00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) IP - INSTITUTO DE PSICOLOGIA Dissertações e Teses defendidas na UFAL - IP
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Tipo: Dissertação
Título: Estresse e bem/mal-estar no contexto pandêmico: estudo com professores universitários
Título(s) alternativo(s): Stress and well-being in the pandemic context: a study with university teachers
Autor(es): Oliveira, Leonita Chagas de
Primeiro Orientador: Freires, Leogildo Alves
metadata.dc.contributor.referee1: Loureto, Gleidson Diego Lopes
metadata.dc.contributor.referee2: Coelho, Jorge Artur Peçanha de Miranda
Resumo: A presente dissertação teve como objetivo geral analisar o estresse acadêmico e bem/mal-estar em professores universitários. Para tanto, foram elaborados três artigos. No Artigo I foi realizada uma revisão integrativa da literatura sobre instrumentos psicométricos utilizados para avaliação do estresse no contexto acadêmico entre 2010 e 2021, identificando a fidedignidade e validade de cada instrumento. Seguindo o método PRISMA, os resultados apontaram 106 estudos elegíveis, destes, foram identificados 26 instrumentos psicométricos. Pode-se concluir que, com exceção de um, todos os instrumentos mostraram evidências psicométricas aceitáveis dentro dos padrões analisados, além disso, foi possível notar a escassez de instrumentos psicométricos que avaliassem o estresse no âmbito da docência, tendo um campo de avaliação mais direcionado aos estudantes. O Artigo II, de caráter empírico e quantitativo, objetivou adaptar a Escala de Estresse Acadêmico (EEA-D) para o contexto docente, avaliando as suas propriedades psicométricas. Realizaram-se duas etapas. Na Etapa I participaram 210 docentes universitários com idade média de 42 anos (DP=9) de instituições públicas e privadas. Neste primeiro momento, os participantes responderam a versão preliminar da EEA-D e um questionário sociodemográfico. Os resultados indicaram uma estrutura unidimensional para a referida escala, apresentando índices de confiabilidade e de parâmetros de discriminação e dificuldade satisfatórios. Já na Etapa II, contou-se com a participação de 257 docentes universitários com idade média de 45,41 anos (DP=11,02). Neste momento foi aplicada a versão final da EEA-D juntamente com o questionário para caracterizar a amostra. Os principais resultados confirmaram o modelo estrutural da EEA-D em um único fator, podendo concluir que a versão EEA-D reúne boas evidências de validade de construto e de precisão, tornando-se útil para medir o estresse acadêmico em docentes universitários. Por fim, o Artigo III consiste em uma pesquisa mista (quanti-qualitativa), de corte transversal, de caráter descritivo e correlacional, cujo objetivo foi investigar os preditores e correlatos do estresse acadêmico e bem/mal estar em professores universitários durante a pandemia de COVID-19. Além disso, buscou-se identificar os principais aspectos estressores vivenciados pelos docentes e as estratégias de enfrentamento. Participaram desta pesquisa 257 docentes universitários com idade média de 45,41 anos (DP=11,02). Os participantes responderam ao questionário sociodemográfico e os seguintes instrumentos: Escala de Estresse Acadêmico versão para os docentes (EEA-D); Escala de Estresse Percebido (EEP); Escala de Medo da COVID-19 (EMC19); Escala de ansiedade-traço e estado (IDATE T e E); Escala de Esperança Disposicional (EED) e a Escala de Satisfação com a Vida (ESCV). Dente os resultados apresentados, identificou-se “medo moderado” da COVID-19 (M= 20,36; DP= 6,06), grau médio de ansiedade-traço (M= 46,89; DP= 7,43) e alto grau de ansiedade-estado (M= 50,12; DP=6,53) na amostra estudada. Na EEA, os docentes apresentaram média de 42,79 (DP= 12,37), EEP média de 46,89 (DP= 7,43), ESCV média de 25,35 (DP= 6,43) e na EED a média de 46,27 (DP= 4,75), ambas com pontuações acima da mediana de suas respectivas escalas. Além disso, houve correlações positivas entre parentalidade com esperança disposicional (r= 0,137, p= 0,028) e satisfação com a vida (r= 0,247, p < 0,0001), isto é, docentes universitários que são mães/pais, têm maiores índices de satisfação com a vida e esperança. Em relação ao modelo de mediação, pode-se constatar que o estresse acadêmico está diretamente relacionado a maiores níveis de ansiedade β= 0,1886 (95%IC = 0,11 a 0,26). Na análise qualitativa, foi possível obter três classes do conteúdo de acordo com os discursos dos participantes, categorizados em “impacto da pandemia no âmbito acadêmico, familiar, financeiro e político” (39,72% UCEs) e “trabalho remoto emergencial” (35,51% UCEs) como desencadeador do estresse e na classe 3 organizou palavras que representam “estratégias de enfrentamento ao estresse” (24,77% UCEs). Neste sentido, assistir (filmes e séries), ter momentos de lazer e uma boa alimentação foram as estratégias mais utilizadas. Ressalta-se que os resultados de cada artigo traz uma discussão a partir do referencial teórico de forma individual. Posteriormente, foi realizada uma discussão geral acerca dos três artigos à luz da literatura existente sobre a temática. Estima-se que os objetivos propostos em cada artigo foram alcançados, permitindo conhecer o panorama da saúde mental dos docentes universitários durante a Pandemia de COVID-19, disponibilizando-se de uma medida de avaliação do estresse acadêmico.
