00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) CEDU - CENTRO DE EDUCAÇÃO TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - CEDU Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - PEDAGOGIA - CEDU
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/12579
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Cavalcante, Valéria Campos-
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/0000-0001-9512-1531pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6189537710156188pt_BR
dc.contributor.referee1Silva, Elza Maria da-
dc.contributor.referee1IDhttps://orcid.org/0000-0003-3491-4292pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8658721923461828pt_BR
dc.contributor.referee2Santos, Janayna Paula Lima de Souza-
dc.contributor.referee2IDhttps://orcid.org/0000-0002-8947-5015pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/1756972365624957pt_BR
dc.creatorNeves, Damiana Azevedo das-
dc.creatorSantana, Edilene Santos-
dc.date.accessioned2023-11-14T21:43:50Z-
dc.date.available2023-11-14-
dc.date.available2023-11-14T21:43:50Z-
dc.date.issued2022-07-12-
dc.identifier.citationNEVES, Damiana Azevedo das, SANTANA, Edilene Santos. Alfalbetizar e letrar com o gênero fábula: possibilidades e perspectivas em uma turma multisseriada. 19 f. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura Plena em Pedagogia) - Centro de Educação, Núcleo de Educação a Distância/NEAD, Curso de Pedagogia - Pólo Maceió, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/12579-
dc.description.abstractThe present work discusses an intervention process focused on the application of literacy and literacy activities with the fable genre, in a multigrade class in the countryside, in the municipality of São José da Laje. The results of the experiences developed at the Mundo Encantado Municipal School. They took place in person, from February to June 2022. The objective was to reflect on the use of the fable genre as a literacy and literacy perspective with students from multigrade classes. The research presented here is a qualitative field investigation, with a case study approach. We take as theoretical references such as: Cavalcante (2017); Larchert (2010), Sclemmer (2020), Shneuwly and Dolz (2004), and, Soares (2020, 2006). It is understood the relevance of working with a fable textual genre in the classroom, introducing reading and writing as a way to improve the quality of student learning, inserting reading and writing practices as resources for literacy and literacy, understanding that in the Literacy period it is essential that students have frequent contact with the most varied textual genres (BRASIL, 2018). In this sense, we conclude that the activities developed from the fable genre, in this study, followed the perspective of extrapolating or surpassing the limits of classes with students of different levels of reading and writing, bringing activities, focusing on interactions with students, from language practices, which include reading, speaking, writing and linguistic analysis.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCurso de Pedagogia Ensino a Distânciapt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectLeiturapt_BR
dc.subjectTurma multisseriadapt_BR
dc.subjectGênero fábulapt_BR
dc.subjectReadingpt_BR
dc.subjectAlfabetizaçãopt_BR
dc.subjectMultigrade classept_BR
dc.subjectFable genrept_BR
dc.subjectLiteracypt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpt_BR
dc.titleAlfalbetizar e letrar com o gênero fábula: possibilidades e perspectivas em uma turma multisseriadapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho discorre sobre um processo interventivo focado na aplicação de atividades de alfabetização e letramento com o gênero fábula, em uma turma multisseriada do campo, no município de São José da Laje. Os resultados das experiências desenvolvidas nas Escola Municipal Mundo Encantado aconteceram presencialmente, no período de fevereiro a junho de 2022. Como objetivo buscou-se refletir sobre a utilização do gênero fábula como perspectiva de alfabetização e letramento com estudantes de uma turma multisseriada. A pesquisa aqui apresentada é uma investigação de cunho qualitativo, com abordagem de estudo de caso. Tomamos como referenciais teóricos como: Cavalcante (2017); Larchert (2010), Sclemmer (2020), Shneuwly e Dolz (2004), e, Soares (2020, 2006). Entende-se a relevância de se trabalhar com gênero textual fábula na sala de aula, introduzindo a leitura e escrita como forma de melhorar a qualidade da aprendizagem dos/as estudantes, inserindo as práticas de leitura e escrita como recursos para a alfabetização e o letramento, entendendo que no período da Alfabetização é imprescindível que os estudantes tenham um frequente contato com os mais variados gêneros textuais (BRASIL, 2018). Nesse sentido, concluímos que as atividades elaboradas a partir do gênero fábula seguiu na perspectiva de extrapolar ou superar os limites de turma com estudantes de diferentes níveis de leitura e escrita, trazendo atividades, com foco nas interações com os/as estudantes, a partir de práticas de linguagem, que contemplam a leitura, oralidade, escrita e análise linguística.pt_BR
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - PEDAGOGIA - CEDU

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Alfabetizar e letrar com o gênero fábula - possibilidades e perspectivas em uma turma multisseriada.pdf381.91 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.