Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/12482
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | O letramento literário em pesquisas inseridas no campo da linguística aplicada |
Título(s) alternativo(s): | La alfabetización literaria en la investigación en el campo de la lingüística aplicada |
Autor(es): | Pereira, Anderson da Silva |
Primeiro Orientador: | Santos, Lúcia de Fátima |
metadata.dc.contributor.referee1: | Ferreira, Lígia dos Santos |
metadata.dc.contributor.referee2: | Oliveira, Fabiana Pincho de |
Resumo: | Esta pesquisa bibliográfica (SEVERINO, 2007) objetiva analisar a presença do letramento literário (PAULINO, 2010; COSSON, 2009; SILVA e SILVEIRA, 2013) em artigos científicos publicados na área da linguística aplicada, visando compreender as principais abordagens, perspectivas teóricas, autores e práticas adotadas nesse contexto. As buscas foram realizadas no periódico Trabalhos em Linguística Aplicada, sendo analisados, na íntegra, 6 artigos que foram publicados durante o ano de 2021. Constatou-se, através dos artigos analisados, a presença de certa diversidade de abordagens relacionadas ao letramento literário. As perspectivas não foram “únicas”, foram direcionadas com base em textos e autores diversos. Além disso, também foi possível perceber ancoragens dos estudos do letramento literário com outras vertentes, tais como decolonialidade e letramento de reexistência. |
Abstract: | Esta investigación bibliográfica (SEVERINO, 2007) tiene como objetivo analizar la presencia de la alfabetización literaria (PAULINO, 2010; Cosson, 2009; SILVA y SILVEIRA, 2013) en artículos científicos publicados en el área de lingüística aplicada, con el objetivo de compreender los principales enfoques, perspectivas teóricas, autores y prácticas adoptadas en este contexto. Las búsquedas se realizaron en la revista Trabalhos em Linguística Aplicada), y se analizaron 6 artículos que se publicaron durante 2021. Se verificó, a través de los artículos analizados, la presencia de cierta diversidad de enfoques relacionados con la alfabetización literaria. Las perspectivas no eran "únicas", sino que se dirigían a partir de diversos textos y autores. Además, también fue posible percibir anclajes de los estudios de alfabetización literária con otras vertientes, como la decolonialidad y la alfabetización de la reexistencia. |
Palavras-chave: | Letramento - Literatura Linguística aplicada Bibliografia Literacy - Literature Applied linguistics Bibliography Alfabetización - Literatura Lingüística aplicada Bibliografía |
CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Alagoas |
Sigla da Instituição: | UFAL |
metadata.dc.publisher.department: | Curso de Letras(Português) |
Citação: | PEREIRA, Anderson da Silva. O letramento literário em pesquisas inseridas no campo da linguística aplicada. 2023. 20 f. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Letras – Português) - Faculdade de Letras, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2023. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/12482 |
Data do documento: | 20-jun-2023 |
Aparece nas coleções: | Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Graduação - LETRAS (PORTUGUÊS) - FALE |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
O letramento literário em pesquisas inseridas no campo da linguística aplicada.pdf | 411.97 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.