Abstract: The present thesis, divided into three separate studies, intends to analyze academic stress and well-being in university teachers. The first publication consists of a systematic review of psychometric instruments used to evaluate stress in the academic context published between 2010 and 2021 and identifies each instrument's validity and fidelity. The analysis following the PRISMA method pointed to 26 instruments described in 106 publications and all but one of them showed acceptable psychometric evidence. Additionally, a scarcity of publications on the teaching community was observed, since most studies focused on students. The second publication aimed to adapt the Academic Stress Scale (EEA-D in Portuguese) for teachers, evaluating its psychometric evidence. The study comprised two phases. The first phase had 210 participants averaging 42 years old (SD=9), from public and private institutions. These participants answered a preliminary version of the EEA-D and a sociodemographic questionnaire. The scale presented a unidimensional structure, with high indexes of confiability and satisfactory discrimination and difficulty parameters. In phase II, 257 participants averaging 45.41 years old (SD=11.02) were included. They received the final version of the EEA-D and the sociodemographic questionnaire. The results confirmed the structural model of the EEA-D in a single factor, with satisfactory construct validity and precision, thus proving itself suitable to measure academic stress in university teachers. The third publication aimed to investigate the predicting and correlated factors associated with stress and well-being in university teaching staff during the COVID-19 pandemics. Beyond this, the main stressors and coping strategies were also explored. This study included 257 teachers averaging 45.41 years old (SD=11.02). The participants answered the following instruments: the teacher's adaptation of the Academic Stress Scale (EEA-D); Perceived Stress Scale (PSS); Fear of COVID Scale (FCS); both State and Trait Anxiety Scales (STAI); Adult Dispositional Hope Scale (ADHS); and Satisfaction with Life Scale (LWLS), in addition to a sociodemographic questionnaire. The results indicated a moderate fear of COVID (M= 20,36; SD= 6,06), intermediate levels of trait anxiety (M= 46,89; SD= 7,43), and high levels of state anxiety (M= 50,12; SD=6,53). The group of teachers displayed a mean of 42.79 (SD=12.37) on the EEA-D scale, mean PSS of 46.89 (SD=7.43), mean LWLS of 25.35 (SD=6.43), and mean ADHS of 46.27 (SD=4.75), with all of them scoring higher than the median values of the respective scales. Beyond this, there was a positive correlation between parentality and dispositional hope (r= 0.137, p= 0.028) and life satisfaction (r= 0.247, p < 0.0001). Through the mediation model, it was possible to deduce that academic stress is directly linked to higher levels of anxiety (β= 0.1886; 95%CI = 0.11 a 0.26). The quantitative analysis established three content classes according to the participants' discourse, two of them were identified as stress triggers, namely "impact of the pandemics on the academic, family, financial and political scopes" (39.72% ECUs) and "emergency remote work" (35,51% ECUs). Conversely, the third class contained words that represented "strategies to coping with stress" (24.77% ECUs). In this sense, watching movies and TV series, leisure moments and good eating habits were the most common strategies. The results of each study are discussed individually and collectively in a general discussion at the end of the thesis. The goals proposed for each study were met, which allows a better understanding of the mental health paradigm for university teachers during the COVID-19 pandemics and sharing a way to measure academic stress in this group.
Palavras-chave: Estresse acadêmico
Professores universitários
Covid-19 (Pandemia)
Academic stress
University professors
Covid-19 (Pandemic)
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Psicologia
Citação: OLIVEIRA, Leonita Chagas de. Estresse e bem/mal-estar no contexto pandêmico: estudo com professores universitários. 2023. 138 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) – Programa de Pós-Graduação em Psicologia, Instituto de Psicologia, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2022.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/12453
Data do documento: 30-mai-2022
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