00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) CEDU - CENTRO DE EDUCAÇÃO TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - CEDU Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - PEDAGOGIA - CEDU
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/12533
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Viana, Maria Aparecida Pereira-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5842179916349442pt_BR
dc.contributor.referee1Silva, Elza Maria da-
dc.contributor.referee1IDhttps://orcid.org/0000-0003-3491-4292pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8658721923461828pt_BR
dc.contributor.referee2Souza, Silvana Paulina de-
dc.contributor.referee2IDhttps://orcid.org/0000-0003-2509-7737pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/4237683604411139pt_BR
dc.creatorBarbosa, Janaína Soares da Silva-
dc.creatorVasconcelos, Sulamita Cristina Alves-
dc.date.accessioned2023-11-07T20:50:47Z-
dc.date.available2023-11-07-
dc.date.available2023-11-07T20:50:47Z-
dc.date.issued2021-10-30-
dc.identifier.citationBARBOSA, Janaína Soares da Silva, VASCONCELOS, Sulamita Cristina Alves. Narrativas digitais reflexivas de professores em formação: identidade para transformar práticas. 2023. 19 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura Plena em Pedagogia) - Centro de Educação, Núcleo de Educação a Distância/NEAD, Curso de Pedagogia - Pólo Maceió, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/12533-
dc.description.abstractThis study aims to analyze the reflexive digital narratives produced by students of the Distance Education course at UFAL, aiming to answer how the training process in this modality reflects on pedagogical practices and identity constructions. By placing distance education at the center of the debate, it is shown that it is possible and necessary to broaden the discussions about its potential, as an education model that values the democratic production of knowledge. To achieve the proposed objective, we used VIANA (2003), PIMENTA (1997), PASSOS (2014), ALMEIDA and VALENTE (2014), as a theoretical support to articulate formation, identity and narratives. As proposed by TALARICO (2019) et al, digital narratives are instruments of representation, which allows us to perceive the ways of noticing and building oneself within the profession. It was clear that narrative experiences are either as an object or as a method they show themselves as fertile spaces for assessment, reflection and self-training. The analysis was carried out in a descriptive way, exploring the semantic elements of repetition, the conceptions and the richness of the speech details.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCurso de Pedagogia Ensino a Distânciapt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectNarrativas de professorespt_BR
dc.subjectIdentidadespt_BR
dc.subjectFormação inicial EaDpt_BR
dc.subjectTeachers' narrativespt_BR
dc.subjectIdentitiespt_BR
dc.subjectInitial EaD trainingpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpt_BR
dc.titleNarrativas digitais reflexivas de professores em formação: identidade para transformar práticaspt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoO presente estudo tem como objetivo analisar as narrativas digitais reflexivas produzidas por alunos do curso de pedagogia a Distância da UFAL, visando responder como o processo de formação nessa modalidade reflete nas práticas pedagógicas e nas construções identitárias. Ao colocar a EaD no centro do debate, mostra-se que é possível e necessário alargar as discussões sobre suas potencialidades, enquanto modelo de educação que preza pela produção democrática do conhecimento. Para atingir o objetivo proposto, recorreu-se a VIANA (2003), PIMENTA (1997), PASSOS (2014), ALMEIDA e VALENTE (2014), como aporte teórico para articular formação, identidade e narrativas. Como proposto por TALARICO (2019) et al, as narrativas digitais são instrumentos de representação, o que permite perceber as formas de notar-se e construir-se dentro da profissão.Ficou claro que as experiências narrativas,tanto como objeto ou enquanto método, mostram-se como espaços férteis de avaliação, reflexão e autoformação. A análise foi feita de forma descritiva, explorando os elementos semânticos de repetição, as concepções e a riqueza dos detalhes das falas.pt_BR
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - PEDAGOGIA - CEDU

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Narrativas digitais reflexivas de professores em formação - identidade para transformar práticas.pdf611.84 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.