00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) FALE - FACULDADE DE LETRAS TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - FALE Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - LETRAS (ESPANHOL) - FALE
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/12481
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: O ensino-aprendizagem da língua espanhola na modalidade Educação de Jovens e Adultos (EJA)
Título(s) alternativo(s): Teaching and learning the Spanish language in the Youth and Adult Education (EJA) modality
Autor(es): Lima, Maria Lenilda Barbosa de
Primeiro Orientador: Azambuja, Kristianny Brandão B. de
metadata.dc.contributor.referee1: Oliveira, Aline Vieira Bezerra Higino de
metadata.dc.contributor.referee2: Queiroz, Josefh Fernando Soares
Resumo: Este artigo „‟ O ensino-aprendizagem da língua espanhola na modalidade EJA-ensino médio, tem como objetivo refletir sobre o ensino de Espanhol em turmas de Educação de Jovens e Adultos (EJA) do ensino médio. O referencial teórico está baseado em documentos e trabalhos sobre a modalidade da EJA, seguindo do ensino de língua estrangeira e o panorama do ensino de espanhol no Brasil, em especial um estudo dos documentos oficiais e sua aplicação no estado de Alagoas. Defende - se que problemas como a inadequação dos materiais e das abordagens, que dificultam a reconstrução de crenças negativas dos alunos da EJA quanto a aprender uma língua estrangeira, são agravados pelo fato de que esses educandos chegam à escola, em geral, inseguros quanto à sua capacidade de dominar novos conhecimentos formais. Além dos dados teóricos, são relatadas algumas experiências pedagógicas de uma das autoras deste trabalho, em turmas de EJA do ensino médio, em que a contextualização das atividades e o diálogo com os alunos foram fatores preponderantes para a efetivação de um processo ensino-aprendizagem de qualidade. Ao final, tenta-se comprovar a importância do ensino de espanhol não só para o aumento dos conhecimentos e da autoestima dos educandos jovens e adultos, mas também para sua maior inclusão social no ensino - aprendizagem.
Abstract: Resumen- Este artículo „‟ La enseñanza-aprendizaje de La lengua española en La modalidad EJA Bachillerato, tuvo como objetivo reflexionar o enseñar el español en el contexto de la Educación de Jóvenes y adultos (EJA) en el Bachillerato. El marco teórico se basa en documentos y trabajos en La modalidad EJA, siguiendo la enseñanza de la lengua extranjera y el panorama de la lengua española en Brasil, especialmente en el estudio de dos documentos oficiales y su aplicación en el estado de Alagoas. Defiende - Sé que problemas como La insuficiencia de dos materiales y enfoques, que dificultan La reconstrucción de creencias negativas para dos estudiantes, le dá a EJA cuánto aprender un idioma extranjero, agravado por el hecho de que estos estudiantes asisten a la escuela, en general, inseguros en cuanto a su capacidad para dominar nuevos conocimientos formales. Además de dos datos teóricos, se relacionan algunas experiencias pedagógicas de uno de los autores de este trabajo, en las clases del entorno docente de EJA, en las que se contextualizan las actividades y se dialoga con algunos de los foros predominantes para la efectividad de un proceso de enseñanza. de calidad. A finales de año se intentará comprobar la importancia de la enseñanza en español no solo para el aumento del conocimiento y la autoestima de jóvenes y adultos, sino también para su mayor inclusión social, no de enseñanza - aprendizaje.
Palavras-chave: Língua espanhola - Estudo e ensino
Educação de jovens e Adultos
Ensino de espanhol no Brasil
Spanish language - Study and teaching
Youth and Adult Education
Teaching Spanish in Brazil
Lengua española - Estudio y enseñanza
Educación de jóvenes y adultos
Enseñar español en Brasil
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.department: Curso de Letras(Espanhol)
Citação: LIMA, Maria Lenilda Barbosa de. O ensino-aprendizagem da língua espanhola na modalidade Educação de Jovens e Adultos (EJA). 2023. 28 f. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Letras – Espanhol) - Faculdade de Letras, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2023.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/12481
Data do documento: 11-jul-2022
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - LETRAS (ESPANHOL) - FALE

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
O ensino-aprendizagem da língua espanhola na modalidade Educação de Jovens e Adultos (EJA).pdf849.4 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.