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http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/12592
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor1 | Cordeiro, Paulo Machado | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/5055492423329236 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Silva, Beclaute Oliveira | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/2567266014708590 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Barros, Tácito Yuri de Melo | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/1122690589037078 | pt_BR |
dc.creator | Silva, Natally Raiany de Oliveira | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/2208455923820114 | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2023-11-16T14:58:19Z | - |
dc.date.available | 2023-11-16 | - |
dc.date.available | 2023-11-16T14:58:19Z | - |
dc.date.issued | 2022-06-28 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Natally Raiany de Oliveira. A introdução ao estudo do direito na educação básica para a difusão de valores fundamentais aos direitos e deveres dos cidadãos. 2023. 76 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Direito) – Faculdade de Direito de Alagoas, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2022. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/12592 | - |
dc.description.abstract | This work proposes the inclusion of the subject Introduction to the Study of Law (ISL) in the Basic Education curriculum, with a view to reinforcing the implementation of the guideline of item I of article 27 of the Law of Directives and Bases of Education: the diffusion of fundamental values the rights and duties of citizens. To this end, it was necessary to discuss the nature and object of study of ISL to verify its suitability as a propagator of these fundamental values. As well as, it was tried to demonstrate that the ISL fits to several legal devices that have objectives related to the knowledge of the legal values, rights and duties in Basic Education. For this, a qualitative approach was used in dealing with the data found in bibliographic research. The work has two cornerstones for its entire development: i. the understanding that ISL has an introductory or propaedeutic science nature; and ii. it has general concepts of Law as part of its object of study. From this, it was demonstrated the relevance of the ISL with objectives related to legal education in Basic Education in different legislations and other documents of a normative nature. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Alagoas | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Curso de Direito | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFAL | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Educação básica | pt_BR |
dc.subject | Grade curricular - Introdução ao Estudo do Direito | pt_BR |
dc.subject | Direitos fundamentais - Estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject | Diretrizes curriculares | pt_BR |
dc.subject | Basic education | pt_BR |
dc.subject | Curriculum - Introduction to the study of law | pt_BR |
dc.subject | Fundamental rights - Study and teaching | pt_BR |
dc.subject | Curricular guidelines | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DIREITO | pt_BR |
dc.title | A introdução ao estudo do direito na educação básica para a difusão de valores fundamentais aos direitos e deveres dos cidadãos | pt_BR |
dc.title.alternative | The introduction to the study of law in basic education for the dissemination of values fundamental to the rigth to and duties of citizens | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.description.resumo | Este trabalho propõe a inclusão da disciplina Introdução ao Estudo do Direito (IED) na grade curricular da Educação Básica, com vista a reforçar a execução da diretriz do inciso I do artigo 27 da Lei de Diretrizes e Bases da Educação: a difusão de valores fundamentais aos direitos e deveres dos cidadãos. Para tal, foi necessário discorrer acerca da natureza e do objeto de estudo da IED para verificar a sua adequação como propagador desses valores fundamentais. Bem como, buscou-se demonstrar que a IED se adequa a diversos dispositivos legais que têm objetivos relacionados ao conhecimento dos valores jurídicos, direitos e deveres na Educação Básica. Para isso, utilizou-se da abordagem qualitativa no trato com os dados encontrados em pesquisas bibliográficas. O trabalho possui duas pedras fundamentais para todo o seu desenvolvimento: i. o entendimento de que a IED tem natureza de ciência introdutória, ou propedêutica; e ii. possui conceitos gerais do Direito como parte de seu objeto de estudo. A partir disso, demonstrou-se a pertinência da IED com objetivos relacionados ao ensino jurídico na Educação Básica em diferentes legislações e outros documentos de carácter normativo. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - DIREITO - FDA |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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A introdução ao estudo do direito na educação básica para a difusão de valores fundamentais aos direitos e deveres dos cidadãos.pdf | 548.81 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
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