00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) FALE - FACULDADE DE LETRAS TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - FALE Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - LETRAS (ESPANHOL) - FALE
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/12481
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Azambuja, Kristianny Brandão B. de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7440201467045662pt_BR
dc.contributor.referee1Oliveira, Aline Vieira Bezerra Higino de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4925917656306852pt_BR
dc.contributor.referee2Queiroz, Josefh Fernando Soares-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/2938807403159537pt_BR
dc.creatorLima, Maria Lenilda Barbosa de-
dc.date.accessioned2023-10-27T15:07:02Z-
dc.date.available2023-10-27-
dc.date.available2023-10-27T15:07:02Z-
dc.date.issued2022-07-11-
dc.identifier.citationLIMA, Maria Lenilda Barbosa de. O ensino-aprendizagem da língua espanhola na modalidade Educação de Jovens e Adultos (EJA). 2023. 28 f. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Letras – Espanhol) - Faculdade de Letras, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/12481-
dc.description.abstractResumen- Este artículo „‟ La enseñanza-aprendizaje de La lengua española en La modalidad EJA Bachillerato, tuvo como objetivo reflexionar o enseñar el español en el contexto de la Educación de Jóvenes y adultos (EJA) en el Bachillerato. El marco teórico se basa en documentos y trabajos en La modalidad EJA, siguiendo la enseñanza de la lengua extranjera y el panorama de la lengua española en Brasil, especialmente en el estudio de dos documentos oficiales y su aplicación en el estado de Alagoas. Defiende - Sé que problemas como La insuficiencia de dos materiales y enfoques, que dificultan La reconstrucción de creencias negativas para dos estudiantes, le dá a EJA cuánto aprender un idioma extranjero, agravado por el hecho de que estos estudiantes asisten a la escuela, en general, inseguros en cuanto a su capacidad para dominar nuevos conocimientos formales. Además de dos datos teóricos, se relacionan algunas experiencias pedagógicas de uno de los autores de este trabajo, en las clases del entorno docente de EJA, en las que se contextualizan las actividades y se dialoga con algunos de los foros predominantes para la efectividad de un proceso de enseñanza. de calidad. A finales de año se intentará comprobar la importancia de la enseñanza en español no solo para el aumento del conocimiento y la autoestima de jóvenes y adultos, sino también para su mayor inclusión social, no de enseñanza - aprendizaje.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCurso de Letras(Espanhol)pt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectLíngua espanhola - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectEducação de jovens e Adultospt_BR
dc.subjectEnsino de espanhol no Brasilpt_BR
dc.subjectSpanish language - Study and teachingpt_BR
dc.subjectYouth and Adult Educationpt_BR
dc.subjectTeaching Spanish in Brazilpt_BR
dc.subjectLengua española - Estudio y enseñanzapt_BR
dc.subjectEducación de jóvenes y adultospt_BR
dc.subjectEnseñar español en Brasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTESpt_BR
dc.titleO ensino-aprendizagem da língua espanhola na modalidade Educação de Jovens e Adultos (EJA)pt_BR
dc.title.alternativeTeaching and learning the Spanish language in the Youth and Adult Education (EJA) modalitypt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoEste artigo „‟ O ensino-aprendizagem da língua espanhola na modalidade EJA-ensino médio, tem como objetivo refletir sobre o ensino de Espanhol em turmas de Educação de Jovens e Adultos (EJA) do ensino médio. O referencial teórico está baseado em documentos e trabalhos sobre a modalidade da EJA, seguindo do ensino de língua estrangeira e o panorama do ensino de espanhol no Brasil, em especial um estudo dos documentos oficiais e sua aplicação no estado de Alagoas. Defende - se que problemas como a inadequação dos materiais e das abordagens, que dificultam a reconstrução de crenças negativas dos alunos da EJA quanto a aprender uma língua estrangeira, são agravados pelo fato de que esses educandos chegam à escola, em geral, inseguros quanto à sua capacidade de dominar novos conhecimentos formais. Além dos dados teóricos, são relatadas algumas experiências pedagógicas de uma das autoras deste trabalho, em turmas de EJA do ensino médio, em que a contextualização das atividades e o diálogo com os alunos foram fatores preponderantes para a efetivação de um processo ensino-aprendizagem de qualidade. Ao final, tenta-se comprovar a importância do ensino de espanhol não só para o aumento dos conhecimentos e da autoestima dos educandos jovens e adultos, mas também para sua maior inclusão social no ensino - aprendizagem.pt_BR
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - LETRAS (ESPANHOL) - FALE

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
O ensino-aprendizagem da língua espanhola na modalidade Educação de Jovens e Adultos (EJA).pdf849.4 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.