00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) ICHCA - INSTITUTO DE CIÊNCIAS HUMANAS, COMUNICAÇÃO E ARTES TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - ICHCA Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - TEATRO - ICHCA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/12586
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Como brotam as flores feministas das coxias: um relato sobre a fundação do primeiro grupo de teatro feminista no Pontal da Barra
Título(s) alternativo(s): How the feminist flowers brought on the hairside: a report on the foundation of the first feminist theater group in Pontal da Barra
Autor(es): Santos, Ticiane Simões dos
Primeiro Orientador: Ferraz, Ana Flávia de Andrade
metadata.dc.contributor.referee1: Almeida, Lígia Helena de
metadata.dc.contributor.referee2: Couto, Lara Barbosa
Resumo: Esta pesquisa se inicia com a consciência de uma necessidade de se contar a história do Teatro produzido em Alagoas, ainda mais, da história das periferias e suas formas de pensar, consumir e produzir Arte. Aponta a importância do relato do momento atual visitando memórias pela oralidade das pessoas que a fazem, tomando o protagonismo do lugar de quem sempre narrou os feitos e pôde escrever – determinando assim a história dos livros. Esse trabalho de conclusão de curso é reverberação do potente encontro do grupo de estudos Poéticas Feministas e do projeto de pesquisa intitulado Poéticas Feministas: reflexões sobre o Teatro alagoano, que foi coordenado pela professora Drª Ana Flávia de Andrade Ferraz, que também me orienta neste trabalho. Aqui, dissertarei sobre a criação do grupo As Antiprincesas (hoje, Grupo Ambrosinas), da ONG Ateliê Ambrosina, localizada no bairro periférico e pesqueiro, o Pontal da Barra e ainda sobre o processo de montagem do espetáculo Quando Aprendi a Dizer Não, com a primeira turma de Teatro do projeto Casa Ambrosina, observando as metodologias teatrais, educacionais e afetivas aplicadas para discutir a sociedade na qual vivemos com olhar sensível à Arte, Culturas e Feminismos.
Abstract: This research begins with an awareness of the need to tell the history of Theater produced in Alagoas, even more, the history of the peripheries and their ways of thinking, consuming and producing Art. It points out the importance of reporting the current moment by visiting memories through the orality of the people who make them, taking the lead from the place of those who always narrated the deeds and were able to write – thus determining the history of books. This course completion work is the result of the powerful meeting of the Feminist Poetic study group and the research project entitled Feminist Poetic: reflections on the Theater of Alagoas, which was coordinated by Professor Drª Ana Flávia de Andrade Ferraz, who also guides me in this work. Here, I will talk about the creation of the group As Antiprincesas (today, Grupo Ambrosinas), from the NGO Ateliê Ambrosina, located in the peripheral and fishing neighborhood, Pontal da Barra, and also about the process of setting up the show When I Learned to Say No, with the first Theater group of the Casa Ambrosina project, observing the theatrical, educational and affective methodologies applied to discuss the society in which we live with a sensitive look at Art, Cultures and Feminisms.
Palavras-chave: Peças de protesto, realista informativa
Feminismo
Feminismo e arte
Teatro alagoano - História
Protest pieces, informative realistic
Feminism
Feminism and art
Theater of Alagoas - History
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::TEATRO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.department: Curso de Teatro
Citação: SANTOS, Ticiane Simões dos. Como brotam as flores feministas das coxias: um relato sobre a fundação do primeiro grupo de teatro feminista no Pontal da Barra . 2023. 68 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Teatro) – Instituto de Ciências Humanas, Comunicação e Artes, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2023.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/12586
Data do documento: 1-jun-2023
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - TEATRO - ICHCA



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.