00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) CEDU - CENTRO DE EDUCAÇÃO TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - CEDU Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - PEDAGOGIA - CEDU
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/12491
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Anjos, Cleriston Izidro dos-
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/0000-0003-1040-4909pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7481303031221773pt_BR
dc.contributor.referee1Santos , Mercedes Bêtta Quintano de Carvalho Pereira dos-
dc.contributor.referee1IDhttps://orcid.org/0000-0001-8895-333Xpt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7632501056879630pt_BR
dc.contributor.referee2Silva, Viviane dos Reis-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/5663438666296365pt_BR
dc.creatorFerraz, Amanda dos Santos Silva-
dc.creatorCarvalho, Daniella Costa de-
dc.date.accessioned2023-10-27T22:01:11Z-
dc.date.available2023-10-27-
dc.date.available2023-10-27T22:01:11Z-
dc.date.issued2021-08-30-
dc.identifier.citationFERRAZ, Amanda dos Santos Silva, CARVALHO, Daniella Costa de. Infância(s) e educação infantil em tempos de pandemia: um olhar sobre as produções acadêmicas (2020-2021). 2023. 39 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura Plena em Pedagogia) - Centro de Educação, Curso de Pedagogia, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/12491-
dc.description.abstractThe pandemic caused by Covid-19, with a record of the first case in Brazil at the end of February 2020, caused the world to go through a turnaround that affected several dimensions of daily life, in Brazil and worldwide. Measures to contain the spread of the virus were taken and, among them, is the need for physical isolation, which also affected the functioning of educational institutions, the lives of children and their families. Therefore, the following research question arose: what discussions and issues have been pointed out when it comes to the possible impacts of the pandemic on the ways of life of children from babies, their families and their educators? That said, the research aimed to map academic productions on childhood(s) and early childhood education in times of pandemic, published in the period between March 2020 and June 2021. This is a qualitative investigation carried out from procedures survey mapping methodologies. The results indicate that the period of physical isolation has brought multiple consequences for children from babies and their families, due to a complex set of factors that involve the context of loss of social and educational rights, and also the way in which the pandemic has been faced in the Brazilian context, which has caused an intensification of existing inequalities in Brazilian society, especially when we analyze the situation from the markers of difference: class, gender, race and age.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCurso de Pedagogiapt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectDocênciapt_BR
dc.subjectCriançaspt_BR
dc.subjectCovid-19pt_BR
dc.subjectFamíliaspt_BR
dc.subjectEducação Infantilpt_BR
dc.subjectChildhoodpt_BR
dc.subjectKidspt_BR
dc.subjectChild educationpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO PRE-ESCOLARpt_BR
dc.titleInfância(s) e educação infantil em tempos de pandemia: um olhar sobre as produções acadêmicas (2020-2021)pt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoA pandemia ocasionada pela Covid-19, com registro de primeiro caso no Brasil no final do mês de fevereiro de 2020, fez com que o mundo passasse por uma reviravolta que afetou várias dimensões da vida cotidiana, no Brasil e no mundo. Medidas para conter a propagação do vírus foram tomadas e, dentre elas, se encontra a necessidade de isolamento físico, que também afetou o funcionamento das instituições educacionais, a vida das crianças e de suas famílias. Diante disso, surgiu a seguinte questão de pesquisa: que discussões e problemáticas têm sido apontadas quando se trata dos possíveis impactos da pandemia nos modos de vida das crianças desde bebês, de suas famílias e de seus/suas educadores/as? Posto isto, a pesquisa teve o intuito de mapear as produções acadêmicas sobre infância(s) e educação infantil em tempos de pandemia, publicadas no período entre março de 2020 e junho de 2021. Trata-se de uma investigação qualitativa realizada a partir de procedimentos metodológicos de mapeamento de pesquisas. Os resultados indicam que o período de isolamento físico tem trazido múltiplas consequências para as crianças desde bebês e suas famílias, devido a um complexo conjunto de fatores que envolvem o contexto de perda de direitos sociais e educacionais e, ainda, o modo por meio do qual a pandemia tem sido enfrentada no contexto brasileiro, o que tem ocasionado uma intensificação das desigualdades existentes na sociedade brasileira, especialmente quando analisamos a situação a partir dos marcadores da diferença: classe, gênero, raça e idade.pt_BR
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - PEDAGOGIA - CEDU

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Infância(s) e educação infantil em tempos de pandemia - um olhar sobre as produções acadêmicas (2020-2021).pdf630.7 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.