrado Profissional em Letras em Rede Nacional - ProfLetras
Citação: LIMA, Martha Andréa dos Santos. "É porque todo mundo se entrega à leitura [literária]!": análise da importância da prática de leitura literária na formação de educandos e educandas de uma turma de ensino fundamental II. 2023. 99 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras) – Universidade Federal de Alagoas. Faculdade de Letras. PROFLETRAS. Maceió, 2020.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/12612
Data do documento: 13-mar-2020
Aparece nas coleções:Dissertações e Teses defendidas na UFAL - FALE



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.