00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) FALE - FACULDADE DE LETRAS TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - FALE Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Graduação - LETRAS (PORTUGUÊS) - FALE
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/12482
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: O letramento literário em pesquisas inseridas no campo da linguística aplicada
Título(s) alternativo(s): La alfabetización literaria en la investigación en el campo de la lingüística aplicada
Autor(es): Pereira, Anderson da Silva
Primeiro Orientador: Santos, Lúcia de Fátima
metadata.dc.contributor.referee1: Ferreira, Lígia dos Santos
metadata.dc.contributor.referee2: Oliveira, Fabiana Pincho de
Resumo: Esta pesquisa bibliográfica (SEVERINO, 2007) objetiva analisar a presença do letramento literário (PAULINO, 2010; COSSON, 2009; SILVA e SILVEIRA, 2013) em artigos científicos publicados na área da linguística aplicada, visando compreender as principais abordagens, perspectivas teóricas, autores e práticas adotadas nesse contexto. As buscas foram realizadas no periódico Trabalhos em Linguística Aplicada, sendo analisados, na íntegra, 6 artigos que foram publicados durante o ano de 2021. Constatou-se, através dos artigos analisados, a presença de certa diversidade de abordagens relacionadas ao letramento literário. As perspectivas não foram “únicas”, foram direcionadas com base em textos e autores diversos. Além disso, também foi possível perceber ancoragens dos estudos do letramento literário com outras vertentes, tais como decolonialidade e letramento de reexistência.
Abstract: Esta investigación bibliográfica (SEVERINO, 2007) tiene como objetivo analizar la presencia de la alfabetización literaria (PAULINO, 2010; Cosson, 2009; SILVA y SILVEIRA, 2013) en artículos científicos publicados en el área de lingüística aplicada, con el objetivo de compreender los principales enfoques, perspectivas teóricas, autores y prácticas adoptadas en este contexto. Las búsquedas se realizaron en la revista Trabalhos em Linguística Aplicada), y se analizaron 6 artículos que se publicaron durante 2021. Se verificó, a través de los artículos analizados, la presencia de cierta diversidad de enfoques relacionados con la alfabetización literaria. Las perspectivas no eran "únicas", sino que se dirigían a partir de diversos textos y autores. Además, también fue posible percibir anclajes de los estudios de alfabetización literária con otras vertientes, como la decolonialidad y la alfabetización de la reexistencia.
Palavras-chave: Letramento - Literatura
Linguística aplicada
Bibliografia
Literacy - Literature
Applied linguistics
Bibliography
Alfabetización - Literatura
Lingüística aplicada
Bibliografía
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.department: Curso de Letras(Português)
Citação: PEREIRA, Anderson da Silva. O letramento literário em pesquisas inseridas no campo da linguística aplicada. 2023. 20 f. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Letras – Português) - Faculdade de Letras, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2023.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/12482
Data do documento: 20-jun-2023
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Graduação - LETRAS (PORTUGUÊS) - FALE

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
O letramento literário em pesquisas inseridas no campo da linguística aplicada.pdf411.97 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.